Valve vai financiar o projeto Zink, driver OpenGL no Vulkan

Nos últimos anos a Valve vem investindo “pesado” em vários projetos open source, o mais “famoso” foi o DXVK, e agora aparece mais um no radar da Valve e pode ser muito interessante.

Muitos se perguntavam na época em que o DXVK começou a ganhar espaço e notoriedade, se não teríamos uma solução parecida para o OpenGL, parece que agora teremos.

O dev por trás do Zink é o Mike Blumenkrantz, que vinha trabalhando na implementação do OpenGL em cima do Vulkan. Mas em 6 de novembro (2020), ele tinha postado em seu blog pessoal que estaria deixando o Zink de lado, pois tinha conseguido um emprego novo e que o mesmo consumiria todo o seu tempo.

Ai que entra a Valve na jogada…

No dia 23 de novembro (2020) uma nova postagem no seu blog com o título “Don’t Call It A Comeback”, Mike diz que a Valve concordou em financiar o seu projeto e completou dizendo que fará isso juntamente com um dev da Collabora, Erik Faye-Lund, e que o novo empreendimento será chamado de “Operation Oxidize”.

Ainda sobre o Zink, Erik falou o seguinte:

"OpenGL é implementação além do Vulkan. Ou, para
ser um pouco mais específico, Zink é um driver Mesa Gallium que potencializa a implementação OpenGL existente no Mesa fornecendo aceleração por hardware quando apenas um driver Vulkan esteja disponível ".

No anuncio de Mike ele falou “Vamos colocar 99% do zink-wip no mais do Mesa até o final do ano, levando o suporte GL 4.6 e ES 3.2 básico com desempenho muito melhor para o driver.”

Em 2019 tivemos painel dentro da conferência, a SIGGRAPH 2019, onde o Zink foi mencionado pelo dev da Collabora Erik. O vídeo abaixo você confere o painel na integrada.

Muito bom ver a Valve financiando projetos que tragam melhorias e afins para o mundo open source e também para o Linux. O futuro promete.

Nos vemos no próximo post, forte abraço! E confira nosso Feed RSS

3 curtidas

Update!

Mike Blumenkrantz
“…por enquanto fecharei a postagem dizendo que o zink deve ser 100% -1000% mais rápido (não é um erro de digitação) na maioria dos cenários em que anteriormente era muito mais lento do que os drivers nativos do GL.”

Isso vai dar uma desafogada principalmente para os Raspberry pi 4 da vida, quem sabe melhor rendimento em antigos ports que ainda usam opengl como o Tomb Raider 2013, Grid Autosport, Deux EX (este é difícil rsrs)…

3 curtidas

Achei q o OpenGL iria ser substituído pelo Vulkan ao longo do tempo