atualmente eu uso linux, porém eu fico pensando se vale a pena trocar pelo freebsd ou openbsd, eu já sei que os sistemas operacionais BSD são bons para servidores, porém raramente vejo sendo usado de forma padrão casual em computadores, já dei uma procurada e tem uma boa documentação e por menor que seja a comunidade é bem ativa e contribui muito, dei uma olhada e vi que também roda software de linux e windows por linuxlator e wine, tem portes de games feito pela comunidade, games feitos para rodar nele, emuladores ou rodar pelo linuxlator e wine pra isso e para rodar o cliente da steam ou arquivo executavel, o sistema é seguro e estavel, seria melhor migrar do linux para bsd?
As pessoas andam migrando do windows pq ele está ruim, não concordam com as coisas que o sistema oferece, entre outros.
Se vão para o Linux ou para o Mac OS, ai depende do q elas procuram em um SO e oq acham dele
Se você que testar o OpenBSD vai lá, melhor ou pior, você que vai dizer, resposta correta pra essa pergunta não tem
quando eu usava windows eu também usava linux porque tinha algumas coisas que prefiria no linux, depois migrei para linux de forma definitiva, porém penso em ir para freebsd ou openbsd
Abre um espaço ai no disco, ou pega outro HD/SSD e faz um dualboot e descubra se Vale a pena!
SAlve, tudo bem contigo?
A pergunta de R$ 1 milhão é: “Melhor para quê ou quem?”
Existem várias formas de analisar essa questão, se o sistema que você usa hoje não está te atendendo e você encontrou uma solução mais completa em um ambiente BSD, como diz o pessoal “só vai”. Mas, como eu sempre falo: não importa qual ferramenta você escolha, na prática você está escolhendo com quais problemas você quer lidar.
Qualquer ferramenta terá pontos positivos e negativos, como você consegue navegar entre eles é o que vai ditar se valeu a pena para você.
No meu cenário atual, Windows e Linux me atendem perfeitamente. Porém, BSD (Davinci Resolve) e MacOS (jogos) já teriam dificuldades por conta de programas específicos.
![]()