Com o fim do suporte ao Windows 10 e o meu notebook não sendo compatível com o Windows 11, estou pensando seriamente em migrar para o Linux.
Após assistir vários vídeos no canal do @Dio, fiquei de olho no ZorinOS.
Gostaria de pedir a opinião de vocês sobre essa migração.
Hoje em dia, os programas que mais uso são:
Para estudar e programar: VS Code, Figma e Docker Desktop
Para editar vídeos curtos: CapCut e Microsoft Clipchamp
Para assistir e ouvir: Crunchyroll, Spotify e Stremio
Para jogar: League of Legends (sei que não roda no Linux por causa do Vanguard), Albion Online, Minecraft e alguns jogos pela Steam, Epic Games e Hydra Launcher
Para conversar: Discord, WhatsApp Desktop e Telegram Desktop
Minhas dúvidas principais são:
O ZorinOS é realmente uma boa escolha para quem está começando?
Existem alternativas no Linux para os programas que citei (principalmente CapCut e Clipchamp)?
No caso do League of Legends, vale a pena manter o Windows em dual boot com menos memória alocada só para jogar mesmo?
Ou se tem alguma outra distro que vocês acham melhor para o meu tipo de uso?
Agradeço demais se puderem compartilhar suas experiências ou dicas!
Toda sugestão é bem-vinda, estou procurando dar os meus primeiros passos no mundo do pinguim e tô querendo fazer tudo de uma forma mais certeira.
Dessa lista, apenas o Figma não está disponível de forma nativa. Mas, dá para usar ele via webapp.
Existem alternativas como o KDEnlive, Olive, Shotcut, etc… mas não são cópias exatas, haverá uma curva de aprendizado.
Crunchyroll uso no navegador sem problemas. Spotify e Stremio creio que possuem apps.
LoL não suporta Linux, então ter um Windows funcionou é a única opção segura. Albion e Minecraft rodam sem problemas no Linux, outros jogos você pode consultar no ProtonDB.
Existem opções não oficiais, eu particularmente prefiro usar as versões web.
Depende do seu conhecimento prévio. Ele oferece um ambiente familiar, saiba que precisará adaptar seus conhecimentos.
É a única opção, a Riot tem histórico de banir contas de usuários que tentam usar o Wine.
O Linux Mint e BigLinux podem ser opções interessantes. Mas, não caia na armadilha de procurar “a melhor distro” - isso não existe. A melhor será aquela em que você conseguir se adaptar e as coisas funcionarem.
Bom, meu conhecimento prévio em linux é absolutamente nulo hahaha, uso Windows desde o Windows 98, e agora será a primeira vez que não conseguirei fazer upgrade de SO, a Microsoft exigiu demais dessa vez
Tem noção do quanto de memória preciso deixar para a partição do Windows rodar pelo menos o League of Legends de forma tranquila?
Eu tenho um SSD de 256GB e um HD de 1TB, estou pensando em colocar deixar todo o SSD e uma parte do HD pra usar com o Linux e o restante do HD pra Windows com pelo menos o LoL e o Discord + algum aplicativo auxiliar tipo o Blitz.gg
Valeuzão @eddiecsilva pela resposta detalhadíssima
Ao meu ver, pelo menos uns 80GB para garantir um uso confortável, e garantir que você não fique sem espaço por conta de futuras atualizações do jogo ou algum outro programa que você queira instalar nesse Windows futuramente.
Muito provavelmente vc pode instalar o windows 11 no seu laptop utilizando um unattended.xml
vc faz um pendrive de instalação do windows e copia o arquivo unattended
com a opção ‘Bypass Windows 11 requirements check (TPM, Secure Boot, etc.)’ para o pendrive
porerm é bom checar se os drivers vão todos funcionar no meu caso fiz em um Dell optplex e os drivers funcionaram blz.
Pula a parte de reconstruir a iso e copia o xml direto para o pendrive
Eu instalei o Windows 11 usando o Flyoobe num vídeo que vi e fiz umas otimizações com o WinScript, até agora está acontecendo algumas falhas e travamentos mas nada muito prejudicial a experiência.
Que mereça destaque apenas o Vanguard está apresentando bastante falha me desconectando da partida e me punindo por isso (Riot né xD).
Tô tentando estabilizar e vou usar por um tempo, mas se ficar muito custosa a experiência eu realmente vou para o ZorinOS com dual boot apenas pra jogar como falei antes
Olha, tentei fazer mais ou menos isso, Ubuntu e window 11.
No final, desisti de jogos e foco mais em livros.
Porém, acho que o Zorin vai pesar, o Windows já é gordo. Logo, se eu fosse fazer de novo, dual boot seria feito com Windows 11 e uma distribuição Linux bem leve como Sparky Linux.
No caso quando eu for fazer dual boot vai ser com windows 10 mesmo, forcei a instalação do windows 11 como a última tentativa de me manter no windows kkkk
Mas já me acostumei com a ideia e vou para o linux logo em breve, por isso já vim pra cá pra aprender mais, e tô achando massa essa troca.
Tinha na minha cabeça que toda distro linux era leve e já to vendo que escolhi uma distro pesada haha
Zorin é uma excelente opção, para quem não tem conhecimento pode ir com ele que ele é muito bom, e seu pc pelo seu relato vai rodar o Dual bot sem problemas de performance.