Dias atrás comprei um mini-pc para melhorar a produtividade reduzindo o tempo de processamento em atividades mais pesadas bem como melhorando a potencial para realizar maior multitasking.
Assim, aproveito para produzir um conteúdo exclusivo em que vou mostrando minha experiência com o equipamento na medida em que mostro sobre os Mini-PCs e o mercado desse segmento que é um bem casado entre desktop e mobile.
Aproveito para agradecer o @fastos2016 e @henriquead7 e @tuxter por terem dado apoio à informações de otimizações de AMD+GPU em Fedora based systems, flatpak, steam e afins. Tbm ao @Dio pelos vídeos inspiração de mini-pcs.
Estou planejando adquirir um mini pc com foco em trabalho com as ferramentas vscode, gimp, inkscape e pacote adobe(pensei na possibilidade rodar um csgo com baixa qualidade gráfica). No caso encontrei esse daqui e como não entendo de hardware acredito que aqui possa sanar minhas dúvidas.
Com toda sinceridade, eu diria que definitivamente vale a pena investir em um desses mini PC
Eles são excelentes não só para emulação, mas também para uma variedade de tarefas, desde trabalhar em casa, editar vídeos, digitar documentos ou planilhas, até mesmo rodar jogos de PS3
O desempenho desses dispositivos é excelente e eles podem até ser utilizados como servidores de arquivos ou de jogos. No geral, acho que um mini PC é uma escolha inteligente para quem procura uma solução compacta e eficiente para diversas necessidades.
Para emulação e máquina de produtividade em casa, devem ser ótimos, principalmente as versões com Ryzen, acho que só tem que ter cuidado, dado a origem, de se pegar preferencialmente modelos que já foram adquiridos por outras pessoas e são relativamente conhecidos, evitando-se assim os genéricos, visto que, vale salientar, a garantia naturalmente não se aplica ao Brasil (até se pode tentar, mas, é muito complicado efetivá-la).