Olá meus caros, uso Fedora já faz um tempo pela sua facilidade na instalação e solidez (a única coisa que tive dificuldade foi na instalação nos drivers da Nvidia). Recentemente vi que a interface COSMIC está disponível para outras distros (mesmo na versão alfa). Vale a pena instalar do zero para a nova interface? Dá para utilizar as duas interfaces?
Olá, utilizo o Fedora já tem um tempinho graças a facilidade na instalação e no dualboot com o Windows 11 (coisa que não consegui com o PopOS). Ultimamente estava dando uma pesquisada e me deparei com a interface COSMIC que me chamou bastante a atenção, visto que é mais bonitinha e personalizável que o Gnome. A minha pergunta é…vale a pena reinstalar o Fedora com a spin Cosmic por agora? Testo o kde plasma? E há a possibilidade de usar duas interfaces no Workspace?
Sem ser um usuário avançado, digo-lhe que vai com calma; se for pra produção/trabalho, enquanto o Cosmic não tiver uma versão estável digo que não valeria a pena. E se for usar o Cosmic hoje, logicamente recomendaria o próprio Pop_OS!
No futuro quem sabe seja uma versão com uma comunidade grande e ativa, e tenha nas variadas distribuições versões oficiais e da comunidade com alguma relevância e suporte. Se para muitos nem mesmo a versão KDE do Fedora se encontra no mesmo patamar do Gnome, que dirá o Cosmic.
2 curtidas
não uso fedora, mas há um ditado que diz: “prudência e caldo de galinha não faz mal a ninguém”. bem, vc pode usar uma VM para testar. continue no seu fedora tradicional e espera o cosmic amadurecer. quem sabe lá por abril ou maio /2026 não esteja mais maduro?
mas, se quer pagar pra ver, instala a bagaça e descubra por si só.
4 curtidas
Acredito que essa resposta dependa muito da forma como você utiliza o seu computador, especialmente se for para fins profissionais. Usei o Cosmic Beta por pouco tempo e não tive problemas, mas, por se tratar de uma versão Beta, o risco de algo sair do controle é naturalmente maior. Portanto, assumir esse risco pode não fazer sentido para o seu tipo de uso.
Pessoalmente, eu recomendaria o Zorin com o GNOME, tanto pela estabilidade do sistema quanto pelas opções de personalização que ele oferece de forma nativa no ambiente.
2 curtidas
Depende muito do teu uso. Se tu precisa estar sempre nas versões mais recentes do kernel, drivers ou aplicativos, o Debian talvez não seja ideal pois ele prioriza estabilidade, o que significa pacotes mais testados, mas nem sempre atualizados. Isso pode ser um problema se tu usa hardware novo(especialmente placas de vídeo) ou precisa de softwares de ponta.
No meu caso, ele me atende bem. Uso o notebook pra estudar, ver vídeos, ouvir música e escrever. Mantenho os apps principais (Firefox, Spotify, Todoist) atualizados via Flatpak e o resto deixo nos repositórios do Debian, que é estável e tranquilo pro dia a dia.
Buenos,
Uso o Fedora Atomic com o COSMIC, faz um mês mais ou menos.
Troquei o KDE por ele por uma questão de “mudar um pouco”.
O COSMIC é interessante, mas de fato ele está “cru”, o gerenciador de janelas o “ficheiros COSMIC” é muito simples, dificultando, por exemplo a montagem de pastas de rede, tendo que ou fazer por comando ou manualmente todas as vezes que reinicia.
Para trabalho, não encontrei problemas, jogos da mesma forma.
Pra mim está estável, sem bugs ou algum problema, exceto o da montagem de pastas, como mencionei, porém é um problema que resolvi montando um script.
Se queres algo na linha do COSMIC, talvez seja interessante usar o Gnome, a não ser que saiba um “pouco mais do que o básico” e que queira testá-lo.
Mas, assim, as ferramentas que vem com o COSMIC e opções de configuração, ainda, não se comparam ao Gnome e ao KDE.
Dito tudo isso, ainda continuo com usando o COSMIC, achei limpo (até de mais), e interessante.