Uso excessivo de memória RAM pelo Microsoft Edge

Há um tempo estou usando o Edge como browser principal e noto nele de vez em quando um alto uso de memória ram. Já tentei procurar o motivo mas não encontrei.

Como fica assim que eu encerro o Edge:

Informações do sistema:

Q extensões vc ta usando meu amigo ?
O edge ta instalado de q forma ?

Essas são extensões:
Screenshot_20220203_182655

Eu instalei pelo pacote .deb no site oficial.

Tenta Desabilitar elas, pode ser q alguma esteja consumindo ram demais, ainda mais essas de de privacidade costumam pesar bastante,

Tenta fazer outro teste tbm, se ao ligar o pc e abrir direto o edge o consumo de ram aumenta tanto assim ?

Consumir 1Gb em navegadores hj é plenamente normal. A pergunta é: Ele consome 1GB sem nenhuma pagina aberta?

1 curtida

não tinha percebido, q era 1 gb ali em baixo, mas olha no total, são 8 gb de diferença entre o Edge aberto e fechado

Tá mas aí vc tem q verificar que outros programas estão rodando, porq o seu monitor de sistema indica que o Edge está consumindo apenas 1GB.

Mas esse uso absurdo de memória só acontece quando eu utilizo o Edge. Só que isso só vai acontecendo conforme eu for usando o navegador ao longo do tempo, é como se ele não liberasse a memória depois que eu fecho uma página.

Obs: Agora estou fazendo o teste sem com as extensões todas desabilitadas.

Tenta analisar com outra aplicação de monitor do sistema pra verificar se realmente é o Edge.

Vai analisando o consumo via top ou htop, vai que o monitor do KDE está louco. Mas acho muito bizarro esse consumo, mesmo com uma penca de extensão ativa…

Tem algo esquisito aí. Eu msm n acredito q seja o Edge (pelo menos n o principal culpado). Meu irmão usa o Edge diariamente no seu linux mint e está td ok no consumo.

Atualização: Desde minha última postagem não ocorreu o problema, agora estou usando apenas com ublock origin habilitado. Vou testar cada uma das extensões.

Analisando as extensões que vc usa (pela imagem q vc postou) a mais pesada dessa lista aí é o Dark Reader. Mas msm assim n é pra consumir desse tanto de memória ram.

Deixei somente essas extensões ativadas:

E o consumo ficou assim apenas com uma guia do edge aberta:

Bem alto apenas pra uma guia.

Como ficou no free -h :

Dentre essas extensões com toda certeza as que mais estão pesando é a Bitwarden e Dark Reader, mas 1gb para os padrões de hoje em dia é bem tranquilo sinceramente e pelo que vi seu notebook tem RAM o suficiente para isso, sinceramente não vejo problema não ainda mais em um navegador com base Chrome, eles consomem mais mesmo, entretanto pelo lado bom funciona melhor que a maioria das outras base.
Acredito que já foi a época de poupa recurso do computador, desde que seja como o MacOS que tenha um alto uso do recurso da RAM principalmente, mas é muito bem aproveitado e é raro em se vê travamentos e muito rápido as coisas kkk

Abre o gerenciador de tarefas do Edge e posta uma print para estar verificando. Caso não souber onde fica pode consulta esse link:
▷ Como usar o gerenciador de tarefas integrado do Microsoft Edge - Mais Geek.

Na verdade o consumo de memória chega a um ponto de deixar o sistema lento. Dá uma olhada na primeira imagem do tópico, isso não é normal. Quando eu usava o Vivaldi eu tinha todas essas extensões e outras mais habilitadas e não chegava nesse nível de consumo.

Uso de cache quando estava usando o edge neste momento:

Uso do cache depois que eu fechei o edge:

Rapaz aparentemente teu consumo tá normal. N esquenta mt com isso n. Como vc tem mt ram o sistema vai gerenciar ela de uma forma diferente de um de 4GB de ram por exemplo.

Isso eu acredito que a culpa não seja do Edge, afinal aparentemente você tem 12gb e ele está ocupando apenas 1gb desses 12gb

Ai é um ponto mesmo, talvez a troca não tenha sido uma boa ideia, mas com todo certeza eu afirmo que os travamentos não é culpa do Edge, ele não está usando quase nada do total da sua ram, acredito que vale a pena verifica o que você está usando em conjunto para consumir toda a ram como foi mostrado na primeira print, não faz sentido isso que você disse.

Atualização: Comecei a usar o Vivaldi novamente. Fiquei mais de 4hrs usando ele com as mesmas extensões do Edge e o problema não ocorreu.

Como fica o buff/cache no free -h:

Muito menor em relação ao outro navegador. Será que pode ser vazamento de memória? Pois assim que fechava as guias no edge ele não liberava a memória a não ser que eu reiniciasse o navegador.