Valorant agora pede secureboot e tpm 2.0 no windows 11 para ser jogado. e como isso pode afeta um dual-boot com o linux

se não bastasse ter que manter um dualboot para jogar valorant tenho sempre que reiniciar e ativar o secureboot para que o vanguard deixe me jogar, sim agora a riot força você a ter que usar TPM 2.0 e secureboot ativado para o vanguard. sou usuario nvidia no fedora e como muitos sabem nvidia simplismente não carrega seus modulos com secureboot ativado por não estarem assinados.

Valorant-Vanguard-TPM-2.0

já é um pouco frustrante ter que dá um reboot, mas agora ter que fica desativando e reativando para jogar um game só piora, sem falar dos outros games com anticheat que “ainda” não rodam via proton e também aproveito para jogar em minha instalação do windows. isso só acontece no windows 11, felizmente posso resolver com um downgrade para o 10 ou aceita o fato que posso fica ativando e reativando o secureboot… porém teria que fica refazendo meu pin do windows hello que muda caso ele seja desativado. eu realmente gosto do game, e me divirto muito jogando com os amigos. ser usuario nvidia complica muitas coisas também…

alguém sabe me dizer quais distros sem ser o ubuntu, que funcionam com secureboot + nvidia?
caso não tenha como, irei voltar para windows 10.

isso me frustou um pouco