A Valve baniu mais de 40 mil trapaceiros do jogo Dota 2 utilizando um método bastante inovador que não gera danos colaterais, não há informações sobre se jogadores profissionais foram pegos na malandragem, mas a empresa afirma que estes jogadores serão banidos permanentemente de eventos caso cometam este tipo de ilicitude.
O método para pegar os hackers abusou da ingenuidade dessas pessoas ao adicionar um menu secreto ao Dota 2, que seria visível apenas por quem utiliza um software específico que fornece informações indevidas para o trapaceiro ter vantagens sobre os demais jogadores. Mais de 40 mil contas que acessaram o jogo, se depararam com o “novo” menu, foram ver o que a novidade tinha a oferecer e encontraram um belo de um merecido banimento permanente da conta por lá. Dessa forma, a empresa pôde garantir que apenas hackers foram pegos, sem danos colaterais.
Jogos online, principalmente com acesso gratuito, sofrem com um grande problema de hackers que estragam a experiência de todos os demais jogadores, que em seu momento de descontração precisam lidar com injustiças online, estragando toda a sua experiência. A situação é tão crítica, que jogos como Team Fortress 2 se tornaram praticamente uma competição entre trapaceiros nos servidores abertos, tornando impossível para jogadores comuns se divertirem.
A dúvida que fica é: por que a Valve divulgou seu feito? Isso não atrapalha a conseguirem este feito mais vezes? Segundo a empresa, eles querem fazer do caso um exemplo para os jogadores saberem que a guerra aos trapaceiros continua firme e que eles sempre trarão novos métodos para pegá-los e bani-los, portanto, atentai-vos!