Vale a pena assinar o Microsoft 365? Quais são as alternativas?

Está em dúvida se vale a pena assinar o Microsoft 365 e quer comparar com as principais alternativas gratuitas? Confira nossa análise!

2 curtidas

Particularmente falando, não vale a pena. Nem me lembro qual foi a última vez que precisei usar algum arquivo do pacote office.

Na minha rotina, basta-me o Obsidian para criar minhas notas em formato markdown (e que posso abrir e utilizar em qualquer outro programa ou site que reconheça esse formato).

Mas eu sou uma exceção à regra. A maioria das pessoas fazem uso constante de arquivos do pacote office e é imprescindível que tenham acesso a uma suíte que lhe ofereçam tal possibilidade. Neste caso, vale muito a pena considerar as demais alternativas antes de optar pela assinatura do Microsoft 365.

Para encerrar, é impressão minha ou aquele “benchark” ali no texto era pra ser “benchmark”? :thinking:

1 curtida

A maioria das suites Offices open source suprem com primor minha necessidade. São elas: WPS, OnlyOffice ou até mesmo o LibreOffice que por sinal já vem instalada.

2 curtidas

Uso tanto o Onlyoffice quanto o Libreoffice e ambos respondem bem. O pessoal fala em incompatibilidade, mas, sinceramente, não vejo nada disso. E olhe que sou professor e lido com word, power point de estudantes o tempo todo.

3 curtidas

A realidade é que 79 reais anual para 1T de onedrive já vale a pena - e essa ‘promoção’ aparece quase mensalmente. E vem todo o office junto, se não usar por questões de princípio (…) ainda assim está um ótimo valor.
Um dia vou entender aqueles que pagam por google drive…

2 curtidas

onllyOffice vai superar as suítes de escritório da Microsoft e da Apple. Um monte de escritório de contabilidade e advocacia que usavam tudo da Apple, vieram me falar que acharam o onllyOffice melhor

3 curtidas

Eu posso parecer do contra aqui mas gosto bastante da suite Microsoft. Pra mim é uma pena eles não disponibilizarem sua suite para Linux nativamente, pois seria assinante com certeza. Ter a estabilidade do Linux com o poder do Office seria algo inacreditavelmente bom.

1 curtida

O que valeria a pena seria a continuidade do WordPad…

Para documentos textuais curtos e/ou simples, ou para rascunhar partes de documentos mais complexos e/ou maiores, o WordPad funciona que é uma beleza. São enormes penas sua retirada iminente do Win 11 e sua extinção como projeto ativo junto com a do Win 10 ano que vem.

Afinal, o WordPad é bem leve ainda assim oferecendo vários recursos de paginação e formatação. Permite texto com diferentes fontes, com títulos e subtítulos, com trechos em negrito, itálico ou sublinhados, com recuos e diferentes alinhamentos, com listas e hiperlinks. Nada disso o Bloco de Notas é capaz de entregar, e recorrer a Word, ou Libre Office Writer, ou programa similar, pode ser um exagero, se o documento pretendido não tiver complexidade.

1 curtida

Tem o AbiWord como substituto do WordPad (talvez não a alternativa mais direta, mas ainda assim é um processador de texto leve/simples como é o WordPad), mas infelizmente seu desenvolvimento anda em ritmo lento. Ele deve estar disponível nos repositórios de qualquer distribuição que se preze, mas creio que sua página do GitLab seja esta.

2 curtidas

A última edição estável do AbiWord tem quase três anos; e a última edição estável para Windows é ainda mais antiga, e parou de ser desenvolvida.

Uma pena!

Não vale a pena.

Já tá dando pra acessar o OneDrive no sistema de arquivos do Gnome naquela integração que prometeram, ou ainda tá bugada?

Se for apenas para armazenar arquivos o Google Drive sai mais interessante sendo 2TB por R$ 38 mensais contra R$ 36 e seus 1TB do oneDrive, a não ser que opte pela versão Family do onedrive R$ 45 com 6TB.

1 curtida

passou de 15 reais nao vale a pena pra mim. consigo me virar muito bem no libre office

1 curtida

No caso de armazenamento, o do OneDrive pode ser mais interessante nas promoções que o pacote 365 anual sai por volta de 80 a 120 reais em alguns lugares, como Amazon e Kabum, que daria uma merreca pra 1TB de espaço, fora isso, o do Google parece mais interessante até por conta de integração com Android.