Utilizar AUR ou Flatpak para um software não oficial no Arch

Bom dia pessoal,

Recentemente fiz a migração para o Arch Linux, e estou me adaptando as novas ferramentas e modos de utilizar o sistema (estou vindo do Pop!_OS), e ao instalar o Chrome, me surgiu uma dúvida:
No site oficial, ele só oferece arquivos .deb e .rpm, logo, não temos uma distribuição oficial do Chrome para Arch Linux. Encontrei duas opções para instalá-lo então:
via Flatpak
via AUR
Qual seria a melhor em termos de segurança, updates, confiabilidade?
Vi que tanto no AUR quanto no Flatpak são pacotes gerenciados pela comunidade, então pode ter o risco de colocarem coisas maliciosas nesses pacotes? (sei que no Chrome por ser muito popular, tem muita gente olhando, mas me refiro no geral e em pacotes menos populares também)

nem um tem risco de ter nada malicioso, o aur do arch é extremamente bem mantido e o pior q pode acontecer é algum bug de empacotamento. O flatpak é comunitário, mas é um sistema de empacotamento extremamente bem mantido e apoiado por inúmeras distros.
se quer algo um pouco mais estável vai de flatpak, se quer algo mais veloz e possivelmente mais atualizado, vai de aur

Tem também o Chaotic-AUR que já é pré compilado, ameniza o risco de bug em alguma dependencia de compilação do AUR tradiconal

Nunca utilizei esse chaotic, é seguro utilizar?

Nunca tive problemas, dois anos usando. Não tem tudo do AUR tradicional nele (ex: Azure Data Studio), mas tem uma galera. Por exemplo, OnlyOffice não existe no repositório oficial do Arch, então baixo do Chaotic

Obrigado pela dica amigo, vou testar aqui, já habilitei e é bem simples :slight_smile:

É importante salientar que pode ter algo malicioso sim no AUR, por isso é importante verificar os PKGBUILDs e os repositórios. Pra quem usa ou já usou o Arch sabe que já ouve em 2018 caso de malware. Não devemos esquecer que o AUR é conteúdo criado pelos usuários, de modo que tudo que for gerado através deles, nunca devem ser tratados como material seguro.