Usuário comum ajustar data

O sistema está perdendo a hora e não tenho como ficar trocando a bateria da placa-mãe, mesmo com a configuração de sincronizar automaticamente ativa a data e a hora não sofrem correções.

O usuário não é sudo e nem deverá ser. Ele não deve instalar programas nem fazer alterações que possam crashar o sistema, apenas alterar a data e hora caso julgue necessário.

Estou usando o Ubuntu Mate, já fui em configurações de usuários e vi como definir umas permissões como de configurar impressoras e outras coisinhas, mas nada relativo à horário.

Não sei se tem como fazer no modo gráfico, mas acredito que vc precise editar o arquivo /etc/sudoers.

Aqui tem uma pequena explicação de como fazer: https://www.todoespacoonline.com/w/2015/10/su-sudo-e-sudoers-no-linux/

Bom, deixa ver se entendi: Você precisa definir que um determinado usuário consiga apenas mudar a hora/data no linux, certo?

Se sim…

Acesso o arquivo

/etc/sudoers

Procure a linha que contenha

#User privilege specification
root ALL=(ALL:ALL) ALL

Você deve inserir a linha abaixo para configurar o privilegio

[User name] ALL= /bin/date

Ficando assim a linha de privilegio

#User privilege specification
root ALL=(ALL:ALL) ALL
guest ALL= /bin/date

Deixe-me sabe se há alguma dúvida. Abraços.

1 curtida

Já tentei isso, o usuário consegue usar o comando “sudo date” mas não consegue alterar via interface gráfica, ela pede a senha do Usuário administrador

Verifique qual a forma de sincronização que seu sistema está utilizando, ntp ou timesyncd.

Verifique se o ntp está instalado, caso o comando não retorne nada significa que o pacote não está instalado.

dpkg --get-selections | grep ntp

Se o pacote não estiver instalado verifique se o serviço timesyncd está ativo.

systemctl status systemd-timesyncd.service

Ok, então o usuário está como sudo:
(no exemplo irei usar o usuário guest)

Primeiro veja se ele tá como sudo mesmo, usando o comando

groups guest

se na saída do comando conter sudo quer dizer que seu usuário tá nesse grupo

guest : guest sudo

Remover do grupo sudo

sudo gpasswd -d guest sudo

para testar, utilizando o terminal:

$ su teste
Senha:
$ sudo /bin/date
guest não está no arquivo sudoers. Este incidente será relatado.

Obs1.: Acima está a situação levando em consideração que você não configurou o privilegio no sudoers. Mas como descrevi lá em cima, faça o passo que vai conseguir executar apenas o /bin/date.

Obs2: aqui está um exemplo com o sudoers configurado como te falei, veja que só executo o /bin/date.

bruno@bruno-inspiron-linux:~$ su teste
Senha:
teste@bruno-inspiron-linux:/home/bruno$ sudo /bin/date
qui fev 28 04:10:51 -03 2019
teste@bruno-inspiron-linux:/home/bruno$ sudo /bin/nano
Sinto muito, usuário teste não tem permissão para executar “/bin/nano” como root em bruno-inspiron-linux.
teste@bruno-inspiron-linux:/home/bruno$ sudo /bin/rm
Sinto muito, usuário teste não tem permissão para executar “/bin/rm” como root em bruno-inspiron-linux.
teste@bruno-inspiron-linux:/home/bruno$

2 curtidas

Eu fiz exatamente isso e tive os mesmos resultados, como falei, o usuário não é sudo, mas pode executar apenas o comando date com privilégio de sudo, qualquer outro comando com sudo mostra a mensagem que não tem permissão. Eu consigo alterar a data do sistema pelo terminal pelo usuário padrão, com o comando date, mas via interface gráfica, ele solicita a senha do usuário admin, que no caso não é o usuário que estou usando.

Descrevendo, estou no usuário Carlos que está no grupo “Usuário de desktop”, mas tem na arquivos sudoers a permissão para alterar a pasta /bin/date, com ele eu consigo rodar o comando sudo date, mas quando clico sobre o relógio para fazer tal alteração, ele solicita a senha do usuário João, que tá no grupo de admin.

Entendeu?

Kisedek.
Então acredito que seja necessário alterar alguma permissão via gnome control center, ele quem gerencia a parte gráfica.

Vi um caso parecido que resolveu alterando permissão de escrita e leitura “chmod 744 /usr/bin/gnome-control-center”, mas acredito que não seja seguro e a melhor solução.
Tente em uma maquina virtual, e veja se não afeta outras função dentro do sistema. Caso não, seria a melhor solução.

Abraços.

1 curtida

Eu não uso GNOME, estou usando o Mate, e estou fazendo os testes em máquinas virtuais mesmo…

Eu não fiz o que informou no comentário, mas eu desisti de deixar o usuário alterar a hora ele mesmo, e configurei um servidor NTP, agradeço a todos pelos comentários.

1 curtida