Utilizar PC velho como VPS e servidor

Olá, pessoal!
Estou com um computador velho parado aqui em casa (i3 8th gen acho) e vou torná-lo um servidor de arquivos e um servidor para armazenar projetos de desenvolvimento. Para esse segundo objetivo eu pretendo permitir conexão SSH de outras redes além da local, para que eu possa acessá-lo de fora de casa.
Sugestões de sistemas e servidores? Sei do CasaOS + Ubuntu Server 20.04, é a opção mais simples? Qual a abordagem mais segura para permitir acesso SSH da “internet”? Pensei em simplesmente usar NGROK e abrir um túnel pro meu PC, mas não sei se é opção mais segura.

Tenho conhecimento avançado em Linux mas sempre gosto das opções mais “fáceis” ou simples, pois não gostaria de utilizar o fim de semana todo configurando esse servidor.

1 curtida

Na verdade Ubuntu 24.04 que e mais atualizado. o 20 é 2 versões antes da atual.
Ubuntu Server + Casa OS, Tem o Umbrel também, True Nas Scale(isso é matar uma formiga com um tiro de bazuca).

Tem como simplesmente usar só um DietPi da vida.

Aqui eu utilizo o Casa OS em conjunto do ubuntu server 24. Acho extremamente prático o sistema de instalar contêineres Docker através dele, diferente do True Nas que é um nervoso tenebroso usar aquela interface que veios dos confins do inferno.

Para acessar de fora da sua rede local, procure por DDNS e VPN, que irá resolver seu problema.

1 curtida

Instalei usando Ubuntu 20.04 que era o recomendado e testado pelo CasaOS, mas logo devo fazer upgrade pra 24.04.
Quanto ao DDNS e VPN, pretendo usar o tailscale.

1 curtida