Vale a pena usar o Chrome OS como sistema principal?

Gente, alguém aqui usa o ChromeOS como sistema operacional principal? Para trabalho e estudo?. O Brunch Framework facilitou demais o uso do sistema com a play store, penso em migrar mas queria antes saber de experiências.

Valeu!!

2 curtidas

A minha esposa usa exclusivamente o ChromeOS, num Chromebook Acer e o celular Android. Aliás, ela nem sabe o que é Windows ou Linux.
Ela é corretora de imóveis e trabalha com textos (contratos, propostas etc.), planilhas (cálculos de financiamentos, comissões etc.) e imagens (colocar marca d’água em fotos para anúncios, redimensionamentos etc.).
Usa um CRM web, para acompanhamento dos clientes e leads, Whatzapp, telegram etc. O bom é que a integração ChromeOS - Android é perfeita. Então, ela sente o Chromebook como uma “extensão” do celular dela e vice-versa. Já propus trocar por um notebook e ela não quer nem saber!

Minhas filhas usavam um outro Chromebook (este BEM mais antigo, um Samsung da primeira geração ainda, que nem recebe mais updates) para a faculdade, mas apenas para trabalhos básicos, quando tinham aula presencial. Hoje, uma delas já está no internato (medicina) e a outra está tendo aulas online (Nutrição UFBA). Então, estão usando mais outro notebook, com Windows 10. Aí o Samsung ficou sendo um “backup” para minha esposa.

Acho que é questão de costume, workflow, adaptação e tipos de trabalho. Eu costumo dizer que você faz no Chromebook CONFORTAVELMENTE aquilo que é desconfortável fazer em um Smartphone, como digitar um texto, usar uma planilha ou editar uma foto.
Com a facilidade de o ChromeOS usar APK e Linux (flatpack, inclusive - é um Debian 10), ficou um sistema quase perfeito (para muitos, como minha esposa, PERFEITO!).
Só precisava, no meu ponto de vista, virem máquinas mais “potentes” para o Brasil. Aqui ainda estamos limitados no que diz respeito a espaço em disco, processador e memória (que são suficientes para a proposta do equipamento).
Mas numa instalação usando o Brunch, tudo isso some.

5 curtidas

Se quiser ter um sistema que é mais usado pra navegar na internet mas que também pode rodar programas de linux, recomendo ele.

2 curtidas

Ahhh, muito bom. Com Flatpaks posso unir o melhor dos dois mundos. Depois do seu texto vi aqui q tem como rodar via terminal. Massa, vou testar, tem uns apps q preciso rodar no meu projeto de pesquisa q tem pra Linux mas não roda em ChromeOs, mas com flatpaks pode me salvar.

O Linux que tem lá é um Debian. Então, tudo que puder ser instalado em um Debian, pode ser instalado no ChromeOS. Não só flatpaks. No Chromebook, você fica um pouco limitado pelo tamanho do disco (geralmente 16 GB ou 32 GB, aqui no Brasil). Mas numa instalação Brunch, isso é superado.

2 curtidas

Na verdade o Chrome OS é baseado no Gentoo, embora tenha muita coisa do Debian, tipo o APT, e algumas coisas do Android.

1 curtida

Não, você não entendeu.
O ChromeOS é baseado no Gentoo.
Mas o ambiente conteiner, que disponibiliza o Linux para uso, é um Debian.

Screenshot 2021-05-12 22.38.32

Screenshot 2021-05-12 22.36.13

Aquele “saiba mais”, leva a aqui

1 curtida

Também tinha entendido errado.

Aaah, saquei.

1 curtida

Pode valer bastante a pena, apesar do brunch ser fantástico, é como fazer um hackintosh, como não é oficial, nunca se sabe realmente o futuro. Se for possível comprar um Chromebook, talvez seja uma boa ideia.

Para saber se vale a pena, o negócio é instalar e testar mesmo, tentando fazer as atividades normais do dia a dia. Pro meu uso no desktop principal, onde eu edito vídeos, gravo coisas, uso máquinas virtuais, acaba ainda não sendo tão compensador, mas num laptop que eu uso mais para escrever e para trabalhos menos pesados do que isso, acho que hoje o Chrome OS já se encaixaria perfeitamente. :slight_smile:

5 curtidas