Eu irei fazer um “mini overview” como dono de um Thinkpad o T450. A durabilidade, dinamica e versatilidade dos Thinkpads é fenomenal. A construção dele é muito competente.
No começo olhamos para o teclado e vemos aquele “pino vermelho” o Trackpoint, então percebemos que o Touchpad tem várias funções, “Para que tudo isso” mas depois de usarmos e aprendermos o tamanho do controle que isso nos dá nos Sistemas:
1 - Apertar na parte de baixo ser o clique esquerdo ;
2 - Tem os 3 botões do fisicos do mouse;
3 - Ao segurar o botão do meio do Touchpad e usar o trackpoint podemos “scroll” para todos os lados;
4 - As vezes estamos digitando e como o dedo indicador está no F o trackpoint é pertinho, se o ponteiro do mouse estiver na frente doque estamos digitando, basta jogar o dedo indicador da mão esquerda para o lado e movemos o cursor do mouse sem precisar para de digitar para muda-lo de lugar. Dá para fazer isso com o dedo indicador da mão direita também que fica em cima do J;
5 - Tem situações que só de baixar o polegar já clicamos nos botões do mouse, excelente para ganhar tempo;
6 - Tem uma funcionalidade que, estamos lendo uma página, dai ao voltarmos clicamos com o botão direito e empurramos o cursosr do mouse rápidamente, ao soltarmo o botão direito ele volta sem precisar clicar denovo, leva um certo tempo para acostumar;
7 - Se usar um mouse com Trackball, podemos ficar com os 3 dedos nos botões fazendo uma jogada que deixa mais rápido ainda a navegação.
8 - O Trackpoint, se ajustado legal a velocidade dele nas configurações do sistema, facilita demais selecionar e desenhar em locais muito pequenos;
9 - Podemos usar o teclado, trackpad e trackpointer com as 2 mãos sem perder a produtividade e ainda por cima treinando o cérebro;
10 - As teclas do trackpad e do teclado são muito gostosas de apertar tem um espaço ideal dificilmente atingimos outras teclas, são rápidas, não agarram e fazem pouco barulho;
11 - O movimento do cursor do mouse com o Trackpoint é fácil de aprender e ajuda muito em pequnas tarefas, como umas que citei acima;
12 - O Trackpoint fica numa posição confortavel e estratégica facilitando o acesso a ele super rápido;
13 - Esse é do sistema operacional mas o F7 “Caret Browsing” aliado com todas estas possibilidades que o conjunto de comandos do Thinkpad oferece é sensacional;
14 - Quando uni com vários tipos de mouses diferentes, padrão, touchpad, tablet, mouse 4d, air mouse, mão esquerda e mão direita, como eu costumo usar, o Thinkpad fica com uma agilidade impressionante, não tem laptop com esta gama de possibilidades. Eu ainda estou para ver um que seja assim.
15 - Tem os modelos Touchscreen e que destaca a tela do teclado aumentando mais ainda esse dinamismo dos Thinkpads.
16 - Tem modelos como o T-450 que é altamente customizado, eu posso trocar a tela HD dele para FullHD, o teclado para um teclado com backlit, o Touchpad, tem varios pinos diferentes do Trackpoint.
17 - A segurança que os Thinkpad tem TPM, PTT, Trusting Computing, Computrace, tem senhas biometricas no BIOS.
18 -Vai por mim, Thinkpad é monstro em agilidade, dinamismo, variedade, não enjoamos de usa-lo pois podemos mudar o formato de usar quantas vezes quisermos. Não precisando ficar só no tradicional.
19 - Fácil prestar manutenção fisica nele, tem um comando dentro do BIOS que desativa a energia da bateria interna para poder prestar a manutenção;
20 -BIOS organizada e fácil de atualizar e é UEFI;
21 - Super confortável de se pegar nas mãos e carrega-lo;
22 - 2 baterias, no começo de cada uma tem 24wh, mas podemos trocar a externa para 72wh, no meu sistema operacional isso daria 2 dias de energia; O meu T450 com Arch OS dura de 5 a 6 horas, isso porque é um laptop de 2014;
23 - O meu que é i5 5300u esquenta bem pouco e é super silencioso as fans.
24 - Camera e Microfone, nunca usei mas estão lá.
25 - Os modelos Thinkpad atuais fecha a camera automaticamente com um tampão vermelho;
26 - Tem modelos que são a prova de liquidos na parte dos teclados e touchpad;
27 - Comigo funcionou super bem com os Sistemas Operacionais baseados em Linux Kernel. Peguei este laptop usado em troca do meu PC Gamer só tenho felicidades com este laptop;
Ufá, tem mais ainda se eu procurar ; Eu estou para ver um laptop com tudo isso de funcionalidades.
Edited:
28 - Falei que acharia mais detalhes. O meu T450 possue uma boa quantidade de conexões, USB 3.0, VGA, Mini Display port, possibilitando ter até mais 2 monitores externos e Cartão SIM Card LTE 4g. Tem modelos que aceitam SD card. Edited/
Edited2: Opa mais uma!
29 - A tecla função, até ela é muito dinamica. Podemos escolher um padrão para ela no BIOS. Eu prefiro esta:
1 Um click e aperto a função desejada, por exemplo deixar mudo o som e a led verde apaga, desativando a função.
2 Dois clicks ela fica constante LED aceso, então todas as funções ficam direto, bom para aumentar e diminuir volume, brilho. Edited3: Então para desativa-la basta apertar ela mais uma vez para apagar o LED verde"
Eu gosto deste jeito, mas no BIOS tem outros jeitos. Pequena informação algumas das teclas funções tem LED verdes e vermelhos para te indicar algo. Mudo fica um LED vermelho aceso por exemplo… Edited3/
30 - Bonus: A tecla função retorna o Laptop do modo Suspend, oque é mais agil que levar o dedo até o botão power, além de ser mais fácil de apertar.
Que coisa não
Edited2/
Edited5 & 6: 31 - Eu assisti o vídeo atual do Dionatan mostrando o workflow do Gnome 40 e por ele ter atalhos para gestos do mouse, touchpad, irá deixar o Thinkpad mais versátil e dinâmico ainda!
Segue o link:
Edited5 & 6/
A única coisa que eu não testei um Thinkpad, Games… Acredito que o T450 com o hardware que tem funcionaria tranquilamente. Eu já usei varios modelos de laptops e o T450 tem sido o melhor de todos! O próximo laptop que eu for comprar será um Thinkpad. Depois que acostuma com um Thinkpad é difícil usar outro modelo.
Excelente vale muito comprar um Thinkpad. Para confirmar e juntar mais dados, oque é muito bom, digita no Youtube por exemplo “best used laptops” a maioria que aparece Thinkpad. O @Dio tem o Thinkpad Yoga dele e se vermos nos vídeos que ele usa o laptop.
Eu acredito que se você pesquisar com carinho e aguardar um pouco por este valor você consegue encontrar um I5 com 8gb RAM ddr3 e SSD. Minimo, minimo para funcionar tranquilo se não achar com o SSD pode ir de HDD, mas de preferencia para i5 e 8gb ram ddr3 em dual channel para melhorar um pouquinho mais (4+4).
Era um “mini overview” mas este modelo Thinkpad merece ter um review de qualidade por tudo que ele oferece. O meu já tem quase 1 ano que está comigo.
Edited4: Acredito que é por isso do nome da linha Thinkpad, Laptop Pensado na agilidade, versatilidade e dinamismo do Pad que é o conjunto Teclado e Mouse, além de modelos com Touchscreen. Edited4/
Edited7: Curiosidade: “The ThinkPad line was first developed at the IBM Yamato Facility in Japan, and the first ThinkPads were released in October 1992.” A IBM Japonesa que criou este fenomenal laptop em 1992, eu não sabia até agora. Edited7/