Vale a pena colocar mais RAM ou colocar um SSD em meu notebook?

Bom, eu tenho um notebook bem fraquinho com um dual core de 1.8GHz e 4GB de RAM, daí o sistema as vezes dá uma engasgada. Então eu gostaria de saber se ao acrescentar mais um pente de 2/4GB ou colocar um SSD (atualmente estou usando um HD) poderia melhor um pouco o desempenho.
Eu sei que o processador é um fato super limitante do computador, porém eu só posso mudar a RAM ou o disco rígido/SSD.

2 curtidas

Eu colocaria 8GB de RAM antes de pensar em um SSD, não adianta nada os aplicativos abrirem rapidamente se o sistema não tem memória suficiente para um multitasking eficiente.

8 curtidas

A verdade é que depende. O @anon48453804 tem razão no comentário dele, mas vale também observar se o que está causando engasgos nas aplicações é o processador e não a RAM ou o HD.

Será que o PC dá esses engasgos quando o CPU fica “no talo”? Porque se for, ainda que mais RAM e um SSD ajudem a dar uma sobrevida, ainda assim você pode ter problemas.

Sob a minha concepção, “memória nunca é demais”, mas às vezes ela pode sobrar, entretanto, numa condição parecida com a sua, mas com um processador melhor (um i5 de quinta geração), optei por colocar um SSD, então depende da sua necessidade.

7 curtidas

Olá @RamonVSBR na minha opinião esse é um dos casos onde não tem “resposta certa” .
Computadores são bastante modulares mas a performance final depende da qualidade do conjunto, dando um exemplo bem “nonsense”, se eu que sou sedentário usasse um tênis do Usain Bolt eu não iria ficar tão rápido quanto ele.

Quando estamos falando de hardware muito limitado (muitas vezes pela idade) talvez fazer um upgrade caro como memórias e um SSD pode acabar não valendo à pena. É lógico que ainda vai ficar mais barato que um notebook novo, mas sinceramente eu pensaria bastante sobre essa segunda possibilidade.

Outro ponto é que dependendo da idade do seu notebook, você terá que comprar memórias de gerações antigas que serão inúteis quando você finalmente decidir comprar um hardware totalmente novo.

3 curtidas

já que vc falo que só pode mudar ou a memoria ram ou o hd por um ssd eu trocaria o hd pelo ssd no seu caso não adiantaria colocar mais 2gb ou 4gb de memoria ram, sendo que a leitura e escrita de um hd e muito lenta, a leitura e a escrita de um ssd e 4 vezes mais rápido que um hd normal, hd e tão ruim que to ate querendo fazer raid zero de novo aqui no meu pc a velocidade de leitura e escrita e mais importante do que a memoria ram no seu caso que tem 4gb .

2 curtidas

@RamonVSBR identifique qual parte do seu harware está gargalando. Em velocidade… 4GB ou 8GB não fazem diferença. Acho que vc deve se preocupar com o SSD… Terá um sistema mais rápido, além de refletir na economia de energia do notebook.

2 curtidas

Eu tenho um notebook antigo, mas que me atende muito bem para o uso que faço dele. No ultimo ano, em vez de comprar outro notebook, resolvi dar uma melhorada nele. Ele é um i52520m que tinha 4GB de memória. primeiro coloquei mais 4GB, está com 8GB, depois comprei uma bateria nova, já que a antiga não durava nem 15 minutos, a nova já segura por pouco mais de 3 horas, dependendo do uso. por último, na semana passada, comprei um SSD de 480GB, instalei nesse final de semana e virou outro computador. Mas a diferença está basicamente no boot. Usando, não percebo diferença. por isso que sou da mesma opinião do @anon48453804, entre memória e SSd, investiria primeiro em memória. Mas o que o @Dio falou também é muito importante. primeiro vc precisa identificar o gargalo do seu sistema. Se for processador, talvez investir em memória e/ou SSD não resolvam o seu problema.

3 curtidas

Algo que vale lembrar, dependendo da idade do notebook pode ser que ele utilize o padrão Sata II, neste caso apenas metade da velocidade do SSD seria utilizada, ele não seria muito mais rápido que um bom HD de 7.200RPM. O SSD faz diferença no boot e na hora de abrir aplicativos, mas uma vez que você já abriu os aplicativos que irá utilizar, ele não faz diferença alguma.

2 curtidas

Bom, eu agradeço a todos pela opinião!

Algo que esqueci de comentar é que o notebook apesar de um hardware fraco, é novo, já que comprei ele pra estudos, porém a gente nunca se contenta em só fazer uma coisa e vai forçando o PC até ver onde ele vai, testando um joguinho aqui, editando um vídeo ou foto ali, abrindo várias abas e programas, etc…

Decidi que primeiramente vou tentar pegar ao menos uma memória de 2GB pra dar uma folga e depois penso no SSD (que era um substituição que eu já pensava no período que comprei).

4 curtidas

Eu optaria por um bom SSD mas depende do seu uso, HDs de notes são muito mais lentos (5400 RPM) além da economia de bateria que terá com, no meu computador dual core com SSD em Sata 2 parece outra máquina boot e abertura tudo é mais rápido

1 curtida

Amigo, não sei se ainda esta em tempo…mas vamos lá: Tenho um um notebook com i7 de 2ª geração, 8GB de Ram e HD 500 GB - 5400 rpm.

Semana passada comprei um SSD Kingston 480 GB, chegou e instalei o Manjaro nele…depois que aperta o botão de ligar, em menos de 10 segundos já tem a tela de senha…e depois do enter da senha mais uns 3 segundos e já temos o desktop em ponto de uso.

Esse mesmo procedimento antes (Linux Mint) não demorava menos do que quase 1 minuto. Se colocar o Windows 10 na conta, levava uma eternidade o boot…e depois da senha dava tempo de tomar um café e passar no banheiro.

Amanhã posto um vídeo desse procedimento todo.

5 curtidas

SSD sem dúvidas, brother. Mudou meu conceito sobre armazenamento para PC.

2 curtidas

Dá uma olhada nesse vídeo e veja o que o SSD fez aqui no meu notebook!!

3 curtidas

Qual a interface gráfica do Manjaro?

É o Manjaro Cinnamon.

1 curtida

rs esse hd que vc mostro no video eu tenho um dele e adivinha só a taxa de leitura dele 60 mb man, chega tive que instalar o lubuntu pra poder pelo menos usar o notebook.

1 curtida

Mesma velocidade de taxa do meu antigo HD IDE Seagate de 80GB :anguished:

1 curtida

Eu fiz um teste do SSD no Linux Mint 19.1, mas não me recordo dos números exatos…mas o que posso te dizer que a diferença é gritante em tudo!!! Ligar o computador, você pode acompanhar pelo vídeo…mas a simples navegação na internet é mais rápida, pois imagina acessar um site com um monte de CSS, JS, JPG, etc e o Firefox / Chrome salva esses arquivos em Cache e por ai vai.

Paguei por volta de R$ 325,00 com frete grátis no ML e posso dizer que foi um dos melhores investimentos feitos nesse notebook.

Em meu outro computador AMD 8350 tenho um Samsung 840 EVO de 250 GB, mas nele uso o Windows 10. O Linux Mint é num HDD de 500 GB. Fiz o mesmo teste nesse SSD e deu na faixa de 250 Mb de leitura…acredito que é por ser formatado em NTFS…sei lá.

2 curtidas

Sensasional!

Meu notebook de 2013 com Intel Celeron 847 Dual Core 1.10GHz, 4GB de RAM e HD de 500GB - 5.400 RPM era uma lentidão imensa com Windows 8 e 8.1. Sempre era uma eternidade para ligar e usar. Larguei o Windows e fui com tudo para o Linux mesmo sem conhecer, só sabia que era mais leve. Com o Mint 19.1 ele inicia muito mais rápido, toda vez que ligo o notebook eu penso: “parece que eu coloquei um SSD”. Claro que não é isso tudo, mas comparado com o Windows, realmente está muito rápido, tanto que sinto que coloquei um SSD. E fico feliz demais quando ligo, reinicio ou desligo o notebook, pois responde muito rápido.

Quero ver o dia que eu tiver um pc com SSD e Mint instalado. Vai voar igual no seu vídeo. Kkkkkk. :thinking:

1 curtida

No HDD que mostrei tenho Windows 10 e Linux Mint 19.1 instalados. Cara, para iniciar no Windows demora uns 5 minutos, se brincar até mais…com isso faz um bom tempo que não desligo ele, apenas bloqueio o usuário ou hiberno o sistema. Já no Mint é bem mais rápido, sei lá coisa de 1 minuto.

Agora com o SSD é outro mundo, como dá pra ver é praticamente instantâneo…isso porque já instalei boa parte dos programas que utilizo, então não é aquela instalação acabada de fazer só com o SO mesmo.

Desde que comprei e uso o Samsung é possível ver a gritante diferença, mas eu não imaginava que o A400 seria tão grande com esse notebook…achei o custo x beneficio desse SSD muito bom, foi um investimento que valeu a pena d+!!!

2 curtidas