Usuário (conexão SSH) somente para monitorar o servidor com bashtop, htop ou similares

Olá pessoal!

Fiquei imaginando se seria possível (e se é viável também) ter um usuário no servidor somente para fazer o monitoramento.

Gosto de fazer alguns testes de possibilidades para aprender mais sobre o linux. E sei que sempre tem diversas alternativas.

Uma que fiquei imaginando recentemente tem o seguinte cenário:
Ter um usuário no servidor que ao se conectar via SSH é executado automaticamente o bashtop e caso ele use o “Ctrl+C” encerrando o bashtop a sua conexão seja encerrada. Desta forma, este usuário servira somente para monitorar o servidor via terminal.

Gostaria da ajuda de vocês para fazer isso e também de sugestões com alternativas para este tipo de situação. Inclusive de como limitar este usuário ao ponto de realmente ser seguro para este propósito.

Vi possibilidades mais “robustas” como o Zabbix, por exemplo. Mas queria algo bem simples neste padrão da ideia acima para fins de aprendizagem.

Agradeço a todos pela colaboração!

Procurando um pouco mais encontrei a solução neste tópico

Na verdade é algo bem simples…

ssh user@server -t comando

No caso da ideia que tive acima

ssh user@server -t bashtop

Observações:

  1. bashtop” é um alias que criei para o /caminho/do/bashtop em meu sistema.

  2. A flag “-t” não é necessária para todos os comandos. Por exemplo para o uptime:

Ficando:

ssh user@server uptime

Espero que seja útil pra mais alguém!

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.