Você não precisa viver esse dilema, se o Windows te é mais amigável fique com ele. Existem enes vantagens nos dois sistemas, assim como enes desvantagens. Não migre para Linux apenas por mudar, se for fazer isso faça de forma consciente.
Se o Windows resolve os seus problemas não há motivo para encontrar outros problemas que talvez você não esteja disposto a resolver, assim como ninguém precisa fazer um esforço que não esteja querendo fazer.
O Windows é um universo inteiro dentro dele, assim como o Linux também o é. São propostas diferentes, abordagens diferentes e filosofias diferentes, enquanto o Windows é um produto completo, o Linux é uma confusão a primeira vista que precisa ser compreendida, dominada e aprendida nas suas enes formas de existir.
Costumo de dizer que o maior problema nessa escolha é querer um GNU/Linux parecido com o Windows, aí que mora todo o problema e o dilema. Não há Linux igual ao Windows.
Não esquece que Windows é pago e com exigências e limitações. Se conseguir se libertar dele será uma vitoria sua. E não esqueça que informática é coisa dos gringos poderosos do mundo.
Essa questão é complicada. Como eu já disse em vários tópicos por aqui, um computador é uma ferramenta que você usa para fazer seu trabalho. Eu não diria que é uma vitória se livrar do Windows se isso atrapalhar o seu trabalho a ser feito. Além disso, as limitações se aplicam a ambos os lados. Windows faz coisas que Linux não faz, e vice-versa.
Um computador é uma ferramenta e nada mais que isso, e se o sistema operacional não atrapalha, ele ser Windows, Linux, macOS, ou qualquer coisa, nem deveria ser uma preocupação para a maioria das pessoas.
Se voltar para o Windows, passará raiva com outras coisas. Eu uso Windows no trabalho e lá fico com raiva por faltar alguma coisa que no Linux faz e vice e versa.
A parte mais difícil é a transição, só depois de passar por esses perrengues que vai aprendendo a encontrar as soluções de forma fácil. Teve época que usava Windows no trabalho, Ubuntu no Note, Mac OS no desktop, android no celular e ios no tablet. Todo dia tinha um raiva por conta de uma funcionalidade q um não tinha e outro tinha. Mas hj qqr OS que colocar na minha mão eu me adapto em questão de minutos.
Nem conto como foi difícil eu compartilhar minha tela no Linux a primeira vez q tive q apresentar um trabalho na facu com meu note. Até descobrir onde colocar para espelhar, já q não tinha internet na sala e a facu ficava na roça sem internet no Cell.
A pouco tempo nem Linux ou Windows eu estava usando. Usava só o Android por meio do meu Galaxy Tab S6. Agora q voltei de licença para o trabalho, estou testando o FydeOS la e tb estou com um note q ainda está com windows de fábrica, que estou analisando colocar Pop OS ou Manjaro.
O q tem ao meu favor é que não tenho nada que eu necessito para realizar um trabalho, e só jogo football manager praticamente.