A Intel decidiu encerrar o suporte ao Intel Graphics Compiler e ao Intel Compute Runtime para hardware gráfico mais antigo, como o Ice Lake. Essa decisão coloca distribuições Linux, como o Fedora em um dilema, pois precisam decidir como lidar com a perda de suporte para hardware que ainda está em uso por muitos clientes.
Uma proposta para o Fedora 42 é atualizar para a versão mais recente do Intel Compute Runtime (ICR), o que beneficiaria hardware mais recente, mas deixaria de lado os dispositivos mais antigos. Outra opção em discussão é forkear o código legado do ICR para continuar oferecendo suporte a estes, tarefa que exigirá um grande esforço de desenvolvimento e manutenção.
Manter uma fork do ICR será desafiador, pois o software depende de outras ferramentas e bibliotecas que também precisarão ser mantidas. Além disso, a Intel não oferecerá mais suporte para hardware antigo, dificultando a correção de bugs. Até o momento, não há muitos voluntários dispostos a dedicar tempo e recursos para manter esse fork propopsto do software.
A maioria dos desenvolvedores e usuários está mais interessada em hardware mais recente e em aplicações que exigem maior poder de processamento gráfico. Uma alternativa é o driver Mesa Rusticl, que oferece suporte a OpenCL baseado em Rust e pode ser uma opção ao hardware antigo, embora ainda esteja em desenvolvimento.
Como podemos inferir, o futuro do suporte a hardware gráfico Intel antigo é incerto. A decisão final dependerá da disponibilidade de voluntários e recursos para manter uma fork do software. E a falta de suporte limitará as opções de software e dificultará a utilização de recursos de aceleração gráfica em sistemas mais antigos. No entanto, a tendência é que os usuários migrem para hardware mais recente com o tempo.
O que é o Intel Compute Runtime?
O Intel Compute Runtime (NEO), é um projeto de código aberto que fornece suporte para APIs como OpenCL e Level Zero, para as arquiteturas de hardware gráfico da Intel (HD Graphics, Xe), permitindo utilizar a capacidade de processamento gráfico da CPU/GPU Intel, para realizar tarefas “pesadas” como cálculos científicos, machine learning e processamento de imagens.
Ao utilizar a GPU para realizar cálculos, muitas aplicações podem ser executadas de forma muito mais rápida do que se utilizassem apenas a CPU. O NEO fornece uma interface de programação (API) que simplifica o desenvolvimento de aplicações que utilizam a GPU.
O NEO suporta tanto OpenCL quanto Level Zero, duas das principais APIs de computação utilizadas atualmente. É compatível com uma ampla gama de processadores Intel, desde os mais antigos até os mais recentes, oferecendo um desempenho competitivo em relação a outras soluções disponíveis no mercado.
O que é o Intel Graphics Compiler?
O Intel Graphics Compiler (IGC) é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de software que utiliza a capacidade de processamento gráfico das GPUs Intel. Ele atua como um tradutor, convertendo o código escrito em linguagens de programação como OpenCL em instruções que a GPU Intel pode entender e executar.
O IGC analisa o código e realiza diversas otimizações para que ele seja executado de forma mais rápida e eficiente na GPU. Cada geração de GPU Intel possui uma arquitetura diferente. O IGC garante que o código seja adaptado para tirar o máximo proveito das características específicas de cada GPU. Ele suporta diversas linguagens de programação e APIs, como OpenCL e Level Zero, permitindo que você escolha a ferramenta mais adequada para o seu projeto.
O IGC é um componente fundamental do Intel Compute Runtime. Ele trabalha em conjunto com outras partes do runtime para fornecer um ambiente completo para o desenvolvimento de aplicações que utilizam a GPU Intel. O Intel Compute Runtime, por sua vez, é responsável por gerenciar a comunicação entre a CPU, a GPU e a memória, além de fornecer uma interface para que os desenvolvedores possam acessar as funcionalidades da GPU.
Fonte: link no texto e imagens