Vale a pena trocar o debian minimal por outra distro ainda mais mínima?

tenho uma maquina bem antiga com um cpu intel atom de 1 único nucleo e 1gb de ram com debian minimal 32bits rodando um servidor samba, queria rodar simultaneamente um servidor proxy, optar por outras distros ainda mais minimalistas como tiny core que dizem pesar 12mb incluindo só o kernel e shell seria interessante? ou no final vai acabar tendo praticamente o mesmo desempenho após configurar? atualmente tenho um desempenho consideravelmente bom porém o cpu acaba beirando 100% de uso durante transferencias de arquivos que ocorrem as vezes

Mais ai você teria que configurar muita coisa manualmente, levaria tempo pra ter o mesmo desempenho de um debian minimal, talvez consumindo menos memoria ram. Tiny core se destina a dispositivos muitas mais fracos que um Atom mesmo que seja as primeiras gerações então não vejo q tenha algum ganho considerável.

1 curtida

Se o problema é o processador batendo 100% em transferências de arquivos, um ponto precisa ser considerado: processamento em espera (wait).

Quando há escrita de muitos dados em discos e principalmente se o disco é lento (HDD) então é capaz que o processador fique em modo de “espera” enquanto os dados são copiados. Quando um programa monitora o processamento, como o top, você poderá ver que o uso do CPU se separa em ao menos 4 modos:

• system: Processamento ocorrendo, o núcleo está totalmente ativo e consumindo energia para calcular algo em processos internos do kernel;
  • user: Processamento ocorrendo, o núcleo está totalmente ativo e consumindo energia para calcular algo em processos de usuários (programas);
  • wait: Processamento em espera, o núcleo está pronto para processar algo a qualquer momento, o consumo de energia um pouco elevado pelo modo de “prontidão”. Geralmente aguardando uma atividade de I/O (Input and Output, ou Entrada / Saída em português, que são as transferências entre memória ram e dispositivos de armazenamento).
  • idle: Processamento ocioso, o núcleo está em modo de espera e em baixo consumo de energia.

Recomendo então que acesse remotamente o computador durante essas transferências e acompanhe onde que está o uso de CPU. Se estiver muito em “wait”, ou em espera, então está tudo normal. Mesmo em computadores potentes, quando se está copiando dados para um disco lento, é normal ter um ou dois processos a 100%, lembrado que é 100% em espera. No caso do seu computador que só tem um núcleo, então é ele mesmo que ficará topado.

Verifique também:

• Qual a velocidade máxima do disco? hdparm -t /dev/disco
  • Qual a velocidade máxima da rede? Se 1 Gb/s então o limite teórico de transferência de arquivos é de 125 MB/s. Se 100Mbit/s → 12,5 MB/S.
  • Qual a velocidade de transferência vc obtém durante cópia de arquivos grandes?

Se essas velocidades estiverem coerentes, pode ser que esteja tudo correto mesmo com 100% de uso de cpu.

5 curtidas

então posso concluir que a troca do debian minimal pelo tiny core ou outra distro não faz sentido pro meu uso, certo? seria ganhar alguns mb’s de ram livre em troca de tempo pra configurar tudo novamente?

1 curtida

só rodando samba está tudo certo, só fiquei pensativo se rodando um proxy junto com uma transferencia por samba poderia resultar em algum problema, visto que cpu’s antigos são ‘‘menos inteligentes’’

O proxy deve ser coisa bem leve, afinal ele só pega informação pela rede e transmite pela rede. Imagino que o gargalo vai continuar sendo a velocidade da rede, ainda mais caso ambos sejam usados simultaneamente.

1 curtida