Usuário xxx não tem permissão para executar /usr/bin/apt-get upgrade como root em xxxx

As duas únicas senhas que eu fiz estão corretas, a de descriptografar o disco e a senha de login, ambas são aceitas, mas quando preciso utilizar o root, nenhuma senha é aceita e aparece essa mensagem dizendo que não tenho permissão. Alguém pode me ajudar? Obrigado. :blush:

Qual o S.O.? No Linux Mint/Ubuntu, a conta root é desabilitada por padrão. Você deve usar o sudo antes dos comandos que precisam de permissão de root . No caso do APT, por exemplo, use sudo apt install nome-do-pacote para instalar alguma coisa.

Você ainda pode acessar o shell do root usando o comando sudo su. Pode ainda “reativar” a conta root redefinindo a senha dela com o comando sudo passwd.

Fiz tudo que você disse e ainda continua aparecendo a mesma mensagem

Então, a senha do seu usuário, que você usa com o sudo, e a senha de root, são coisas diferentes, são dois usuários diferentes.

Distros como o Ubuntu não tem uma senha de root por padrão, o que é até por questões de segurança.

Você pode criar uma senha para o root usando:

sudo passwd root

Digitando duas vezes a senha você vai conseguir alterar ela.

Com a senha de root existindo, você pode mudar para o usuário root usando ela com o comando:

su root

Se não for esse o problema (talvez a distro que você esteja usando seja outra), pode ser que o seu usuário não esteja no grupo wheel, que é o grupo do sudo, ou no arquivo sudoers.

1 curtida

Você pode postar uma captura de tela com os comandos que você digitou e a mensagem de erro?

E ainda, complementando o que o @Dio falou, execute o comando id para vermos se você está nos grupos sudo ou wheel.

Galera, consegui resolver meu problema usando outro método, obrigado pelo tempo e atenção de vocês. Vou deixar aqui embaixo a solução.

1 - Abri o menu Grub como root
2 - mount -o rw, remount /
3 - adduser YOURUSERNAME sudo

Foi tudo que fiz.

A mas então você não foi claro, era so dizer que não estava conseguindo usar o sudo. o sudo é diferente de root.
Root é o usuário mais poderoso do sistema, o sudo da ao usuário que não é o root os poderes do root por um período limitado de tempo. Mas ele continua não sendo o root, é feita só uma igualdade de poderes entre o usuário não root ao root.

1 curtida

Não sabia disso, sou novo no linux, mas obrigado pela explicação. :blush:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.