Vai ser possivel instalar o LXDE no Ubuntu 20.04?

Olá pessoal! Atualmente estou usando o Lubuntu 18.04 e com a nova LTS chegando eu pretendo atualizar o meu sistema. O problema e que a próxima versão do Lubuntu vai vir com o LXQT ao invés do LXDE, e eu n me adaptei muito bem a mudança quando eu testei a Live ISO.
Alguém sabe se será possível instalar instalar no LXDE na próxima LTS?
Outra pergunta: Sei q a canonical vai dar suporte a versão 18.04 por alguns anos, mas com o tempo tem algum risco de algum programa q eu instalar der algum problema?
Obrigado desde já!

Oi Vitor, olha, não sei se isso vai se manter, mas até o momento é possível (Ubuntu 20.04 daily build na imagem):

3 curtidas

Bom então ainda tenho uma esperança kkkkkk. Vou dar uma olhada depois.
Vlw Dio!!!

A instalação de um ambiente gráfico que não o original é possível em qualquer SO baseado em Linux. Isso porque o ambiente gráfico é só uma das camadas do SO. Você pode, por exemplo instalar o LXDE e remover a sessão do Ubuntu. Ou instalar o Lubuntu :sweat_smile:

2 curtidas

Compreendo muito bem o dilema do colega, e também não me acostumei com o LXQt.

Tem alguns “bugs”, que não tinham no LXDE.

Já instalei o ambiente gráfico, mas não fica igual, mesmo personalizando.

Mas é isso! mudanças

Se o suporte acabar, o Lubuntu e o LXDE sã na verdade o Openbox mais “apps LX”. Só que no caso do Lubuntu ele recebe uma personalizaçãozinha a mais (icones, temas e personalização para o Menu e a barra).

Os Apps do LX estão também disponíveis para todas as interfaces - Gnome, xfce, mint, etc.

Por os apps LX serem feitos em GTK eles tem compatibilidade com temas GTK.

Então você pode montar o seu LXDE caso acabem com os instaladores dos metapacotes dele. Basta instalar os pacotes openbox, lxpanel (prefiro o xfce4-panel com xfce4-whiskermenu-plugin), pcmanfm (apesar de preferir o Nemo), lxappearance, lxappearance-obconf e lxtask e criar o arquivo do que vai iniciar em ~/.config/openbox/autostart e escrever dentro os nomes dos apps

lxpanel &
pcmanfm --desktop &
nmapplet &
pnmixer

Ai vc baixa o seu tema de icones e da janela preferido, faz Logout, e no gerenciador de sessão você seta que vai iniciar a sessão com o Openbox, e pronto, aí está o seu LXDE.

Para um ambiente mais limpo de instalação a ISO do Xubuntu-core criado pela comunidade, e a partir dele instalado você montar o seu “Lubuntu”.

Mas se resolver testar o próprio Xubuntu-Core acredito eu, que você vai gostar muito dessa versão do Xubuntu tanto quanto o Lubuntu.