Uso de dois monitores no Deepin

Galera, o seguinte, estou com um problema no Deepin (a versão atual), eu não consigo usar dois monitores na minha configuração atual. Em outras distros funciona normalmente, mas já tentei mudar os drivers do driver manager do próprio deepin mas não consegui resolver. Por algum motivo ele reconhece o segundo monitor na inicialização mas no uso do sistema, não reconhece.Estou tentando usar um na placa de vídeo e outro na placa mãe, e sim ela tem vídeo integrado. Segue minha cfg:
i3 2120 <- intel hd 2000
GT 730 2GB GDDR3
8GB RAM DDR3 <- meio inútil de dizer mas tudo bem
HD 250GB Seagate <- meio inútil de dizer mas tudo bem

Estou tendo esse problema desde ontem, procurei em vários fóruns e tal, não consegui resolver, até mesmo os fóruns gringos mas nada, por favor me ajudem, não quero deixar essa distro, acho muito estável e a interface é linda. Foi a única distro que realmente me fez sair do Windows, e não pretendo voltar, mas caso não consiga resolver, vou voltar porque trabalho com programação e preciso muito dos dois monitores, ajuda DEMAIS!

Obrigado à todos desde já!

1 curtida

Opa, tudo bem? Estou com o mesmo problema, funciona no boot e quando chega no login não funciona mais, uso o principal na placa de vídeo e o secundário na placa mãe pq a placa de vídeo não tem entrada VGA. Já tentei o “xrandr” no terminal mas realmente ele só reconhece as entradas da placa de vídeo. Estou usando os drivers proprietários da Nvidia.
Deepin 15.11
I5 8400
GTX1060 6GB
GIGABYTE B360M
16GB 2400 MHz

Cara, pode ser que o driver oficial, não tenha sido instalado(Pq no Deeepin, tem uns bugs mio doidos), tenta o procedimento desse vídeo pra ver se resolve.

2 curtidas

Opa mano, foi exatamente esse tutorial que eu usei pra instalar. O problema é que o segundo monitor está na placa mãe, por ser VGA ( não tem VGA nas GTX 10), então tecnicamente ele usaria os gráficos Intel, o que não está funcionando, as entradas da placa mãe sequer aparecem listadas quando dado o comando “xrandr”. Simplesmente poderia usar um conversor de VGA/HDMI e conectar direto na placa de vídeo, porém eu uso muitos monitores e não tem entrada suficiente na placa de vídeo. Então queria resolver esse problema.

Cara, no seu caso, a opção é o conversor HDMI, pois não tem como usar duas saídas de video diferentes(nem mesmo no Windows) como você tem uma placa de video, já conectada, independente de ter monitor conectado ou não, a preferência é dela…

Tem como sim no Windows, sempre usei monitores na placa mãe e na placa de vídeo ao mesmo tempo e funciona perfeitamente, No Elementary também, os que estão ligados na placa mãe usam os gráficos integrados da Intel e os ligados na placa de vídeo usam os drivers da Nvidia. Sempre funcionou perfeitamente. E até no boot do Deepin funciona, o problema acontece depois do login, ele para de reconhecer todas entradas da placa mãe, é como se não existisse drivers gráficos da Intel.

A minha Nvidia não funcionava, mas pode ser que alteraram o suporte em drivers recentes.
O linux ainda não tem uma melhor compatibilidade com drivers híbridos, não sei se em outra distro você consegue utilizar, pois se não me engano, o Ubuntu é uma das distros que possui melhor compatibilidade…

Na verdade sempre funcionou, a única configuração que tem que fazer é ativar “Internal graphics outputs” na BIOS da placa mãe, geralmente quando ela detecta uma placa de vídeo ela desabilita as próprias saídas. No caso desse problema no Deepin eu tenho quase certeza que é os drivers da Intel que tá faltando algo, os da Nvidia tá certinho. Porém não faço ideia de como resolver.