atualmente eu uso linux, porém eu fico pensando se vale a pena trocar pelo freebsd ou openbsd, eu já sei que os sistemas operacionais BSD são bons para servidores, porém raramente vejo sendo usado de forma padrão casual em computadores, já dei uma procurada e tem uma boa documentação e por menor que seja a comunidade é bem ativa e contribui muito, dei uma olhada e vi que também roda software de linux e windows por linuxlator e wine, tem portes de games feito pela comunidade, games feitos para rodar nele, emuladores ou rodar pelo linuxlator e wine pra isso e para rodar o cliente da steam ou arquivo executavel, o sistema é seguro e estavel, seria melhor migrar do linux para bsd?
As pessoas andam migrando do windows pq ele está ruim, não concordam com as coisas que o sistema oferece, entre outros.
Se vão para o Linux ou para o Mac OS, ai depende do q elas procuram em um SO e oq acham dele
Se você que testar o OpenBSD vai lá, melhor ou pior, você que vai dizer, resposta correta pra essa pergunta não tem
quando eu usava windows eu também usava linux porque tinha algumas coisas que prefiria no linux, depois migrei para linux de forma definitiva, porém penso em ir para freebsd ou openbsd
Abre um espaço ai no disco, ou pega outro HD/SSD e faz um dualboot e descubra se Vale a pena!
SAlve, tudo bem contigo?
A pergunta de R$ 1 milhão é: “Melhor para quê ou quem?”
Existem várias formas de analisar essa questão, se o sistema que você usa hoje não está te atendendo e você encontrou uma solução mais completa em um ambiente BSD, como diz o pessoal “só vai”. Mas, como eu sempre falo: não importa qual ferramenta você escolha, na prática você está escolhendo com quais problemas você quer lidar.
Qualquer ferramenta terá pontos positivos e negativos, como você consegue navegar entre eles é o que vai ditar se valeu a pena para você.
No meu cenário atual, Windows e Linux me atendem perfeitamente. Porém, BSD (Davinci Resolve) e MacOS (jogos) já teriam dificuldades por conta de programas específicos.
![]()
taí uma pergu nta que só você pode responder
Sobre o uso é tranquilo. O problema é o suporte de aplicativos. É bem inferior.
pelo que eu procurei da para usar linuxlator e wine, máquina virtual ou fazer um dualboot
obrigado pela resposta, vou testar e ver se eu me adapto bem
Olha, é a clássica resposta direta: Depende do caso (usuário). Mas, indo para uma resposta ponderada em outro sentido, como eu levantei no tópico sobre a popularidade do BSD, se for para ser seu único e principal sistema eu diria que não, porque claramente não há um esforço para torná-lo mais acessível, assim, como para o uso cotidiano, uma hora ou outra, com o seu número mais reduzido de pacotes para o uso convencional, você vai sentir falta de algum software que não terá versão nativa. Agora, se for para aprendizado ou apenas vontade de usar mesmo, como sistema secundário instalado em outro máquina ou em dual boot (m um disco separado, porque o BSD pode ter problemas se usado na mesma unidade de armazenamento que outro sistema operacional…) pode valer muito à pena experimentar.
Fala aí, Funerea. Blz? Caso você queira testar BSD, comece pelo GhostBSD, pois é completamente out-of-the-box. Eu tenho instalado num netbook antigo que tenho e instalei até a minha impressora Brother que trabalha via rede wi-fi sem precisar de drivers. Também consegui usar meu BD Burner da pioneer e minha webcam 4k da Ugreen sem problemas, assim como meu fone bt da Oneodio e meu mouse bt M650L da Logitech sem o menor problema.
eu testei o nomadbsd, fiz o dualboot por um pendrive, o problema foi que não reconhecia o adaptador de wifi então não dava para fazer muita coisa
eu testei e achei bom, da para usar linuxlator, wine e máquina virtual ou dualboot, meu único problema foi que não reconheceu o adaptador wifi
Por praticidade, não.
Se você quiser conhecer melhor os sistemas *BSD, faça um dualboot.
De todos os BSDs que já testei, de longe o melhor é o GhostBSD, sem dúvida alguma! Caso você queira testar sem fazer dual boot, basta baixar o nomad bsd e fazer o pendrive bottável pois ele roda direto do pendrive, já que é uma persistent image installation! Use um Pendrive de pelo menos 32 ou 64gb pois tudo o que você salvar ele salvará no pendrive. Se quiser saber mais, basta vir nesse site! Um abraço.
eu usei o nomadbsd, o problema é que não reconheceu o driver de wifi porque usava um instalador de windows, no linux eu fiz uma gambiarra e consegui, no bsd ainda to tentando e ver se consigo
Me encontrei nessa situação anos atrás.
O FreeBSD (que é o que dá para usar), tem uma comunidade muito ativa e disposta para manter o SO. Fora isso, é de lá que saem as novidades e atualizações que vão para os projetos de BSD mundo a fora.
Obviamente você percebeu que terá muitos desafios para usar o FreeBSD no seu computador, principalmente com o hardware. Ter que fazer gambiarras ou subir o drive na mão, já foi um cenário muito comum na comunidade Linux.
Eu tenho a resposta para a pergunta de 1 Milhão!
Quando usar o FreeBSD?
Quando o seu computador for aquele que, você usa estritamente para manipular dados, ou seja, trabalhar com textos, cálculos, manter a vida digital ou o trabalho em um computador exclusivo para isso.
Exemplo: “Sou um pesquisador (de qualquer área), escrevo monografias e artigos científicos, viajo pelo mundo pesquisando e testando fontes que fazem sentido para o meu trabalho.”
“Sou um advogado e gerencio diversos processos. Tenho uma gama imensa de arquivos de texto em diversas extensões, preciso ter mobilidade também e criptografia é essencial para mim.”
Voltando ao tema da pergunta, não pareceu muito útil certo!? Esse é o ponto. Pois, um advogado ou um pesquisador não tem tempo de ficar realizando manutenção do sistema operacional e etc. – Exceto se, o hardware fosse compatível passando a sensação de que o SO encaixou como uma luva.
Mas se você estivesse dentro de um ambiente onde tem dados importantes, (caso bem típico de desenvolvedor) que não pode perder ou ter os dados vazados, ter a vontade de adotar e usar o FreeBSD, nesse caso é um cenário bem favorável para isso.
Coisas óbvias que precisam participar desse cenário é o de sempre: Utilizar um sistema gratuíto, não gastar dinheiro com soluções pagas e segurança diferenciada. Pois, o BSD é pouco utilizado por usuários finais, então o risco é menor.
Eu também queria deixar um ponto sobre segurança, normalmente quando chega nesse ponto, a galera tem a síndrome do protagonista e por um momento acha que é relevante o suficiente para ser alvo de um ataque hacker, sabemos que não é bem assim. rs
Enfim, essa foi a conclusão que eu cheguei para mim. No meu caso, eu só odeio a Microsoft. Então o Linux me serve e graças ao Universo, o sistema do pinguim evoluiu bastante e tem muito suporte hoje em dia.
O ruim do FreeBSD é que, por mais que o sistema seja incrível e gratuito, não tem retorno para a comunidade. Você deve ter enchido os olhos quando leu que o FreeBSD é usado no Playstation e outras plataformas famosas.
Infelizmente essa é a parte “sem graça”, uma big tech usa o freebsd, modifica, deixa maravilhoso e depois fecha o código. Que é uma das características que dá vantagens para as empresas que o utilizam e que faz sentido estrategicamente. Uma pena não termos essas contribuições em mãos.
Um abraço.
Sinceramente, apesar do GhostBSD funcionar perfeitinho em um monte de notebooks, eu acho que não vale a pena deixar o Linux para abrir os portões da besta! Linux é infinitamente melhor para uso em desktops e notebooks!
É tipo ser vegano e se perguntar se vale apena ou não voltar a comer carne, é algo que só você poderia responder. Mas do meu ponto de vista, não, não vale apena. OpenBSD é mais ultilizado pra host de servidores ou estruturas de firewall ou roteadores, usar ele como desktop n é algo bom pq a compatibilidade do kernel BSD é muito primitiva em relação ao Linux. Ah, e claro, 95% do que você pode usar no windows / linux simplesmente não existe aqui. Ao meu ver, não há um motivo claro pra você migrar pro OpenBSD a não ser por gosto, entusiasmo, ou só por hopping. Mas é aquilo, só vc vai saber se é ou não bom. De qualquer maneira, a maioria das interfaces gráficas já estão nos repositórios deles.. Alternativamente, você pode testar alguma distribuição que mescla o kernel Linux com ferramentas e ultilitários BSD ao invés do kit tradicional GNU, como o Alpine Linux, ou Chimera Linux.