VAAPI mais rápido para Intel / AMD no Linux

O dev do protonGE (GloriousEggroll) comentou no Twitter recentemente:

“E se eu te disser que agora você pode capturar e gravar gameplays 4k60 no linux em uma GPU AMD sem placa de captura, sem problemas malucos no driver AMD AMF, tudo na mesma máquina (dado que o hardware pode rodar o jogo em 4k60). É FINALMENTE POSSÍVEL.”

Se trata do uso do Plugin Gstreamer VAAPI + obs-vkcapture na qual fez um vídeo demonstrando na sua distro “Nobara” (baseado no Fedora):

Felizmente não é preciso usar este sistema usufruir, é possível usar os plugins via Flatpak em qualquer distro.

flatpak install org.freedesktop.Platform.GStreamer.gstreamer-vaapi com.obsproject.Studio.Plugin.Gstreamer org.freedesktop.Platform.VulkanLayer.OBSVkCapture com.obsproject.Studio.Plugin.OBSVkCapture

Uso AMD GPU (que funciona sem precisar instalar nada) e notei um upgrade muito grande apenas com o uso do plugin VAAPI Gstreamer + Captura via Pipewire, como mostro em meu blog.
https://fastoslinux.com/2022/07/29/gstreamer-vaapi-plugin-obs-studio-flatpak/

Se usa Intel, talvez tenha que instalar algum pacote a mais na sua distribuição, como mostra na ArchWiki na sessão Hardware_video_acceleration#Intel.

11 curtidas

Complementando, o plugin Game Capture do OBS Studio via Flatpak para capturar seus games de forma mais fluida ainda!

1 curtida

Aqui o uso de CPU caiu de ~20% com ffmpeg vaapi para ~12% com esse gstreamer.
i5-7200u com smt desativado (2/2).
Intelhd 620.
Fedora 36 wayland.

2 curtidas

Bacana, a única mitigação que eu não desativo é o SMT, kkkk dá uma queda boa no desempenho, o restante é ativado por padrão no fedora, resumo do spectre-meltdown-checker, porém faz tempo que ele não é atualizado.

1 curtida

ate hoje eu procuro como eu instalar o obs-vkcapture no meu OBS, alguem ai tem uma dica ou sabe como instalar?

via flatpak:

flatpak install org.freedesktop.Platform.VulkanLayer.OBSVkCapture com.obsproject.Studio.Plugin.OBSVkCapture
1 curtida

fiz isso mas ainda não apareceu a opção de captura jogos

está usando o OBS flatpak?

to sim, so que não aparece essa opção