Vale a pena utilizar aplicativo de anotação para ser mais produtivo?

Conheça como a gente se organiza no nosso dia a dia e se inspire para ser meia produtivo. Será melhor utilizar um aplicativo de anotação, ou basta o caderno?

3 curtidas

Depois de pular por vários aplicativos ao longo dos anos, cheguei a conclusão que o problema sou eu, que ignora veementemente todas as notificações que eu mesma configurei kkkk
Mas enfim, eu tento usar o Calendário do Google para lembretes de compromissos e rotinas, o Obsidian para gerenciar projetos e arquivos, tipo como um commonplace book (usando o plugin dataview com tags fica perfeito) e, por fim, o que mais funciona agora, um caderno de anotações, que uso como um “log diário”, registando todas as tarefas que eu tenho que fazer, mas principalmente as que eu já fiz, tipo uma “done list”. Esse registro das atividades realizadas é excelente para os esquecidos de plantão kkkkk

5 curtidas

Eu me indentifique com seu depoimento, camarada Ana… Eu sempre pulo os alarmes kkkkk

3 curtidas

Tá fácil não :joy:

2 curtidas

Para mim está funcionando o seguinte:

Lembretes e tarefas pessoais para ser feitas na semana: Post-it no meu quarto, do lado do computador.
Tarefas e lembretes do trabalho: Caderno 17x24mm que fica na mochila do trabalho

Um app espetacular que vejo pouquissima gente falando é o Vikunja (link).

Ele segue o estilo Todoist/Ticktick, só que considero bem completo, você pode alternar pra visualizar cada projeto em lista, kanban, tabela e até Gantt, ele tem a vantagem de ser open source, e self-hosted. Eu hospedo uma instância dele no meu homelab, e acesso no meu computador e celular.
Ele tem versão web, mobile e para computador. Além de ter a opção de você pagar mensal caso não queira auto-hospedar.

Valeria um vídeo pro Diolinux Labs! O desenvolvedor é bem ativo e ajuda muito nas dúvidas.

3 curtidas

Também faço isso – entre outras coisas.

• Anoto numa caderneta espiral o que preciso comprar no mercado, na feira, o que fazer no banco etc. – Quando vou sair destaco a página e coloco dentro da “caderneta de anotações da rua”, e vou riscando o que já fiz.

• Num “caderno de mesa”, anoto o que há para fazer em casa, ou por celular, zap, pix etc.

• E num “caderno de informática”, anoto o que falta fazer em cada distro – para manter configurações homogêneas

E costumo registrar o que acontece.

O Kate está configurado para restaurar a sessão anterior – com vários arquivos:

• Anotações da distro

• Diversos – com comandos, dicas, informações que posso precisar em qualquer distro. – Mando uma cópia para o Pendrive, para dispor dessas dicas em uma sessão Live, por exemplo

• Códigos do Blogger – e qualquer hora, vou incluir aí os códigos do Discuss, do Reddit etc., que não são iguais

• Configurações do Conky, Conky2 – específicos de cada distro. – É fácil e rápido editar em seguida os das outras distros, variando no path Linux1, Linux3, Linhx10, Linux11

• Grub – do openSUSE e do Fedora (principalmente) – e o efibootmgr

• rsync – para controle do backup geral

• speedtest-cli – infelizmente a Ookla conseguiu sabotar a ferramenta

Na pasta PrintScreen, registros por data, horário, identificador da distro, – e adiciono strings no final dos nomes-de-arquivo, para facilitar buscas:

Periodicamente, reorganizo por mês – por exemplo “2024-06” – e na virada do ano, em pastas anuais, 2023, 2022 etc., com subpastas por mês.

A mesma coisa com as fotos:

Assuntos das distros, reorganizo em Byteria – por ano / mês / assunto:

3 curtidas

Depois que eu comecei a usar o Todoist, simplesmente me apaixonei no app e hoje uso muito para manter o controle das minhas tarefas, ajuda demais. O sistema de gameficiação da pontuação com as tarefas também é bem legal no final.

1 curtida

Com uso de telefone celular,costumo usar o ColorNote, Obsidian,Keep do Google,e o Google doc, trabalho com muita produção de textos, anotações sobre estudos em tecnologia,me ajuda muito. Pretendo usar o Todoist. Produtividade conta muito com notação, auxílio para memória,as notações como um mapa. Muito bom assunto, parabéns.

1 curtida