Acho que já deve ter virado uma rotina minha escrever sobre o uso do Linux segundo a NetMarketShare. Para não quebrarmos a rotina, os números de agosto já foram divulgados, mas estão um pouco pra baixo.
Os números Divulgados
As estatísticas levantadas em agosto de 2020 revelam que o uso de sistemas Linux para desktop caiu para 2,69%. É uma queda relevante, já que em Julho os números estavam em 3,57%. Lembrando que o uso do ChromeOS é contabilizado separadamente pela empresa.
Foi uma queda de aproximadamente 0,8%, porém, ela é uma queda pequena se levarmos em conta que ela se traduz por uma parcela dos usuários de Linux que a empresa rastreia e não por todos os usuários do sistema.
Por que o uso do Linux caiu?
Em Junho, quando o uso do Linux subiu, estávamos no início da pandemia e o fator Home Office era maior, ou seja, as pessoas que precisavam de utilizar Windows e MacOS no trabalho, estavam em suas casas utilizando seus próprios computadores e podiam utilizar o sistema que quisessem.
Essa possível queda em Agosto pode ser por conta de que várias pessoas em outros países estão voltando aos escritórios, com os computadores da empresa, onde o MacOS pode ser “obrigatório” já que o uso do Windows também caiu em agosto. Porém, não iremos saber tão cedo.
O problema das estatísticas
Estatísticas sobre o uso de qualquer coisa estarão sempre sujeitas ao debate, análise, erros e assim por diante. Isso é algo que deve ser debatido já que são dados, eles devem ser comparados com outros gráficos e números.
O rastreamento da NetMarketShare é baseado em um número comparativamente pequeno de sistemas e está fora de tendência se comparada com estatísticas de outras empresas do mercado.
Compare o gráfico da NetMarketShare que foi colocado acima com este gráfico dos últimos oito meses divulgado pela StatCounter.
Os dados divulgados pela StatCounter relatam um pequeno aumento do uso de Linux entre julho e agosto. Considere os gráficos da NetMarketShare com uma pitada de sal.
O que você achou dessa notícia? Deixe pra gente nos comentários, confira nosso Feed RSS e até a próxima notícia, dica ou tutorial!