Todo mundo sabe que, quando se fala de Linux, as pessoas ainda têm em mente as boas lembranças de se ter utilizado o Ubuntu por longos tempos.
Mas, a pergunta que não quer calar: “ainda vale à pena voltar para um velho amor?”
Não utilizo o Ubuntu desde a versão 16.04. Senti que as coisas desandaram dentro da Canonical em relação ao usuário comum, ou mesmo quem tem muito conhecimento e utilizava a distribuição pra realizar seus trabalhos.
Olhando esta última versão de desenvolvimento, no caso a 23.10, me bateu uma nostalgia, mas ainda não foi desta vez que eu fiquei com o sistema. Ainda vejo o Fedora e o OpenSuse com um pouco mais de segurança, no sentido de serem estáveis e com um foco maior no desenvolvimento, de modo geral.
Não existe uma resposta correta para essa pergunta.
O Fedora, que você usa, é uma distro que eu nunca consegui usar por muito tempo. Já usei muito o openSUSE Tumbleweed, mas eu também tinha incompatibilidades com ele. Testei muitas outras distros até eu perceber que não consigo vislumbrar outra distro tomando o lugar do Ubuntu como referência no Linux. Porém, minha opinião não é a opinião de todo mundo.
Definitivamente o Ubuntu não tem o mesmo refinamento que tinha antes para desktop, mas para mim ainda tem o refinamento que nenhuma outra distro tem. Já para profissionais de tecnologia, o Ubuntu está bom como nunca, já que a Canonical tem trabalhado fortemente em soluções para IoT, servidores, nuvem etc.
O foco maior em desenvolvimento ao qual você se refere se deve ao fato de que essas duas distros sempre estão bem atualizadas? Quem trabalha seriamente com desenvolvimento irá querer fazer seu trabalho dentro de um contêiner de uma distro LTS. Não é legal trabalhar sobre uma plataforma onde os pacotes mudam de versão do dia para a noite.
Tenho ressalvas quanto à estabilidade do openSUSE Tumbleweed e do Fedora, mas talvez isso seja assunto para outro tópico.
A maioria das pessoas que faz essa pergunta usa Ubuntu através das remasterizações (Linux Mint, PopOS, ZorinOS), mas você é um dos poucos que realmente trocou de sistema (embora as distros que citei tenham diferenças, a essência é o Ubuntu).
Eu não recomendo usar o Ubuntu 23.10 a não ser que você seja desenvolvedor que necessite os softwares mais atualizados. A Canonical usa as versões não-LTS como um laboratório, embora o Fedora seja o laboratório da Red Hat ainda me parece que o Fedora é construído para não ter tanto impacto quanto o Ubuntu não-LTS oferece.
O ideal é usar o Ubuntu 22.04, que é a versão LTS mais recente. Com ela, o sistema será atualizado até abril/2025 e podendo estender com atualizações de segurança até abril/2030.
Desenvolvedores podem entregar seus aplicativos para diversas versões do Ubuntu, e também outras distribuições Linux, com uma única compilação através da Snap Store.
Embora o Ubuntu não tenha mais foco no desktop para usuário comum, o Ubuntu oferece soluções para desenvolvedores. Com um único comando no terminal, é possível instalar o suporte para desenvolver em diversas linguagens de programação.
Vou te dar uma resposta bem genérica.
Se você já foi casado/namorado etecetera você voltaria com a sua ex?, algo mudou ao ponto que faça você querer voltar? É um caso bem parecido kkkkk
Então você entendeu a analogia, tentei sair do mundo informatiques e colocar uma questão mais fácil de entender, é bem isso, mas como disseram é um caso a se pensar, porém tem que colocar na balança se vale a pena investir novamente em algo que você já conhece.
Ps:sem sexismo ou machismo/feminismo foi só uma pergunta prática.
Texto devidamente corrigido, do lado técnico eu nao posso mais falar sobre o Ubuntu hoje, se fosse alguns anos atrás eu falaria, mas hoje não posso pois nem em VM eu instalo mais, a última experiência que tive não foi boa mesmo sendo LTS e em Notebook com ele instalado de fabrica, dava pau mesmo sendo LTS.
Eu, pessoalmente, não troco mais de distro, exceto que seja para migrar para algo mais sólido, de mais longo suporte e mais perto de ser um padrão de indústria/mercado.
É uma questão de saber resolver os problemas, pra mim formatar não é uma solução, se amanhã ou depois tiver o mesmo problema é tempo perdido, hoje dou muito valor ao meu tempo,pois está bem escasso.
Faz pouco tempo o rawhide por exemplo era de boas, mas hoje não tenho tempo para corrigir os problemas que possam acontecer (e vão acontecer )
então estou levando a caravana.
Problemas, não… Eu tinha vontade de resolver problemas na distro 15 anos atrás, hoje eu só quero resolver os problemas do trabalho, é nesse sentido que eu falo, instalar a distro e esquecer que ela existe.
No meu caso o fedora saiu do meu caminho @romulopb estou usando desde o 18 e anteriormemte usava conectiva com apt-rpm, não é uma solução perfeita mas eu consigo manter o sistema tranquilo, óbvio isso é para o meu uso, talvez seu caso de uso não seja igual ao meu, eu tenho foco maior em conteúdo multimídia, mixtapes, transmissão na twitch (pouco com o obs, mas faço as vezes).
Eu sei que para muitos funciona, mas eu não tenho saco para ficar fazendo distro upgrade, nem tenho saco para manter um rolling de pé, por isso hoje em dia só cogito ubuntu LTS, suse enterprise, RHEL ou debian (a versão stable), e como eu usava Fedora eu decidi ir para o RHEL mesmo.
Eu até daria pra fazer isso,mas eu sou usuário do GNOME então quero ter sempre a última versão, não me julgue kkkkk,tô usando GNOME praticamente a metade da vida desde 1999.
Ei vi umas postagens suas anteriores, e acho que você fez a melhor escolha, você precisa de um suporte longo.
Eu leio a maioria das postagens do fórum.
Só não tenho interagido como antes.
No caso do Ubuntu eu tive problema com renderização em fontes como no inkscape em snap, não foi coisa da minha cabeça,eu instalei flatpak e pacote nativo só pra ver se não era problema no empacotamento.
Sim, acontece… Eu também atualmente não tenho motivos para ir para o Ununtu LTS, mas Fedora também deixou de ser interessante para mim.
Eu não tenho paciência para os ciclos curtos e as mudanças de tecnologia em prazo curto, ficar acompanhando as novidades e tal. Eu consegui me virar tranquilamente quando o Fedora migrou para BTRFS, atualizou o padrão do GRUB, UEFI, etc, mas estas coisas demandam atenção que eu não tenho interesse em dar hoje em dia.
Hoje eu procuro postergar estes tipos de transições o quanto mais der para que eu tenha que me ocupar o mínimo possível com estas coisas, somente quando elas forem, como eu disse, sólidas como uma máquina de lavar dos anos 80.
Eu entendo, são muitas mudanças, se você precisa de algo confiável melhor pegar um derivado do rhel,eu estou falando como usuário do fedora, eu confio para o meu caso de uso, não tenho casos de uso de alta disponibilidade.
Outra recomendação que eu te daria é, compre hardware que já está pelo menos entre 2 a 3 anos no mercado. Às vezes problemas de Hardware se devem a isso. (mesmo que a fabricante jure de pés juntos que suporta Linux)