Vale a pena usar adaptador externo de WI-FI em notebook cuja placa ainda funcione?

Tenho um notebook antigo que uso como máquina secundária e é visível sua lentidão em relação ao notebook mais novo, (algo que além das demais especificações de hardware, deve estar ligado ao protocolo/tecnologia mais antiquado da máquina), dai, estive pensando, adquirir um adaptador USB de WI-FI com uma tecnologia mais recente teria um ganho significativo na conexão, ou o diferencial seria irrisório?

3 curtidas

Tenho um notebook antigo também (Dell d630) e notei que a rede wi-fi dele é abaixo do esperado, como tenho um adaptador D-Link DWA-125 pude fazer um teste para comparar.

Aqui a velocidade de teste via placa interna do notebook:

Agora com a placa externa:

Obs: minha atual conexão é de 200mb e não estava próximo ao modem.

Meu notebook:

A velocidade não é algo que me incomodaria se não tivesse uma placa externa, mas é algo que pode ajudar muito em diversas ocasiões, principalmente se usa para acesso a internet, download, vídeos chamadas, trabalho, estudo e afins.

5 curtidas

Aparentemente pode valer a pena em certas situações sim, dependendo da qualidade da placa externa. Estou realmente considerando comprar uma.

1 curtida

Uma dúvida, você tem selecionar ou configurar o adaptador manualmente?

1 curtida

Sim, no meu caso, usando o nm-applet consigo ver dois adaptadores. Ao conectar por um, desconecta o outro (não consigo utilizar os dois ao mesmo tempo).

Isso por usar bspwm, caso utilize o Xfce, Gnome ou afins, estará disponível para seleção também.

Edit: não precisei instalar alguma coisa extra, ao conectar já reconheceu e apareceu como opção para conexão.

2 curtidas

Depende. Faça um teste de velocidade com sua placa wifi interna e verifique se a velocidade lhe atende ou é muito abaixo do ideal que sua rede fornece. Ex: Vamos supor que o wifi interno do seu note alcance entre 35Mb e 40Mb. Nesse caso, vc só sentiria diferença se usasse um adaptador com Wifi 5 que pode chegar a uns 100MB (Claro considerando que seu pacote de internet possa chegar a essa velocidade). Mesmo nesse caso se vc apenas usa sua internet para navegar, assistir vídeos e etc sua percepção de ganho seria “pouca”, pois 35 a 40MB já fornece uma boa experiência de navegação.

1 curtida

Normalmente esses notebooks usam a frequência do bluetooth e do wi-fi muito próximas e podem interferir um com o outro. Aí, quando você tá assistindo um vídeo na net e usando um alto-falante bluetooth, fica dando umas “pipocadas” de vez em quando.

Um dongle wi-fi elimina o problema.

2 curtidas

não, s vc n tem necessidade.
sim, se vc tem necessidade.

já usei quando precisava conectar em duas impressoras de rede distintas simultaneamente e escolher entre elas. fora isso, não. então a sua necessidade é que ditará a premência da decisão.

1 curtida