Vale a pena migrar para o firefox como navegador padrao?

atualmente eu uso o Vivaldi como navegador padrão no Android, Windows e Linux e tenho uma boa experiencia com ele em todas plataformas. mas não uso nem metade dos recursos do navegador, só uso as notas e a sincronização de dados como senhas, extensões e a pagina inicial, mas estou tendo problemas com ele de alto consumo de RAM e processador no Windows e Linux. e eu tenho costume de abrir muitas abas no navegador entre 5 a 13 abas com spotify, whatsapp, muitas abas do youtube, foruns e paginas do github etc

meu hardware e bem antigo um notebook lenovo thinkpad t420
intel i7-2760qm, intel hd3000 integrado,12GB RAM, 500GB ssd com windows11 e 500GB HD com o fedora gnome atualmente

estou pensando em migrar para o firefox porque nunca usei ele por muito tempo e ele esta disponível pra todas minhas plataformas de forma fácil alem de parecer bem leve. mas ele tem 4 versões diferentes na playstore que parecem todas iguais e sobre o assunto da decadência do firefox com eles cancelando alguns projetos me deixa com pé atras de migrar todos meus dados pra ele.

então vale a pena migrar para o firefox atualmente ou eu deveria procurar outro navegador multi plataforma? gostaria muito de saber a opinião de quem usa ele no dia a dia independente da plataforma

4 curtidas

Uso o Firefox como meu navegador principal tanto no PC como no celular há muito tempo. Não tenho nenhum problema. No momento estou com 19 abas abertas.

5 curtidas

para mim, valeu. é o padrão há muito. mas cada um é cada um.

2 curtidas

quanto de ram vc tem?

Tenho 8GB de RAM.

1 curtida

Boa tarde. Eu uso o Firefox desde sempre e nunca tive problemas. Atualmente tenho usado o Vivaldi pra compartilhar abas de maneira mais fácil já que no Firefox você precisa enviar de um dispositivo para outro.
Abração.

1 curtida

8 GB e pretendo adicionar mais 8GB e me livrar do swap definitivamente.

1 curtida

eu to compartilhando abas com o gsconnect ainda n entendi como funciona o compartilhamento de abas com firefox, consigo acessar as abas do pc no celular mas não ao contrario, de acessar abas do celular no pc

Boa noite, eu recomendo o Firefox pois em relação ao Brave, o raposa é mais leve e rápido e a conexão com o outros device é bem simples.

O Firefox no Android é incrivelmente incompetente. Sequer consegue manter as abas abertas sem recarregar, e as vezes recarrega só de alternar para outro aplicativo e voltar para ele. E olha que eu tenho um Galaxy A52, que não é um celular tão ruim (ele tem 6 GB de RAM).

E para o Desktop, acho ele bem “meh”. Não é um navegador tão especial assim, é apenas um bom navegador como o Vivaldi e o Edge.

Mas se você é daqueles que abrem um monte de abas e gosta de organizar elas em grupos, melhor ficar no Vivaldi ou ir para algum navegador baseado no Chromium. Por padrão, o Firefox perde de longe no quesito “gerenciamento de abas” para qualquer navegador baseado no Chrome.

1 curtida

Pela minha experiência pessoal, eu diria que sim.

Uso FF como meu navegador padrão desde o começo dos anos 2000, nem me lembro quantos anos já fazem, mas praticamente desde quando ele existe, nunca me deu maiores dores de cabeça. Eu tenho o ungoogled chromium instalado também para os raros casos em que algum site quebra na engine do FF e só funciona direito nos baseados em Chromium.

Sem contar que, na minha humilde opinião, as extensões do FF não tem concorrência, são muito superiores. Eu uso uma pro YouTube que não vivo sem, ublock origin e Noscript, não tem nada nos baseados em chrome que faça a mesma função tão bem. No Android é o mesmo, poder usar extensões no celular é matador, ublock origin + dark reader + video background playback + google search fix é sucesso garantido. A performance dele no Android é um pouco aquém se comparado com os baseados em Chrome, mas compensa com as extensões. Meu celular é humilde, então num hardware mais parrudo talvez nem faça muita diferença.

No quesito performance, nas minhas máquinas o FF funciona bem, abro bastante coisa ao mesmo tempo e nunca trava. Até no meu modesto notebook que é um i3 de segunda geração ele vai suave, com certas limitações claro, mas funciona bem, melhor que os baseados em Chromium.

Uma dica: Não use o browser pra salvar suas senhas, coloca num serviço confiável (Bitwarden creio que seja o melhor, uso faz anos também) e fique livre de ficar amarrado a uma plataforma ou navegador específico.

4 curtidas

Discordo, tem várias extensões que fazem o gerenciamento de abas ficar melhor. Aqui uso o tree style tab que organiza tudo numa barra lateral, pode salvar sessão, exportar as abas, organizar como quiser. Tem umas outras mais completas, essa pro meu uso já tá bom.

No quesito performance no Android eu concordo, mas poder usar as extensões compensa bastante.

3 curtidas

Concordo que dá pra melhorar o Gerenciamento de Abas com extensões, mas acho meio paia instalar extensões para ter a possibilidade de criar “Grupos de abas”, que é uma coisa que até o Chrome tem.

Mas fora isso, o Firefox é um bom navegador.

Adiciono outra coisa aqui: A personalização do Firefox, não tem igual. Tipo, tem como deixar o Firefox realmente integrado ao Gnome, como aqui embaixo.

2 curtidas

:wave:t2:

Por aqui, experiência de 3 anos usando somente o Android on Mobile e Desktop, o Firefox sofre um pouco no modo Desktop mas funciona bem no modo Mobile. No modo Desktop uso um monitor da Samsung Full HD de 21 polegadas.

Penso que, como eles desenvolvem o Firefox no Android com foco em Mobile, falta acabamento e quando usamos teclado e mouse, modo Desktop, o Firefox fica acinzentado. Tem como contornar isso entrando e saindo das configurações mas se pressionar as setas do teclado ele fica acinzentado denovo. Isso não acontece com outros navegadores que uso aqui mas acontecia antigamente.

Bom, costumo usar 4 navegadores no Android, o Samsung Internet, Firefox, Chrome e Edge e cada um deles se comporta um pouco diferente um dos outros ao mostrar os sites. Tem os modos Mobile e Desktop que alteram a apresentação dos sites significativamente. Alguns sites prefiro usar no Modo Mobile, outros no Modo Desktop. O site do Diolinux Plus prefiro usar como aplicativo vinculado ao Chrome, PWA (Progressive Web Apps).

Falar do Android é um pouco genérico, porque ele é um Sistema Operacional que cada empresa, companhia, o desenvolve de acordo com suas estratégias. O Android aqui é desenvolvido pela Samsung. Já testei Androids de outras empresas, marcas, e estes sistemas foram bem incompletos para usar como Desktop. Em minhas experiências o Android da Samsung, especialmente os da linha S, são os melhores para usar como Desktop (como um PC, Laptop tradicional), no lab deles, eles dão um tratamento para cada aplicativo, forçando eles a funcionar como se fossem Desktop, hoje muitos dos apps já estão bem legais no Android Desktop da Samsung, tem o sistema de som que é simultâneo e não focado e por aí vai. Voltando ao assunto, isso significa que o Firefox no Android da empresa A pode funcionar diferente do Android da empresa B, C, D etc…

Enfim, pode valer a pena como não, mas acredito que seria legal usar os 2 e tirar as próprias conclusões.

:vulcan_salute:t2:

4 curtidas

O compartilhamento de abas do firefox é bem chatinho e não funciona tão legal assim. O sistema do vivaldi está anos luz na frente.

Do celular para o PC funciona relativamente bem. Se você quer compartilhar a aba que você está, basta ir no Menu e tocar no ícone de Compartilhar:

E nisso irá abrir um menu com os dispositivos que estão atrelados na sua conta da Mozilla. Toque no dispositivo que você quer enviar a aba.

E voilá, a aba será aberta no dispositivo que você selecionou.

Rapaz, eu uso o Firefox a mais de 15 anos.

1 curtida

pra mim valeu muito a pena. uso no celular com a sincronizaçao de dados e nao me arrependo.

2 curtidas

Pra mim nem um navegador é melhor que Firefox, os recursos são melhores, as extensões são melhores, a segurança é melhor

Agora, consumo de ram?
n sei não, firefox não fica muito diferente de um Chrome comum, eu com umas 10 abas abertas consome seus 8gb, claro q se outra aplicação precisa de memória ele libera, faz um gerenciamento mt bom disso, mas nd de excepcional, em comparação.

Não são os navegadores que consomem muita ram, mas sim os sites com programação porca e javascript de mais

3 curtidas

Uso Firefox a muitos anos como browser principal. E é o navegador do meu celular e tablet também. Não me vejo usando outro navegador. Só uso outros em momento de testes de UI/UX pois sou desenvolvedor web, fora isso é o rapozão :+1:

2 curtidas