Ótima ideia, abre um tópico para isso.
Vou fazer isso agora
Tá aí, tipo o The Game Awards, só que com as distros. Poderia ter várias categorias, tipo “melhor distro para iniciantes”, “melhor distro para Pcs fracos”, etc, etc, etc…
Acho que vou ter que ingressar no SDA, agora que resolvi os problemas no meu notebook, ja testei 5 distribuições em 5 dias hahaha.
estava com o mint, voltei pro ubuntu, zorin, feroda e agora estou no elementary… creio que já preciso de ajuda!
esperando sair o Mint 19.3 pra ver se me aquieto por um tempo… tentar na verdade
Aproveita e testa o Deepin também!
Ou o Kubuntu kkkkkkkk
Estou querendo testar o Arch pra ver se me aquieto por lá. Ou talvez esperar pra próxima LTS do Ubuntu >_>
Tentei KDE com o arch, sem sucesso, preciso aprender mais sobre Arch antes de me aventurar no “faça você mesmo” hahaha
Deepin to esperando sair a versão 20, mas to louco pra mexer é lindo demais esse sistema!
Sou um intusiasta. Depois de anos voltei a testar Linux.
Comecei com versões Live, Ubuntu e fedora.
Depois comecei a testar instalações. Ubuntu, kubuntu, mint, manjaro e, por último, fedora.
Apesar de muito bonito e personalizavel, não consegui ficar no kde.
A melhor distribuição, pelo menos na minha opinião é no meu PC, foi o fedora.
Não quebrou, está rápida e estável.
Porém, estou tendo dificuldades com os pacotes (algo que já alertaram bastante em outros tópicos aqui no fórum. Sempre aconselham distros baseadas no debian).
Mas estou usando ela as poucos e vamos ver o que dá.
Minha próxima aventura será fazer funcionar o peticionamento eletrônico no fedora (algo que não consegui no Ubuntu e mint, os repositórios eram inexistentes)
Seria ideal você abrir um tópico sobre os problemas específicos, talvez alguém possa ajudar.
Apesar de ser óbvio pra muitos, só agora eu estou começando a notar certos “padrões” para mim. Nessa ultima semana, testei essas distros com KDE:
- Ubuntu Mini (NetInstall)
- Kubuntu
- Debian
- Arch
Sabe o que aprendi depois disso tudo? Que todos no final ficam praticamente iguais. Eu tenho um certo vício em pensar: “wow, como meu sistema vai ser legal com essa nova distro”. Contudo no final é praticamente a mesma coisa. Meu workflow continua exatamente o mesmo.
Acabei de instalar o ArchLinux por último, por curiosidade. Realmente AUR é muito bom, praticamente não tive que adicionar repositórios de terceiros nem procurar pacotes na internet, pois ele é muito completo.
Mas… apesar disso tudo, no final do dia é IGUAL ao Kubuntu que eu estava usando 2 dias atrás. Talvez com alguns pacotes mais novos? Com certeza! Todavia, continua sendo o mesmo desktop com o mesmo workflow, quem sabe até um pouco bugado pois sou novato no Arch. Acho que o jeito mesmo é ficar numa distro que te agrade, qualquer customização é possível fazer em todas distros, talvez com um pouco mais de trabalho, porém não impossível.
O que quero dizer com tudo isso é… não troque de distribuição por impulso. Visual não é tudo! Delete todas aquelas ISO que você nunca mais vai usar. Não fique na vontade de trocar de distro por causa de uma coisa mínima que você ACHA que vai mudar sua vida. Será que estou curado desta “praga”? HELL NO! Porém acho que estou no caminho certo pra achar a distro ideal.
Você não usa o menu global?
É…Pois é…Então… Como um bom membro da SDA, eu tô no Pop.OS! 19.10 agora. ( Minha distro favoritax) AHAUSHAUSHAUSHASHA. Mas sim, eu uso no Mate o menu global, acho beeem mais prático menus globais.
das distros que testei, fiquei com a mesma sensação: tudo igual. Minha forma de usar o computador e trabalhar nele continua a mesma coisa. Muda um icone aqui, outro ali, um repositório a mais ou não e tá tudo igual no final. Estive pensando isso hoje, corri aqui no forum pra ver se era só eu isso. Entretanto, ainda não sei explicar a vontade que bate de trocar a distro.
A duas semanas atrás instalei o Mint, depois ubuntu 18.04, depois o ubuntu 19.10, depois instalei o opensuse, depois instalei o fedora, ai depois instalei o Ubuntu 18.04 de novo.
E agora estou procurando tutoriais de como instalar o Arch Linux hahshasuahsa
Preciso me tratar.
Eu até parei de tentar instalar com tutoriais e vídeos, o mais próximo que consegui foi chegar na tela de login, na interface gráfica, mas não dava andamento… depois de 4x desisti.
Mas vi que o pessoal daqui usa o Zen Installer , resolvi tentar e por ele consegui. Usei esse vídeo como base, mas só pq não sabia como iniciar.
Não sei se sou considerado um SDA, porque ultimamente só instalo distro em VM de teste, não formato mais o meu micro a um bom tempo.
Será que tem níveis de SDA?
Eu quero instalar o arch só pra abrir o terminal, escrever neofetch e aparecer aquele A, depois fazer um print e guardar eternamente, pra dizer que um dia usei arch linux.
Depois volto pro ubuntu.
Pior que era algo que eu também queria fazer
Boa síntese, tenho um pensamento bem parecido. Embora, ao contrário de você, nunca fui saltados de distros. Nem quando comecei no linux, por incrível que pareça.
Me achei no manjaro KDE, apesar de ter desaparecido aqui do fórum por um tempo, não mudei de sistema, estou usando em dual bot com o windows ( Jogos )
já deve ter uns dois meses usando ele e achei o sistema sensacional!