Mesmo assim continuo com dúvidas em tenros de escolher garuda Linux e o endless os com gnome modificado
O Endless é um belíssimo sistema, ao meu ver. Mas sofre de alguns problemas importantes: é pesadão, justamente por causa do Gnome. E está preso a Flatpaks, pelo que me consta, não tendo como adicionar PPA’s, Snaps e mesmo o APT (Confira aqui). Se o seu uso é mais doméstico mesmo, para a família e as crianças, ele atende muito bem. Mas se vc já saca mais de customizar as DE’s, busca mais opções que o basicão que a Flathub oferece, Manjaro e assemelhados (como o Garuda e o RebornOS) são mais adequados. O mesmo valeria se fosse Ubuntu, Mint, Zorin OS pros debian-based, ou o OpenSUSE (que eu testei em VM e se mostrou uma baita distro)
Acho que vou instalar o garuda Linux
Só espero que os flatpaks não façam travar o meu sistema dnv
Porque dá ultima vez Google chrome +telegram fazia travar o sistema
Instala pelos repositórios do Garuda que deve dar certo, acho
Vou más é fazer o contrário
Obrigado pela dica
Porque foi a partir dos repositórios garuda que deu travamentos
O Telegram eu não uso diretamente, rodo pelo Ferdi em flatpak e funciona bem. Sobre navegadores, tenho Chromium e Brave aqui, além do Firefox (que vem pré-instalado) e rodam bem, sem travamentos. Ambos são dos repos oficiais - só que do Manjaro. Mas, em geral, travamentos por causa de navegadores é por causa de pouca RAM. Só agora que os navegadores Chromium-based estão chegando no Flathub (Navegadores Chromium/based chegando no Flathub! - #4 by Yofiel), mas tem em Snap (ao menos o Chromium, o Brave não sei)
Se não der o garuda Linux terei de instalar o manjaro deepin e usar o meu smartphone como receptor de Wi-Fi
O Manjaro DDE está descontinuado. Mas pode tentar o Calam-Arch ou o RebornOS
O manjaro dde já voltou na sua primeira pré realese 20
Não pelo site - ou seja, ainda está instável
Mesmo assim
Ou é uma coisa OU outra
Vocês acham uma boa ideia criar um grupo no telegram de sda?
Para rolar o incentivo de saltar de distro por lá? rsrsrs
Talvez? Mas era uma boa ideia
Só porque consertei um notebook razoável aqui e estou baixando algumas ISOs pra finalmente testar várias distribuições por mim mesmo.
Eu já fui um SDA, usei muitas distros, muitas mesmo, mas só em um dia eu já mudava de distro, até que conheci o Manjaro, na primeira vez que eu usei eu odiei, porque eu já tava acostumado com o apt e pensei q no manjaro tbm era assim (que q eu tinha na cabeça kkkkk) mas aí, um tempo depois eu soube que era o pacman, instalei e descobri que a distro pra mim é o manjaro, só que agora tem outro problema, eu sou um SDA, mas agora eu fico trocando entre manjaro e arch.
Acho que finalmente decidi a distro que irei usar no meu notebook. Após muito tempo pensando eu decidi escolher o Xubuntu.
Vamos lá: eu disse que iria escolher uma distro rolling release. O problema é que não uso esse notebook frequentemente, então é inviável ficar fazendo atualização sempre.
Sobre o KDE Plasma: Sim, é um ótimo DE, só que tem muitas configurações e eu sou um cara que prefere algo mais KISS (Keep It Simple, Stupid). Mas se minha experiência com o Xubuntu não for boa eu vou pro Kubuntu e tento encarar o dragão de novo.
Já baixei a ISO pra colocar no pendrive.
Essa semana formatei pelo Ventoy meu HD externo de 1tb, joguei todas as isos lá (mais de 40) e ao invés de ficar formatando estou usando um sistema por dia. Isso só está me mostrando que eu ainda não tenho uma distro favorita, talvez uma ou outra DE favorita (i3, bspwm e gnome, nessa ordem), mas nada definido.
Acho que esse aqui é o meu problema, parece que gosto de usar enquanto tenho “problemas” para resolver, uma vez resolvido perco o encanto.
Depois de 90312312 distros. Voltei ao Windows.