Utilização de AMD em distros Linux

Salve pessoal!

Estava com uma dúvida em relação a utilização de produtos da AMD em distros Linux em geral, não necessariamente a minha, mas eu utilizo o Linux Mint.

Eu possuo um processador da AMD. Ele é um Ryzen 7 5700G com a placa de vídeo integrada da AMD, que para mim, serve para tudo que eu preciso fazer, até mesmo para jogar.

Mas eu percebo que com a utilização do Windows, as transições de janela, e animações em geral, funcionam bem melhor no sistema das janelas. Então eu deduzi que isso seria por conta do driver de vídeo, que eu não tenho no Linux.

Sabendo que as placas de vídeo da AMD geralmente utilizam um software para configuração de cores, desempenho, proporção de tela, etc, chamado: “Adrenalin Edition Application” O meu questionamento é, seria possível instalar esse tipo de driver para melhorar a qualidade gráfica geral em uma distro Linux? se sim, qual seria a distro ideal para utilizar em um AMD?

Olá, tudo bem ?

Os Drivers da AMD são abertos e estão no MESA ( Uma suite de drivers) Normalmente você já possui eles

Pelo oq eu vi você usa o Linux Mint, certo ?

O mint acaba herdando muita coisa do Ubuntu, inclusive o Kernel, o qual fica versões mais antigas (isto não é um problema normalmente, já q novas atualizações podem trazer bugs e problemas)

Eu recomendaria você utilizar o Pop!_OS, mas ele possui a interface Gnome q pode ser diferente no começo pra ti, mas o Pop traz o Kernel mais atualizado que o mint/ubuntu

1 curtida

Achei interessante! pode ser que eu instale ele para testar uma hora.

Agora rodar o software Adrenalin de maneira literal como no Windows, devo estar certo em afirmar que seria improvável de funcionar, correto?

Tirando esse sistema PopOS, você recomendaria outro?

Testa também o nobara, distro baseada no fedora, com foco em games.

O software adrenaline não existe no linux, e dificilmente vai algum dia, mas a maior parde das funcionalidades dele existem em outras partes e apps do sistema, como o corectrl, o bottles, o proprio dxvk.

Teria q ver exatamente qual parte do software vc precisa e procurar essa funcionalidade.

Sobre seu processador, eu recomendo buscar distros q utilizem o wayland por padrão, tenho quase ctz q isso vai resolver seu problema, ent o pop os não seria a opção ideal neste caso.

Teste o ubuntu 24.04, o fedora(ou nobara) e o opensuse tumbleweed, veja qual deles funciona melhor pra vc e pro seu hardware.

Eu venho utilizando fedora40 puro com o 5800h(de notebook, muito similar ao seu processador) e funciona muito bem mesmo

1 curtida

Existe o CoreCtrl

1 curtida

Olá!

Integração de Linux com hardwares AMD são basicamente nativos. Junto a isso somando as pilhas gráficas, blobs firmware e microcódigos e auxiliares a qual tornam a plataforma toda nativa.

A questão de fluidez em animações pode estar relacionado também ou gerenciamento de energia. Em algumas situações quando se coloca em modo powersave as animações podem ficar menos fluidas. Contudo isso não é um padrão que dê pra dizer generalizado dado que o Mint pega uma base ainda mais conservadora de pacotes.

Uso full AMD e com Ubuntu 22.04 e tudo flui normal. Algum tempos atrás quando usando powersave dava menos fluidez, porém nem isso tenho percebido da mesma maneira e flui natural. Mesma coisa houve tempo que notei no Plasma ao usar o Fedora 40 KDE que tenho também funcionando. Mas atualizações e mesmo no modo mais econômico de energia as animações continuam bem decente.

Talvez, se gosta mesmo do Mint que já usa, vale pesquisar mais a fundo sobre esse tópico que deve haver solução pronta nesse caso.

Sobre o Adrenalin, não há equivalente para sistemas com Linux. A AMD disponibiliza todos os drivers proprietários que você pode utilizar, mas em geral, a experiência uso diário em propósito geral utilizar o padrão do kernel e correlatos é mais vantagem.

2 curtidas

Como meus colegas acima falaram AMD funciona praticamente nativo no Linux, isso significa instalar uma distro e usar sem precisar ir atrás de drivers de vídeo e etc. Como você disse que usa Linux Mint que é uma distro muito conservadora e por isso pode acabar usando tecnologias mais antigas, te recomendo ir para um ZorinOS que vai te fornecer um ambiente parecido com Windows 10 o que com certeza será confortável para seu uso.
Se eu pudesse te dar uma dica pessoal: Evite ficar preso a ambientes gráficos X ou Y e tente se adequar a vários KDE Plasma, Gnome Shell e etc para que assim você não fique preso a distro X ou Y quando precisar usar alguma tecnologia mais nova.
Eu hoje consigo transitar tranquilamente entre o estilo Windows (KDE) ou MacOS (Gnome Shell) pois já passei um tempo usando ambos.

1 curtida

Pessoal, dei uma pesquisada e descobri o seguinte aplicativo:

basicamente uma reimplementação de grandes partes das funções do adrenaline para linux, seria legal dar uma olhada se isso faz falta pra você

2 curtidas

Essa sensação de arrasto de janela e animações não tão fluídas, pode ter relação direta com o fato do Linux Mint usar o Xorg como display server padrão. Encerre sua sessão e teste o wayland na tela de login.

Recomendo também testar o Fedora com Gnome, que por padrão já oferece sessão wayland.

Pra mim, que tem um monitor 60 Hz e outro 144 Hz, a fluidez só é garantida com o uso do Wayland, as animações do Gnome no geral, como minimizar uma janela, ficam muito mais fluídas.

2 curtidas

Na nvidia existe um recurso chamado “Digital Vibrance” que deixa as cores do PC inteiro mais vivas e nítidas, um recurso impressionante e na AMD o mesmo recurso chamado “Saturation” que faz o mesma coisa, porém no linux existe um programa chamado “VibrantLinux” que para mim supera todas. O único ponto negativo do programa é que quando você liga o PC ele fica desativado requerindo que o usuário ative (Só abrir) para ele aplicar as modificações, fora isso é uma beleeuuuzzzaaa.
No meu peppermintOS xfce usando lxde eu consegui configurar as janelas como se fosse vidros holográficas.

“GPUs not listed here will still work, but might not have full functionality available” tenho integrado vega8 e nao mostra metade das opcoes da rx580 e rx6600. Acho que para integrado resta atualizar firmware, por exemplo no Fedora esta sempre atualizando. No mais o negocio é usa mesa, kernel, firmwares atuais, nao precisa usar nem fedora nem arch btw…