Olá pessoal, sou Dev, e atualmente estou fazendo estagio na compass, por isso acabo ficando com diversas abas da udemy, aws, e teams abertas no firefox.
Além disso, docker(podman) e kubernetes, obviamente terminal, eventualmente vcscode(embora prefira usar vim na maioria das vezes) e o discord(vesktop pois funciona sem problemas no wayland)
Meu notebook tem 16GB de ram, além disso, até hoje eu tinha 8GB de swap.
Swap este q está em arquivo, já q o fedora não criou partição de swap quando instalei.
Sei que hoje pela manhã quando abri o teams, meu pc congelou por cerca de 2 minutos, e acabei perdendo o começo da reunião.
Depois da reunião meio de forma desesperada pedi ajuda pro gpt e aumentei o tamanho do meu swap file para 16GB, porém percebi algo, aparentemente eu estou usando zram swap. Que eu saiba, zram criam um cache em ram compactado.
Se for isso mesmo, meu swap ent está em ram e não em disco? Tenho um ssd nvme, gostaria q o swap file(ou até a partição caso ainda possa criar uma sem formatar meu pc) ficassem no disco mesmo, e deixar toda a minha memória livre pro sistema colocar os apps mais importantes!
Existe a possibilidade de talvez diminuir meu outro ssd(com windows) e usar uma partição nele como swap?
Vc tem que usar o seu dispositivo mais rápido de gravação e leitura na Swap, quanto mais rápida a escrita e o acesso e a leitura do armazenamento melhor será a fluidez do sistema em um eventual stress.
Se vc fez algum tutorial de algum site que diz para vc colocar o swappines mais próximo do zero como mostra nesse tutorial, então desfaça.
Pegando um gancho no que o amigo falou, alterar o parametro de kernel swappines para 0 por exemplo, fará com que o sistema use a area de swap apenas quando consumir 100% de sua memória. Caso você coloque o valor de 10… ele irá usar a swap apenas quando consumir 90%.
Não é bem assim não. Tanto que esse valor vai de 0 a 200.
O que esse valor define é o quão agressivo será o uso da Swap. De uma maneira bem grosseira, valores mais baixos faz o sistema evitar de usar a Swap e Valores mais altos faz o o sistema usar mais Swap para liberar memória com mais frequência.
Pra diminuir o uso do SSD, além de configurar swap, dá pra colocar a cache na memória, conforme o artigo abaixo:
Sugiro deixar a swappness por volta de 5-10. Eu tenho 20 gb de ram a swap esta config. pra 5 e , mesmo assim o Linux faz uso dela. eu observei isso em trasnferências de arquivos grandes(filmes, músicas, etc) pra um HD externo.
Pesquisei bastante, e basicamente o fedora40 por padrão usa zram, no meu caso 8/16gb, significa q sempre esses 8gb de ram vão estar sendo usados por zram, q faz compressão de ram, mas n significa q esta sendo usado, o problema é q as ferramentas assim como o htop apresentam zram como swap extra, oq n é vdd, zram é um swap q ocupa ram
então eu estava na impressão que tinha 16gb + 8gb de swap, na vdd tinha apenas 16gb originais com memoria “otimizada”, aumentei consideravelmente meu swap, agora estou com 16 + 12, 8gb de zram + 4 swapfile
vou testar por um tempo como o sistema se comporta, mas pessoalmente não gostei muito do zram por enquanto, nunca tive esse problema no pop, por exemplo, q criava uma partição de swap com 50% da minha ram, e não usava zram, ficando 8swap + 16gb ram