Utilidades para o bluetooth em notebook

Boa noite nobre colegas, como muitos de vocês, iniciei meu mundo no linux através do canal do Dio no Youtube e estou usando o Ubuntu a mais de 1 ano sem nunca ter voltado ao windows.

Recentemente adiquiri um notebook que tem bluetooth, e gostaria que vocês que tem mais experiencia me dessem alguma dica de como melhorar meu setup, incluindo o bluetooth que nunca usei no note.

O que eu posso fazer com ele? fora transmitir arquivos? Sincronizar um fone sem fio (não tenho mas planejo comprar)? Mouse sem fio? ou o mouse so funciona somente com o adpatador que vem nele?

Caso consiga sincronizar o mouse com o bluetooth nativo do note, não conseguiria usar o fone sem fio?

Existe algum fone sem fio com microfone? como os fones de celular com fio?

sei que é uma gama grande de duvidas, porém antes de comprar qualquer coisa, gostaria de saber mais o menos o que se encaixaria e funcionaria no meu uso, para evitar uma compra desnecessária…

Sim, é possível conectar mais de um dispositivo através do Bluetooth do Notebook, na verdade depende um pouco da versão do bluetooth que tem nele, o que acho que não dá pra fazer é conectar dois fones de ouvido por exemplo, mas acho nas versões mais recentes de Bluetooth isso já foi superado também.

Quanto ao mouse se ele funciona através de uma conexão Bluetooth é teoricamente possível conectá-lo sem a necessidade do adaptador, mas mais um vez, depende do modelo do seu mouse, acho que tem modelos que por escolha da fabricante funcionam somente através do adaptador que vem junto com ele.
Sim, existem fones sem fio com microfone nos mais variados modelos, seguem vídeos do próprio Diolinux sobre alguns: