Vale mais a pena comprar notebook com Windows de fábrica ou Linux?

Estou pensando em comprar um notebook mais parrudo para meus projetos pessoais. Como dependo de alguns programas que só rodam em Windows, muito provavelmente precisarei de um dual boot, ou rodar Windows em uma VM.

Em termos de custos, sairia mais caro hoje em dia comprar a licença (windows 11 home) depois, ou comprar logo um que venha com Win11 de fábrica?

Eu consideraria usar o sistema sem licença, mas dependendo do quanto eu precisar de software proprietário, nem aguentaria as limitações de customização.

Opa.

Maninho, uma boa forma de ver isso, é por exemplo, com os notebook está Lenovo, que tem a mesma versão com Windows e com Linux, e a versão Linux é muito mais barata.

Se você for de laptop, só não pega aqueles com umas teclas doidas que só vai ter drive para um sistema operacional.

Boa sorte.

Se pretende usar Windows em algum momento, já compre com a licença do Windows. Qualquer versão que você colocar ali, ele já ficará licenciado automaticamente.

Agora, se nunca for usar o Windows, então compre a versão Linux mesmo. 99% das pessoas não usam essa distro, elas formatam e colocam a preferida delas.

Tanto faz o sistema que vem, o importante é ter o serial já gravado na placa se quiser usar o Windows, vai facilitar sua vida e deixar de comprar licença cara por fora.

Fuja de notebooks que fingem ser notebook, mas por dentro é hardware de tablet.

1 curtida

“Atom” e “Celeron” são nomes que deveriam causar medo no povo ao comprar um notebook.

2 curtidas

Em termos de custos, sairia mais caro hoje em dia comprar a licença (windows 11 home) depois, ou comprar logo um que venha com Win11 de fábrica?

Se quer usar windows use tudo certinho com as devidas licença, sobre comprar a licença separada depois fica muito mais caro.

Este é meu humilde conselho, profissional, técnico e ético.

Com certeza kkk eMMC também. Peguei um notebook da minha prima pra fazer manutenção preventiva (limpeza + pasta térmica), formatação e avaliar quais upgrades ela poderia fazer pra melhorar o desempenho.

Já estava bem desconfiado por ser um Dual Core e da Positivo. Quando abri o ‘notebook’, não tinha ventoinha, nem pasta térmica, nem slot pra ram pra aumentar os 4GB, nem nada. Placa mãe do tamanho de um celular. Por sorte tinha ssd e não eMMC. Fora mil coisas que tem que desativar na bios pra poder formatar. Um verdadeiro pesadelo.

Praticamente uma calculadora com SSD espetado :open_mouth: :grimacing: :sweat_smile:

Comprar a licença certa depois sai pelo menos o dobro mais caro. A diferença de um lenovo ideapad s145 com as mesmas especificações de harware é de 200 a 300 reais, por exemplo.

Vc têm que se preocupar com preço e hardware, sempre vai ter variação de preço com ou sem licenciamento.

Se pesquisar bem, e tiver a devida paciência, vai comprar computador com o Windows 11 por preço equivalente ao do mesmo modelo só com Linux.

É questão de acompanhar atentamente as variações de preço, as promoções, os cupons de desconto disponíveis.

A licença avulsa do Windows é bem mais cara que a embutida num Windows vindo instalado de fábrica. Isso, claro, numa aquisição oficial. Existe o mercado de chaves de ativação, mas é uma coisa Jack Sparrow, por mais que possa parecer certinha…

1 curtida

Não ironicamente ela teve um pouco de sorte por ter vindo com um slot pra ssd aksdkadka
Meu note anterior era um Multilaser PC137 com um Atom x5-z8350 de 1,44GHz , 4 GB de ram e 64 GB de eMMC
:))

Hoje mesmo vi Lenovo Ideapad 3 movido a Ryzen 7 e com Win11 saindo a preço equivalente ao do modelo com Linux. Ambos com a mesma configuração quanto a RAM e armazenamento.

1 curtida