Vale a pena usar Portugol e Visualg?

Estou no primeiro semestre da faculdade e gostaria de saber a melhor forma de aprender algoritmos e lógica.

Dá pra aprender algoritmos e lógica com literalmente qualquer linguagem, não tem melhor ou pior opção, eu só recomendaria usar alguma linguagem real, tipo C, ou usar algum pseudocode em inglês pra ter uma familiaridade maior com sintaxes, já que todas as linguagens são em inglês, mas dá pra aprender com Portugol deboa, de resto é só usar os livros e outros materiais que tua faculdade recomendar.

1 curtida

Boaa, valeu mano, é pq tipo… iremos começar usando visualg e logo depois partir pra C, inclusive, tem até prova marcada ja la pra agosto kkkkkk. A professora recomendou usar o devc++ como IDE, vi que ela ja ta meio obsoleta, sem falar q não tem pra linux. Você acha que não usar a IDE que ela recomendou pode atrapalhar em algo? ja que eu só usarei no laboratório da facul.

Meh, não muda muita coisa, a linguagem é a mesma independente do que tu use pra escrever, boa parte dos devs C que usam Linux nem usam IDEs, eu mesmo edito usando Vim e compilo com Clang, pra projetos mais complexos em que eu preciso linkar libs externas eu só uso o Make ou o Ninja pra automatizar e gg.
Pode rolar de eles resolverem usar extensões da biblioteca padrão que que o Windows tem, aí teria um problema, mas se teus professores tiverem o mínimo de noção eles vão se manter só nas parte padrão.

2 curtidas

Ah entendi, bom… de toda sorte, vou instalar o codeblocks e ja começar a treinar. Você como mais experiente, achou uma boa ja terem começado com C?

1 curtida

Cara, sim e não, fazer alguém começar a programar usando C é que nem dar uma bazooka na mão de um bebê e deixar ele atirar no que ele quiser :v é uma linguagem bem poderosa, mas ela confia 100% em vc e não checa por possíveis problemas que podem acontecer em runtime e tem uma pá de undefined behaviors (coisas que se vc vacilar e acabar fazendo tem um resultado indefinido, um exemplo é tentar acessar um endereço de memória que não existe, C não define oq acontece caso vc faça isso, então se acontecer de um programa teu fizer isso o resultado é imprevisível, mas na maioria das vezes o SO vai detectar isso e fechar o programa jogando algum erro, que nem sempre faz sentido), o pq dessas coisas existirem é meio complicado mas é pra permitir otimizações, se o compilador puder assumir que vc tomou cuidado e não fez nada de indefinido ele pode otimizar seu código ao máximo sem se preocupar, por isso C é conhecida por ser uma linguagem muito rápida, tanto que o próprio Linux é escrito com ela, mas pode esse lado é ruim pq alunos podem se sentir meio intimidados em lidar com uma linguagem dessas, que não facilita as coisas pra vc.
Por outro lado, é uma linguagem que opera bem perto do hardware, então tu vai ter uma noção bem maior de como o computador funciona no low-level, vai aprender sobre como a memória é organizada, sobre o stack e o heap, como o processador faz as operações, dependendo da faculdade tu tbm pode aprender um pouco sobre como o compilador otimiza um código e como tu pode ajudar nessa otimização, declarando onde as variáveis vão ser guardadas na memória, por exemplo, tu tbm pode alocar e manusear memória diretamente, controlando quando ela vai ser criada, modifica e destruída, e por aí vai, são coisas que tu não aprenderia se começasse com Python, por exemplo, então por esse lado é uma boa opção.

3 curtidas

A estrutura de várias linguagens é semelhante ao do C, no meu curso C foi usado no primeiro semestre somente para treinar a lógica de programação, tais como as operações aritméticas, estruturas de repetição, declaração de variáveis e afins, e que muita coisa pode ser usada como base em linguagens Orientadas á Objetos, não digo que é uma linguagem “fácil”, mas é uma linguaguem que eu programaria se tivesse paciência.

1 curtida

inclusive, colocaram C exatamente pra melhorar nosso raciocinio lógico e etc. valeu pela contribuição.

1 curtida

Eu recomendaria você ja ir pra um linguagem real.
O Python seria uma boa, por ser uma linguagem de fato, por ser facil e por ser simples de escrever

1 curtida

Eu recomendaria você começar com lua, eu tenho um projeto de linguagem de programação voltada pra quem está começando mas tá muito básica não dá pra usar pra aprender, futuramente talvez eu me baseie na linguagem Lua

1 curtida