Valve anuncia os novos Steam Machines, Steam Frame e o Steam Controller

A Valve anunciou três novos produtos para os manates dos games: as tão aguardadas Steam Machines, o Steam Frame VR Headset e um novo Steam Controller, projetados para proporcionar uma experiência de jogo mais imersiva, eficiente e com foco na simplicidade de uso e na compatibilidade com a vasta biblioteca de jogos do Steam.

As Steam Machines são computadores de alto desempenho, equipados com o sistema operacional SteamOS 3, baseado no Arch Linux. Vêm com o poderoso processador AMD Zen 4 de 6 núcleos e 12 threads com velocidades de até 4,8 GHz.

Possuem placa gráfica AMD RDNA3 com 8GB de VRAM GDDR6, 16GB de memória RAM DDR5, e até 2TB de armazenamento SSD NVMe. Também são equipados com uma variedade de portas, como HDMI 2.0, DisplayPort 1.4, USB-C 3.2 Gen 2, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.3, e um adaptador wireless para o Steam Controller.

Existem dois modelos disponíveis: um com 512GB de armazenamento SSD e outro com 2TB, ambos com um slot para cartão microSD e 17 LEDs RGB personalizáveis, que ajudam a monitorar o status do sistema.

O Steam Frame é um headset de realidade virtual sem fio, com foco no streaming, equipado com o processador Snapdragon 8 Gen 3 que promete uma experiência visual imersiva com sua tela LCD de 2160×2160 por olho, lente pancake personalizadas e um campo de visão de até 110 graus e taxa de atualização de até 144Hz.

A conectividade é outro ponto forte do Steam Frame, com suporte para Wi-Fi 7, Bluetooth 5.3 e uma porta USB-C 2.0, para carregamento e transmissão de dados, além do sistema de áudio integrado e bateria recarregável de 21,6 Wh que promete horas de diversão, sem a necessidade de conectar constantemente à tomada.

E empresa também apresentou o Steam Controller, que promete melhorar a experiência de controle com a inclusão de quatro motores hápticos, dois thumbsticks magnéticos de tamanho real, com toque capacitivo, e um sensor de movimento de 6 eixos.

O controlador conta com uma bateria de lítio de 8,39 Wh, que oferece até 35 horas de jogo, conexão via USB-C e playthrough com cabo, o que aprimora ainda mais a precisão e o conforto, atendendo tanto a jogos de ação como a experiências mais imersivas.

Esses três dispositivos são projetados para otimizar a experiência de jogos na plataforma Steam, ao mesmo tempo em que mantêm a filosofia de plataforma aberta da Valve.

A empresa pretende começar a distribuição desses produtos no início de 2026, abrangendo as mesmas regiões onde o Steam Deck, o handheld da empresa, é atualmente vendido, incluindo EUA, Canadá, Reino Unido, União Europeia e Austrália, além de regiões cobertas pela KOMODO, como Japão, Coreia do Sul, Hong Kong e Taiwan.

Com esses lançamentos, a Valve continua a expandir seu domínio no mercado de jogos, oferecendo soluções inovadoras para quem busca o melhor desempenho e a maior compatibilidade com a maior loja de jogos para PC, no mundo.

image

15 curtidas

E os formadores de opiniões na internet, dizendo que o sistema dele seria o Windows 11.

3 curtidas

nesses tempos bicudos eu não duvido de mais nada. vai que tão preparando a mudança. a dona do W11 oferece uma série de vantagens e aí?.. já ocorreu no passado, pode correr novamente no futuro

1 curtida

Quem quiser o windows 11 é só instalar. No próprio video diz que pode ser instalado outro SO nele, já que é basicamente um PC em forma de videogame.

3 curtidas

Para a Steam não, o Windows 8 quebrou as pernas da Valve

3 curtidas

A Valve só começou a investir no linux porque a Microsoft estava querendo permitir o download de programas apenas na windows store, como faz a Apple com o iOS.

3 curtidas

O steam Machine parece promissor, em hardware ele é basicamente um notebook Gamer com um Ryzen 5 8640HS e uma RX7600M, para jogos em fullhd no alto e talvez alguns em 2k(usando o FSR) rode tranquilo. Maz Agr é so esperar o anúncio dos preços, espero que não fique muito caro :sweat_smile:

2 curtidas

Gostei! Não vou comprar nada mas espero que eles vendam bastante! Sobre o sistema operacional, não tem motivo pra eles usarem outro que não seja o SteamOS que eles já tem pronto!

5 curtidas

Pô, bem bacana, gostaria de ter o Steam Controller, mas, assim como o primeiro, seria um baita trampo importar e não deve sair barato.

:joy:

4 curtidas

Capaz que tenham dado essa sugestão pro nome do projeto, ou até mesmo SteamCube :joy:

2 curtidas

Vejo essa proposta com bons olhos, inclusive a Microsoft deve seguir um caminho parecido com o Xbox na próxima geração. Tenho tanto PlayStation quanto Xbox, e a ideia de um hardware customizável, com opções de upgrade que ainda mantenham a simplicidade de um console, me agrada bastante. Além disso, poder instalar jogos de diferentes lojas é um grande diferencial. Meu único receio é o preço que um “console” desses, custará em terras tupiniquins.

2 curtidas

Só quem não conhece o Steam Deck diria algo do tipo.

1 curtida

Não deve ser vendido oficialmente por aqui. Vai ter que importar, assim como é o caso do Steam Deck.

2 curtidas

Será que 2026 é o ano do Linux no Desktop?

Brincadeiras a parte, eu quero que vendam e vendam como água no deserto… E não importa se é um PC ou Console, é um produto com uma distribuição Linux customizada e que chegará forte no mercado mainstream.

O SteamOS é um sucesso, se replicar o mesmo do portátil Steam Deck, teremos um sistema operacional bem otimizado e que facilmente será adotado pelos clientes Steam como seu sistema principal para games.

E todo este “hiper” do Linux no desktop pode finalmente fazer a chavinha mudar. Ontem mesmo debatia com um colega fotógrafo, que eu sou do contra, enquanto ele me falava maravilhas do Macbook e seu sistema operacional, tentando me levar ao time da maça mordida…

Será que finalmente olharão pra gente? Melhorarão o suporte, darão visibilidade… Não acho que a aposta da Valve seja um ponto fora da curva ou algo isolado, creio que isso levará a mais empresas ou projetos investirem no Linux Desktop.

Desde que o Gabe inciou o SteamOS, saímos do sistema que ninguém recomenda para algo que já se equipara ao Windows, ou oferece uma experiência de uso melhor. Tem muito Youtuber famoso que já se rendeu ao Linux, e outros que tem se esforçado pra justificar que não, ainda não é tempo de mudar pro Linux no Desktop.

E como usuário Plasma, fico feliz do SteamOS, ser no fim das contas um Arch com KDE :heart: .

4 curtidas

Dois pontos importantes passaram dispercebidos sobre esse assunto: o Steam Frame é ARM e é possível jogar a biblioteca da Steam usando apenas ele.

Isso significa que temos um SteamOS ARM e, principalmente, existe uma camada de tradução de ARM64 para X86_64 fazendo tudo funcionar, que é o FEX.

5 curtidas

Se a Valve entrar no projeto do Fex, ele vai dar uma evolução gigantesca.

1 curtida