Eu fiz meu Ubuntu travar por sobrecarregar toda a memória RAM, culpa das abas abertas do navegador. Desligar forçado prejudica?
Quando acaba a memória RAM, o kernel continua funcionando e começa a realizar ações para diminuir o uso de memória finalizando os processos que possuem mais memória alocada.
Esse processo pode demorar um pouco, principalmente se for HD e tiver SWAP nele.
Na imensa maioria das vezes, entre 30 segundos e 2 minutos o computador volta a responder, não precisa desligar no botão.
Esperou os dois minutos e nada aconteceu? Prefira usar a comunicação direto com o Kernel para reiniciar o computador, conhecido como Magic SysRq: A maioria das distros ativa essa função, na qual apertando Alt + PrintScreen + b o computador é reiniciado de imediato. Isso é bastante recomendado se o disco estiver com muita atividade e um desligamento forçado pode danificar os hd’s mecânicos.
Desligar forçado pode danificar o seu HD mecânico. Embora as chances sejam baixas é melhor evitar, usando o botão de reboot ou a dica acima.
não só o b, mas o r, o e, o i, o u e o b
alt prntscr r
alt prntscr e
alt prntscr i
alt prntscr s
alt prntscr u
alt prntscr b
o meu travou, não foi a primeira vez rssss, e ficou questão de horas, muito tempo inoperante. Da outra vez após muito, muito e muito tempo eu consegui fechar o navegador e reiniciar, dessa vez eu usei esse comando por recomendação no forum, eu não sabia hehe, Alt + PrintScreen + b
e para que serve cada comando? Se puder explicar é claro, sou iniciante ainda rsss, valeu
Uma dica que talvez possa te ajudar.
Você pode utilizar algum programa para monitorar o consumo de ram. Por exemplo, o Psensor tem como você criar um alerta quando tiver, a quantidade determinada por você, de memória livre. Ai, quando chegar no limite você receberá uma notificação do programa e já fica esperto.
Boa, já vi que tem pra instalar aqui, valeu
o r recupera o controle do teclado na interface X,
o e manda fechar todos os programas abertos,
o i manda matar todos os programas abertos,
o s sincroniza todos os discos, caso tenha algo ainda no cache,
o u torna tudo somente leitura,
o b reinicia bruscamente.
A memoria RAM fico full porque ou você não tem swap ou a swap também fico full.
Aloca memoria do seu HD ou SSD ou pendrive para ser usada pela memoria virtual como memoria RAM.
o que vem a ser essa sincronização de todos os discos? Por exemplo, se eu tenho somente o SSD, como vai sincronizar os discos?
a alocação foi feita automática na instalação, tem 2GB de SWAP
a memória do meu notebook é de 8GB
no navegador eu vou abrindo abas, para pesquisa, estudos, conteúdos que eu quero ver depois para não atrapalhar o que estou fazendo naquele momento, quando vejo tenho + de 50 abas abertas…
Comando para criar swap de 5GiB:
sudo dd if=/dev/zero of=/swapfile1 bs=6GB count=6 && sudo mkswap /swapfile1 && sudo chmod 600 /swapfile1 && sudo echo "/swapfile1 swap swap defaults 0 0" >>/etc/fstab
Este comando demora por volta de 5min para concluir.
É preciso reiniciar.
vou fazer, valeu