Em Fevereiro de 2020, a Valve explicou ao site GamingOnLinux as condições para que jogos comprados no Linux realmente sejam considerados “Vendas Linux”.
Condições
-
A compra deve ser realizada usando o aplicativo da Steam dentro do Linux;
-
Nas primeiras duas semanas após a compra do jogo, a plataforma que tiver mais tempo de jogo será a plataforma considerada.
E se eu comprar jogos via Android e Navegador Web?
Comprar jogos diretamente do Android e em navegador Web, ou até mesmo em navegador Web no Linux, por padrão essas compras inicialmente são consideradas “Vendas Windows”, em seguida, a plataforma que tiver mais tempo de jogo nas primeiras duas semanas será a plataforma considerada.
E se eu apenas comprar e não jogar?
Se você comprou no aplicativo da Steam dentro do Linux, será plataforma Linux.
Se você comprou no aplicativo da Steam dentro do Windows (ou Android, Navegador…), será plataforma Windows.
Como faço para garantir que minhas compras sejam consideradas plataforma Linux?
Nas primeiras duas semanas, jogue-o somente no Linux, nem que seja para deixar no Menu Principal do jogo minimizado por algumas horas.
Jogar via Steam Play 2.0 (Proton) é considerado tempo de jogo no Linux?
Existe uma declaração da Valve para o GamingOnLinux sobre este assunto, você pode ler clicando aqui.
Mas se você quer uma resposta resumida e direta, então sim, jogar via Proton no Steam é considerado tempo de jogo no Linux.
Quantos usuários Linux existem no Steam?
Para uma estimativa do número total de usuários Linux no Steam, a Valve relatou que, em Janeiro de 2021, tinha 120,4 milhões de “usuários ativos mensalmente” (fonte).
Usando os últimos meses, registrou participação (Abril-2021 - 0,85%): 1.023.400 “usuários ativos mensalmente” estimados para Linux+Steam.
Para ficar claro, isso não é o total, esse número foi “usuários ativos mensalmente”.
Para saber mais, ou se deseja visualizar a participação do Linux no mercado através de gráficos interativos, confira a matéria original: Steam Linux Market Share | GamingOnLinux