Sim, existe um ciclo histórico meio óbvio, mas acho que essa relativização é parte inclusa de algo que é problema e não meramente o passar do tempo e algo natural.
Nossa geração pagou um preço que poderia ser evitado, a nossa geração sofreu com problemas de perda de foco e retenção de atenção em mídias como texto assim como problemas de interpretação, habilidade de se expressar, etc. Infelizmente a geração mais nova parece que vai vai acumular e piorar estes problemas.
Criança dever aprender a digitar rápido não é meu ponto, pois isso não é exatamente o grande propósito da computação como ferramenta, assim como saber ler rápido e escrever corretamente não são o grande propósito do livro/texto.
Ter estas habilidades na minha visão sempre deveria ser resultado do correto aprofundamento e estudo da ferramenta, você não vai ser bom controlando uma tecnologia se não entende os fundamentos.
Esse é o meu ponto, primeiro a tecnologia foi usada para ensinar a apertar botões rápido, agora ela é usada na esperança de requentar um bolo de informações que ninguém queria comer.
Eu gostaria muito que as escolas fizessem uso de computadores (celular, PC, roteador, etc) se aproximando mais de aulas práticas em marcenaria ou coisa assim, onde o aluno é desafiado a resolver problemas genéricos adequados ao seu nível, idade, interesse, etc.
Se eles vão usar a voz, os dedos, etc, é o fator que menos interessa ao meu ver. Claro que digitar rápido seria bom, mas não é o objetivo, isso é apenas prova do poder de adaptação que a educação proporcionou a essa criança para o meio em que ele vive, onde hoje processamento de voz ainda não é uma tecnologia madura.