Usar xcloud gaming com Linux sem interface gráfica

Queria rodar xcloud gaming em um Pc bem fraco, gostaria de saber se dá pra rodar em um distro sem interface gráfica para consumir o mínimo do hardware

1 curtida

Se entendi bem, você quer rodar o Xbox Cloud Gaming numa máquina sem nenhuma interface gráfica, apenas em CLI?

Bom, sem interface gráfica e sem um servidor de display (Wayland ou Xorg), seu computador não consegue renderizar janela alguma, muito menos um jogo…

Recomendo dar uma olhada em ambientes de desktop leves, com o xfce, por exemplo, a fim de poupar recursos.

Tem sim, só não é trivial pr um iniciante: você vai instalar o OpenBox e o Google Chrome (sim, eu sei parece ironia mas é o jeito mais eficiente), um display manager (recomendo o lightdm) e um gestor de arquivos qualquer, thunar por exemplo e vai entrar no OpenBox

Depois disso você vai em /usr/share/applications no thunar e vai arrastar o google-chrome.desktop para a pasta .config/autostart na sua home

Feito isso você vai editar o arquivo.desktop e:

• Na linha que estiver escrito “Exec=” você vai apagar tudo DEPOIS de “google-chrome”

• Depois de google-chrome adicione um espaço e coloque--fullscreen https://link.pro.xbox/cloud/gamming fazendo a óbvio situação

Por fim reinicie e divirta-se

2 curtidas

Recomendo dar uma olhada em ambientes “kiosk”, como o Cage no Wayland (ele é literalmente projetado para rodar um app em tela cheia e mais nada). Nele, seria questão de rodar no TTY:

cage -- chrome --fullscreen $sitedoxcloud

A sugestão do @Natanael.755 é uma excelente alternativa usando o Xorg.

Isso tecnicamente é uma interface gráfica, mas é necessário (não sei de nenhum browser que trabalhe com o backend KMS/DRM que seria o “100% raiz”). Porém, os serviços de fundo que " pesam" nos ambientes gráficos convencionais não estão lá.

2 curtidas

Como os usuários acima disseram é preciso um mínimo de software GUI para poder rodar um navegador que seja capas de dar vídeo do jogo na cloud.

eu tentaria instalar um gerenciador de janelas minimo no debian, openbox ou icewm, eles vão consumir ali pelos 50mb de ram duvido q cause qualquer problema mesmo no pc mais lento