Uso o Windows há muito tempo e quero mudar pra Linux

Muito bonita e visualmente fluída a sua customização do Plasma. Isso acima da dock ou barra de tarefas é um analisador de espectro de som?

1 curtida

Olá @jaktrap666 eu recomendo essas distros.
Como você esta começando eu recomendo que você utilize essas distro dá lista
Linux mint, Pop!_os ou Zorin.

Algumas opções

Fedora

Resumo

• base: Linux
  • interfaces: GNOME
    (o fedora tem spins com várias interfaces)

Manjaro

Resumo

• base: Arch Linux.
  • interfaces: Xfce, KDE e GNOME. As outras são suportadas pela comunidade.

Zorin os

Resumo

• base: Ubuntu
  • interfaces: GNOME a versão lite usa Xfce

Linux mint

Resumo

• base: Ubuntu.
  • interfaces: Cinnamon

Pop!_os

Resumo

Ubuntu

Resumo

• base: Debian
    (o Ubuntu tem flavours com varis interfaces)

Kde neon

Resumo

• interfaces: KDE Plasma

Distro e algo pessoal e quem deve escolher é você. Todas as distros acima são boas, mais a minha favorita e o fedora. Espero que goste da sua jornada com Linux, Boa sorte na sua escolha. :wave:

4 curtidas

Sim e um widget do plasma (panon) panon - pling.com
da uma aparência bem legal no desktop quando esta escutando musica.

2 curtidas

Se quiser algo parecido com o Windows: Zorin OS, Linux Mint ou Kubuntu.
Se quiser algo mais parecido com MacOS: Ubuntu. PopOS

Indiquei essas porq vai ser muito mais simples vc usar sem ter problemas já que é iniciante.

2 curtidas

Mageia 8
Uma das poucas que não exige terminal pra nada…
Tem vasto repositório sem dependências inúteis, além do suporte da parte proprietária(incluindo drivers) vir por padrão e os ambientes gráficos altamente user-friendy

3 curtidas

Tenho um projeto que pode te interessar. Vc pode conferir mais nesse post.

4 curtidas

É uma boa fazer a tarefa de casa antes de tentar fazer a mudança e instalações você mesmo pela primeira vez…

Tudo indica que vc já está fazendo a tarefa de casa vindo aqui no fórum e perguntando.

Melhor se prevenir do que remediar!

Os fóruns de Software Livre e Open Source , como este presente, sempre tem uma comunidade muito viva. A quantidade de opções é um ponto importante, vá no seu ritmo e use seu tempo para escolher suas estratégias. Lembre-se que é um investimento intelectual a longo prazo.

Boa sorte e Bem Vindo!!

2 curtidas

Vai ai uma dica bolachinha :
comece pesquisando por ;
1- Uma distro estavél
2- Facil instalação
3- Comandos simplificados
4 - Loja de aplicativos mais completa
5- Evite começar por “Remasters”

2 curtidas

Vai depender muito do seu nível de conhecimento ou o quanto você será dedicado em aprender sobre o sistema, mas respondendo sua pergunta sobre distros Gnome ou KDE posso te indicar algumas:

OBS: Não está por ordem de preferência pessoal, para não influenciar sua decisão rsrsrs.

GNOME:

Pop_OS
Fedora
Manjaro
Arch Linux
Debian

KDE:

openSUSE
Manjaro
Arch Linux
Debian
Kubuntu

Distros que você pode dar uma olhada e que valem muito a pena:

Zorin OS
Linux Mint
Endeavour OS
Artix
Regata OS(Distro Brasileira)
Big Linux (Distro Brasileira)
Solus
Mageia

Bem, é isso, espero ter contribuído de alguma forma.

4 curtidas

Obrigado pela gentileza gente, vocês me ajudaram muito e iluminaram minha mente, a partir da resposta de todos, eu achei o Pop OS e o Fedora 34 muito interessantes quando se trata de Gnome, em relação a KDE Plasma, percebi que de uma distro para outra, não tem tantas mudanças, pelo menos não graficas, diferente do Gnome, mas gostei muito do Kubuntu e Manjaro KDE, desde já obrigado pela ajuda gente, vou me esforçar por aqui pra começar a entender o mundo Open Source, é muito legal e eu me sinto cada vez mais interessado em entender e aprender sobre isso, TMJ!

5 curtidas

Se quiser tentar o Manjaro, eu escrevi um guia de pós-instalação pra deixar o sistema todo ajustado, pode te interessar:

4 curtidas

Dá uma olhada neste vídeo do Professor Juliano Ramos sobre o Fedora 34, é um overview apenas, mas já dá uma boa noção sobre a distro.

2 curtidas

Eu creio que o que tu quis dizer seria algo como:

“Uma distro que se encaixe com meu perfil de uso”

E isso é difícil de dizer sem te conhecerem e as vezes nem você mesmo não sabe realmente de suas preferências até descobrir usando/aprendendo uma distribuição ( não adianta se mudar de sistema a cada semana/mês…)

Então aconcelho testar por si mesmo, aprenda, tire dúvidas sobre alguma distro, pode ser aqui mesmo…

Mas não pergunte qual distro usar, pois cada um vai te dar uma lista de distros, nada que tu não encontre em qualquer site com “top distros Linux…” Ou vão puxar sardinha para a que eles julgam melhor…

4 curtidas

@Daigo O TigerOS não tem um manual.
Quando será implementado?

1 curtida

Venho trabalhando num curso básico para o YT, mas infelizmente, como estou trabalhando sozinho, está atrasado em vários meses.

2 curtidas

Concordo com seu ponto de vista, de fato só testando pra saber qual se encaixa, confesso que já testei varias e até agora não achei uma que me deixou animado, porem, estou agora no PopOS 20.04, eu só ouvi comentario positivos sobre essa distro, então vou testar ela por alguns dias e ver se me agrada. Desde já, obrigado pela sua contribuição!

Esqueci de postar as especificações do meu PC, ai estão.

1 curtida

Se você quiser deixar o Pop com uma carinha mais de Windows, dá uma chance para o Dash to Panel. Pode ser que lhe agrade mais ainda :smiley:

Tutorial simple que o Dio fez a um tempo atrás: Pop!_OS com interface Windows Like (Dash to Panel + Arc Menu) - YouTube

• Disclaimer: o Arc menu pode não funcionar, mesmo baixando o Fork.
4 curtidas

Se vc é totalmente leigo, tem um PC simples quer algo só pra navegar pela internet, Fedora Silverblue. Distro só com o necessário e inquebrável pela forma como é construída.
Se tem uma máquina um pouco melhor e necessidade de instalar drivers prioritários mais difíceis de obter, vai de Ubuntu. Opte pelas versões LTS e seja feliz. Vc terá estabilidade, acesso a maioria dos programas disponíveis para Linux e um bom suporte da comunidade.
Caso contrário, vc tenha algum conhecimento, se vc for jogar: Pop OS. A distro é simples de usar, baseada no Ubuntu, têm ISOs já com os drivers de vídeo e dificilmente vai quebrar.
Se vc for mais hardcore, pode instalar o Arch usando o script archinstall, terá uma distro extremamente limpa, acesso a tudo que existe pra Linux em questão de software através da AUR e não tem necessidade de fazer upgrades para a próxima versão (ela é Rolling Release). O problema do Arch é que ele pode quebrar algo em alguma atualização e é esperado pela comunidade que, se vc não souber, primeiro leia bastante e tente resolver antes de perguntar hahaha.
Tem várias outras distros ótimas, mas pra quem tá começando, normalmente indico as baseadas no Debian ou Ubuntu, pq tem muito material de ajuda na internet e as com interface GTK, pq abre pra um leque de costumização fácil. Dos Desktops, prefiro o Gnome por ter todas as configurações centralizadas e de fácil acesso (apesar do Gnome 40 exigir uma curva de aprendizado bem maior) ou talvez um Cinnamon (Linux Mint) que se assemelha ao Windows.
Evite cair no conto das distros maravilhosas, como Elementary ou Deepin. Ainda se encontra muita instabilidade nas mesmas.

3 curtidas

Obrigado pela ajuda!

1 curtida