Uso da unity 6 anormalmente lento

estou usando pop! os 22.04 com algumas modificações(varios testes, gerenciador de pastas), acho que não afetaria o usa da unity, tentei usar ela com o jetbrains Rider mas ficou super travado, voltei para o vscode (parou de funcionar o Omnisharp hehehe) e também está lento, não consigo editar algo na unity enquanto o vscode ou o RIder estavam abertos, quando fecho levam um tempo para conseguir usar o unity ainda, e aquela velha frase “no windows funcionava” kkkkk não usei o Rider no windows, estou tentando migrar de vez para linux.

Pois bem, uso um i7-3770, 16gb de ram, GTX 1050 ti MSI, um nvme e uma gloriosa placa mãe

durante o uso fica daqui para pior, estou com outras coisas abertas mas acredito que não era para travar neste nível.

estou usando a unity instalada por image, acho que chama-se assim, fiz pelo site da unity,.

Aqui no fórum teria Devs?

Nem sabia que existia o unity ainda.

Olá, @anderson_ferraro! Tudo bem?

Aqui uso o VSCode no GNOME rodando no Debian 13.

Pelo gráfico que você postou no monitor do sistema, parece que o seu SO já está utilizando o swap. Você chegou a verificar qual processo está consumindo tanta memória?

Não sei se se aplica ao seu caso, mas aqui eu costumo ajustar o swappiness para evitar que o sistema comece a usar swap muito cedo. Por exemplo:

# Reduz o swappiness para evitar swap prematuro.
# Com o valor 10, o kernel usa ~90% da RAM antes de recorrer ao swap,
# o que ajuda em máquinas com bastante memória.
vm.swappiness=10

E para o VSCode eu também adiciono:

# Aumenta o número máximo de arquivos que podem ser monitorados por ferramentas em user-space.
# Útil para ferramentas como VSCode ou Insync, que acompanham muitas alterações de arquivos.
fs.inotify.max_user_watches=1048576

Eu salvo tudo isso num arquivo /etc/sysctl.d/90-system-custom.conf e reinicio o sistema.

2 curtidas

Opa, tu estaria falando da interface? (chama interface? a parte gráfica do sistema) me refiro ao unity Engine, para criação de jogos e outras coisas.

se foi zueira… que feio… muito mau isto kkkkk zueira

opa, vou verificar isto do consumo, mas meu VScode parou de funcionar corretamente o Omnisharp ou seria o intellisense, um destes que “adivinha” o quê se digita, aí depois de varias tentativas e não querendo voltar a ficar recebendo notificação de que o .net não foi achado e o sdk não consegue instalar voltei a tentar o Rider. mas não era para o cosumo da máquina ficar tão apertada, tão alta.