Utilização de programas de engenharia em LINUX

Boa tarde pessoal!

Depois dessa lei felca eu estou tentando me precaver de qualquer situação, e para isso, estou tentando baixar algum sistema operacional LINUX para poder utlizar meus programas para trabalho como AutoCAD e similares.
Mas pesquisando na internet, vi que é mais complicado do que parece. Resumindo, alguém consegue me ajudar se consigo instalar alguns desses programas não oficiais nesses sistemas? Procurei pelo menos a respeito de instalação mas não tem um vídeo na net explicando passo a passo sem ser com máquina virtual. Achei um vídeo em específico mas é como se fosse rodar o windows dentro dele. Será que funcionaria?
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=fLgy421DNkY

Não sei se funcionaria, mas se for instalar o linux, há esse site com algumas alternativas ao AutoCAD:

https://alternativeto.net/software/autocad/

1 curtida

Depende muito do programa que você usa. Se você usa o Autocad como ferramenta de trabalho, então está na mão da Microsoft mesmo.

Se for pra ir pro Linux, a estratégia é verificar os programas similares e que possam resolver o seu problema. Alternativas de software livre podem até surpreender em alguns pontos específicos. Indico que você use a busca do fórum com cada software específico, eu sei que já tem alguns tópicos sobre autocad por aqui (mesmo que o tópico esteja trancado, veja a informação dele).

Basicamente não adianta tentar baixar o Linux e achar que vai fazer exatamente as mesmas coisas que o Windows faz. São sistemas diferentes e filosofias diferentes. Aliás o maior erro da migração é achar que tirar um e por o outro.

Você mencionou que usa a máquina para trabalho. Então deve ter cuidado redobrado na migração pra ter tempo suficiente para aprender o novo sistema e não impactar suas entregas.

Caso vc venha a se aventurar a instalar o Linux, essa comunidade estará de braços abertos para ajudar, ou pelo menos indicar onde está a ajuda.

Boa noite, Gabriel! Particularmente, eu acredito ser melhor utilizar softwares nativos do ecosistema Linux ao invés de utilizar softwares Windows com camadas de compatibilidade. Instalar softwares no linux é infinitamente mais fácil que no Windows. Abaixo encontram-se listados softwares de CAD e acessórios ao CAD de ecosistema Linux ou até mesmo multiplataforma para que você possa dar uma olhada e decidir sobre qual escolher.

As melhores alternativas ao AutoCAD no Linux incluem opções nativas robustas como BricsCAD e ARES Commander (pagos, alta compatibilidade DWG) e opções gratuitas/open-source como FreeCAD (modelagem 3D), LibreCAD e QCAD (desenho 2D). O DraftSight também é uma alternativa popular, embora suas versões Linux possam ser beta.

Diolinux Plus +3

Aqui estão as principais opções divididas por categoria:

Alternativas Pagas (Profissionais - nativas Linux):

• BricsCAD: Muito similar ao AutoCAD, suporta comandos lisp, 2D e 3D.

• ARES Commander: Uma suíte CAD completa da Graebert, excelente compatibilidade.

Linux Universe +4

Alternativas Gratuitas e Open Source:

• FreeCAD: Focado em modelagem 3D paramétrica, ideal para engenharia mecânica.

• LibreCAD: Focado em desenho 2D, interface familiar e baseado no QCAD.

• QCAD: Excelente para 2D, com interface intuitiva.

Alternativas/Visualizadores de DWG:

Um grande abraço.

1 curtida

Boa noite, senhores!

Obrigado imensamente pela velocidade da resposta e principalmente por uma possível solução do meu problema. Vou aceitar seus conselhos e segui-los o mais brando possível, desde já agradeço a compreensão.