Vale a pena comprar um notebook ThinkPad usado?

Olá, colegas!

Apesar deu ter um PC — que comprei na época em que os preços ainda não estavam exorbitantes —, detesto ficar o dia inteiro no quarto, longe da minha família, pra ficar estudando (até porque já fico o dia inteiro no quarto pra trabalhar). Quero ter o conforto de andar pela casa e continuar desenvolvendo!
Dito isso, estou pensando em comprar pelo MercadoLivre um notebook Lenovo Thinkpad usado por até R$ 2.000,00 com Core i3, 4GB de RAM e SSD 120GB e instalar um Manjaro KDE pra estudar programação web front-end.
Sim, a configuração a princípio seria extremamente modesta, mas acredito que, em casos de mais necessidade, se eu usar o Parsec pra controlar meu PC pelo notebook o problema estaria resolvido.

É uma boa ideia? O preço está justo? Eu deveria separar mais uns R$ 200,00 e garantir a compra de um com I5 e 8GB de RAM talvez?

1 curtida

Seria bom você postar o link da oferta para a turma do fórum avaliar outros aspectos também.

Com certeza.

1 curtida

Outro dia vi o Compaq Presario CQ25, notebook dos mais modestos e de qualidade de componentes beirando o “padrão Posi”, à venda por 1.900!

Os tempos não estão nada favoráveis.

Core i3 + 4 GB de RAM roda o Manjaro KDE tranquilamente, mas, se puder pegar uma configuração melhor (como você mesmo descreveu com o i5 e 8 GB de RAM), seria melhor.

Thinkpads costumam ser mais caros mesmo. Outro dia vi um modelo simples com AMD Athlon MV40 (single core de 1,6 GHz, comparável com um Celeron, mas com melhor desempenho com gráficos) variando de 750 a 1400 reais, mesmo que a configuração dele seja BEM modesta.

1 curtida

Acho que já tá valendo mais que isso, porque eu vi com esse valor há vários meses. Atualmente boa parte dos Chromebooks e tablets em carcaça de notebook da Multilaser e Positivo já estão nesse valor.

Principalmente por conta da construção, então é normal que um Thinkpad com configurações modestas tenha o mesmo preço de notebook premium. O valor não é pela configuração em si, mas, por outras características como alguns que são feitos em liga de magnésio, tem resistência ao derramamento de líquidos, certificação militar para quedas até certa altura, etc.

:wave:t2: Eu irei fazer um “mini overview” como dono de um Thinkpad o T450. A durabilidade, dinamica e versatilidade dos Thinkpads é fenomenal. A construção dele é muito competente.

No começo olhamos para o teclado e vemos aquele “pino vermelho” o Trackpoint, então percebemos que o Touchpad tem várias funções, “Para que tudo isso” mas depois de usarmos e aprendermos o tamanho do controle que isso nos dá nos Sistemas:

1 - Apertar na parte de baixo ser o clique esquerdo ;
2 - Tem os 3 botões do fisicos do mouse;
3 - Ao segurar o botão do meio do Touchpad e usar o trackpoint podemos “scroll” para todos os lados;
4 - As vezes estamos digitando e como o dedo indicador está no F o trackpoint é pertinho, se o ponteiro do mouse estiver na frente doque estamos digitando, basta jogar o dedo indicador da mão esquerda para o lado e movemos o cursor do mouse sem precisar para de digitar para muda-lo de lugar. Dá para fazer isso com o dedo indicador da mão direita também que fica em cima do J;
5 - Tem situações que só de baixar o polegar já clicamos nos botões do mouse, excelente para ganhar tempo;
6 - Tem uma funcionalidade que, estamos lendo uma página, dai ao voltarmos clicamos com o botão direito e empurramos o cursosr do mouse rápidamente, ao soltarmo o botão direito ele volta sem precisar clicar denovo, leva um certo tempo para acostumar;
7 - Se usar um mouse com Trackball, podemos ficar com os 3 dedos nos botões fazendo uma jogada que deixa mais rápido ainda a navegação.
8 - O Trackpoint, se ajustado legal a velocidade dele nas configurações do sistema, facilita demais selecionar e desenhar em locais muito pequenos;
9 - Podemos usar o teclado, trackpad e trackpointer com as 2 mãos sem perder a produtividade e ainda por cima treinando o cérebro;
10 - As teclas do trackpad e do teclado são muito gostosas de apertar tem um espaço ideal dificilmente atingimos outras teclas, são rápidas, não agarram e fazem pouco barulho;
11 - O movimento do cursor do mouse com o Trackpoint é fácil de aprender e ajuda muito em pequnas tarefas, como umas que citei acima;
12 - O Trackpoint fica numa posição confortavel e estratégica facilitando o acesso a ele super rápido;
13 - Esse é do sistema operacional mas o F7 “Caret Browsing” aliado com todas estas possibilidades que o conjunto de comandos do Thinkpad oferece é sensacional;
14 - Quando uni com vários tipos de mouses diferentes, padrão, touchpad, tablet, mouse 4d, air mouse, mão esquerda e mão direita, como eu costumo usar, o Thinkpad fica com uma agilidade impressionante, não tem laptop com esta gama de possibilidades. Eu ainda estou para ver um que seja assim.
15 - Tem os modelos Touchscreen e que destaca a tela do teclado aumentando mais ainda esse dinamismo dos Thinkpads.
16 - Tem modelos como o T-450 que é altamente customizado, eu posso trocar a tela HD dele para FullHD, o teclado para um teclado com backlit, o Touchpad, tem varios pinos diferentes do Trackpoint.
17 - A segurança que os Thinkpad tem TPM, PTT, Trusting Computing, Computrace, tem senhas biometricas no BIOS.
18 -Vai por mim, Thinkpad é monstro em agilidade, dinamismo, variedade, não enjoamos de usa-lo pois podemos mudar o formato de usar quantas vezes quisermos. Não precisando ficar só no tradicional.
19 - Fácil prestar manutenção fisica nele, tem um comando dentro do BIOS que desativa a energia da bateria interna para poder prestar a manutenção;
20 -BIOS organizada e fácil de atualizar e é UEFI;
21 - Super confortável de se pegar nas mãos e carrega-lo;
22 - 2 baterias, no começo de cada uma tem 24wh, mas podemos trocar a externa para 72wh, no meu sistema operacional isso daria 2 dias de energia; O meu T450 com Arch OS dura de 5 a 6 horas, isso porque é um laptop de 2014;
23 - O meu que é i5 5300u esquenta bem pouco e é super silencioso as fans.
24 - Camera e Microfone, nunca usei mas estão lá.
25 - Os modelos Thinkpad atuais fecha a camera automaticamente com um tampão vermelho;
26 - Tem modelos que são a prova de liquidos na parte dos teclados e touchpad;
27 - Comigo funcionou super bem com os Sistemas Operacionais baseados em Linux Kernel. Peguei este laptop usado em troca do meu PC Gamer só tenho felicidades com este laptop;

Ufá, tem mais ainda se eu procurar ; Eu estou para ver um laptop com tudo isso de funcionalidades.

Edited:
28 - Falei que acharia mais detalhes. O meu T450 possue uma boa quantidade de conexões, USB 3.0, VGA, Mini Display port, possibilitando ter até mais 2 monitores externos e Cartão SIM Card LTE 4g. Tem modelos que aceitam SD card. Edited/

Edited2: Opa mais uma!
29 - A tecla função, até ela é muito dinamica. Podemos escolher um padrão para ela no BIOS. Eu prefiro esta:
1 Um click e aperto a função desejada, por exemplo deixar mudo o som e a led verde apaga, desativando a função.
2 Dois clicks ela fica constante LED aceso, então todas as funções ficam direto, bom para aumentar e diminuir volume, brilho. Edited3: Então para desativa-la basta apertar ela mais uma vez para apagar o LED verde"
Eu gosto deste jeito, mas no BIOS tem outros jeitos. Pequena informação algumas das teclas funções tem LED verdes e vermelhos para te indicar algo. Mudo fica um LED vermelho aceso por exemplo… Edited3/

30 - Bonus: A tecla função retorna o Laptop do modo Suspend, oque é mais agil que levar o dedo até o botão power, além de ser mais fácil de apertar.
Que coisa não :joy: :sweat_smile:
Edited2/

Edited5 & 6: 31 - Eu assisti o vídeo atual do Dionatan mostrando o workflow do Gnome 40 e por ele ter atalhos para gestos do mouse, touchpad, irá deixar o Thinkpad mais versátil e dinâmico ainda!
Segue o link:

Edited5 & 6/

A única coisa que eu não testei um Thinkpad, Games… Acredito que o T450 com o hardware que tem funcionaria tranquilamente. Eu já usei varios modelos de laptops e o T450 tem sido o melhor de todos! O próximo laptop que eu for comprar será um Thinkpad. Depois que acostuma com um Thinkpad é difícil usar outro modelo.

Excelente vale muito comprar um Thinkpad. Para confirmar e juntar mais dados, oque é muito bom, digita no Youtube por exemplo “best used laptops” a maioria que aparece Thinkpad. O @Dio tem o Thinkpad Yoga dele e se vermos nos vídeos que ele usa o laptop.

Eu acredito que se você pesquisar com carinho e aguardar um pouco por este valor você consegue encontrar um I5 com 8gb RAM ddr3 e SSD. Minimo, minimo para funcionar tranquilo se não achar com o SSD pode ir de HDD, mas de preferencia para i5 e 8gb ram ddr3 em dual channel para melhorar um pouquinho mais (4+4).

Era um “mini overview” mas este modelo Thinkpad merece ter um review de qualidade por tudo que ele oferece. O meu já tem quase 1 ano que está comigo.

Edited4: Acredito que é por isso do nome da linha Thinkpad, Laptop Pensado na agilidade, versatilidade e dinamismo do Pad que é o conjunto Teclado e Mouse, além de modelos com Touchscreen. Edited4/

Edited7: Curiosidade: “The ThinkPad line was first developed at the IBM Yamato Facility in Japan, and the first ThinkPads were released in October 1992.” A IBM Japonesa que criou este fenomenal laptop em 1992, eu não sabia até agora. Edited7/

:pray:t2:

1 curtida

Você já fez a escolha certa de ir num Thinkpad.
Se a diferença de um i3 4GB para um i5 8GB é só R$ 200,00 gaste esta grana sem pensar duas vezes, ainda mais com o uso que está pensando.

1 curtida

Colega, muito obrigado pelo textão. Hehe! Pelo jeito você é um apaixonado pela marca ThinkPad. Isso é um bom sinal.
O acha deste modelo em especial? https://www.extrabit.com.br/notebook-s/lenovo/notebook-t420s-core-i5-2a-geracao-4gb-ram-ssd-120gb-sem-bateria É o meu favorito no momento.

1 curtida

Ele é um i5 de 2nd geração :thinking: vai funcionar mas pode ter problemas por causa da idade dele com updates, tem sistemas operacionais que irão funcionar, outros irão pecar em algo. Você irá ter de comprar a bateria que é uns R$300… Eu penso que se você focar em encontra a linha Thinkpad com 4th geração e 8gb ram para cima seria melhor.

Esse aqui completo R$2500 O T440 com dockstation ainda, um aparato que quero ter para o meu T450 no futuro.

Só a dockstation custa R$500 mais ou menos. Dai no futuro você investia em outro pente de 4gb de ram e o laptop iria ficar top!

1 curtida

Olha este daqui

Esse está com preço muito bom e ainda é i5 de 6th geração com 8gb ram e 1tb hd… mais R$ 200 pode pegar um ssd e usar em conjunto.

Mas o vendedor não tem dados para comparar a sua reputação então é bom você conversar com ele primeiro. Cuidado com golpes.

Para eu recomendaria avaliar, é um bom notebook, mas investir em uma geração passada pode se tornar chato a longo prazo. Se puder dá uma pesquisada melhor, caso não houver outras alternativas pega ele mesmo.

1 curtida

Isso é verdade @amrahd , melhor avaliar. Deixando meu “Thinkpad fanboy” de lado e analisando melhor, se for para usar o laptop com teclado e mouse externos então o Thinkpad não faz mais sentido. Ele acaba que ficando mais caro para o hardware CPU+GPU que ele oferece. Melhor pensar com carinho a marca e modelos, pois com este valor tem laptops com hardware bem mais competentes que os do Thinkpad.

1 curtida

Talvez também seja interessante olhar os preços dos Dell Latitude e HP Elitebook que concorrem no mesmo segmento.

1 curtida

Veja esses monstros aqui, antigos e usados, mas, de respeito, por isso tão caros:
https://sc.olx.com.br/norte-de-santa-catarina/computadores-e-acessorios/notebook-thinkpad-workstation-i7-16gb-500gb-nvidia-quadro-fhd-aceito-cartoes--842388443

1 curtida