https://diolinux.com.br/flatpak/tema-correto-em-apps-flatpak.html
Se você utiliza um tema de terceiros em seu desktop Linux, provavelmente já se deparou com aplicativos flatpak que continuam utilizando o Adwaita. Saiba como resolver isso de uma vez por todas.
No meu caso, o problema é o contrário. Uso o Mint com o tema dark, mas quero que especificamente o LibreOffice fique com o tema light. Procurei alguma configuração dentro do próprio aplicativo mas nada funcionou.
@Mateus-Franca belezinha?
Tive esse problema com o MySQL Workbench. Nele alguns icones não apareciam por falta de contraste.
O jeito foi editar o .desktop da aplicação.
Diretório:
/usr/share/applications/
Abra o .desktop com algum editor de texto, e na linha onde estiver a condição exec, coloque o tema que você quer usar.
Alteração:
-
Exec= mysql-workbench %f
↓ Exec=env GTK_THEME=Adwaita mysql-workbench %f
Nesse caso, coloquei o tema do Adwaita, mas você pode escolher algum outro.
Exec=env GTK_THEME=tema_escolhido
Salve!
O aplicativo de edição de texto diz que eu não tenho as permissões necessárias para salvar a alteração.
Uma dica para quem estiver usando um tema que não está disponível no Flathub, é usar o Pakitheme, um script que detecta o tema do sistema, cria um pacote flatpak dele e o instala automaticamente.
Não tem permissão porque é um arquivo do sistema, e por padrão você só tem permissão para criar/modificar arquivos dentro da pasta do seu usuário (/home/usuario
).
Você teria que abrir o editor de textos com permissão de root. Por exemplo, no caso de usar o Gedit, digite no terminal
sudo gedit /usr/share/applications/nome-do-arquivo.desktop
Mas nesse caso aí, eu acho que seria mais adequado você copiar o arquivo de /usr/share/applications/
para /home/seuusuario/.local/share/applications/
(crie a pasta se não existir). E então é só editar normalmente. A vantagem de fazer assim é que se o programa for atualizado, o arquivo não vai ser sobrescrito e você não vai precisar fazer isso de novo.
se uma variável de ambiente define o tema gtk.porque não defini-la globalmente para todo os aplicativos?
No meu caso, só o Workbench ficava sem contraste. Então não tinha muita necessidade aplicar para os outros.