Usar uma partição (HD mecânico) para backup com o Pop_OS

Vi um tópico semelhante aqui, mas sem solução.

Meu caso é o seguinte…

O Pop_OS está rodando normalmente em um SSD NVMe. O outro HD de 1TB deixei somente para guardar arquivos. Com o Gparted formatei ele para ext4 e ao abrir o HD não é permitido copiar arquivos nele. Nem abrindo como root consegui.

Agradeço se puder ajudar.

1 curtida

Esquisito… deve ser algo com as permissões (apesar de que vc tentou com root e não conseguiu).
Pra ajudar, faça duas coisas: mande print do teu Gnome Discos mostrando o teu HD (manda tbm a tela com as propriedades dele); e roda no terminal sudo nautilus e tenta entrar no HD. Aí manda print com os erros que aparecerem no terminal

O HD nem aparece.

O particionamento não foi feito por mim manualmente, pois sempre dava erro para instalar o Pop_OS. Utilizei o modo Clean Install e ele fez tudo automaticamente. O resultado é esse da imagem acima.

Ele aparece no gerenciador de arquivos ao clicar em outros locais.

Na barra esquerda do Discos tem um hd de 1TB

Isso.

Isso, clica nele, printa, Aí clica no menu de hamburger e clica nas engrenagens das partições (se tiver mais de uma) pro pessoal ver o que tem nelas

Aqui.

Monta a partição com o botão “play” e veja se consegue entrar nela com o Nautilus

Partição montada e consigo abrir pelo terminal. Posso copiar arquivos nela. Mas sempre precisarei fazer isso, não é muito prático. De qualquer forma muito obrigado pela dica.

Aí tem um jeito. Faz o seguinte: clica na engrenagem, em opções de montagem, daí marca “montar na inicialização” e “mostrar na interface de usuário”. Eu faço isso com uma partição NTFS (o D: do meu Windows), quando o sistema carrega ela já aparece montada:

1 curtida

Desse jeito aí nem precisa ser como root. Mas é bom conferir as permissões (em propriedades, botão direito no Nautilus - clica num lugar vazio e no menu de contexto, propriedades):

Ali em permissões, é mexer pra dar acesso. Demora mas vai:

Ah, pra alterar isso, tem que ser como root, rodando sudo nautilus e indo na partição desejada

Confere? O HD é o /dev/sda1

Teu SSD é o sdb então? Se o HD de 1 TB for o sda, acho que tá tudo certo sim

O SSD é /dev/nvme0n1

Nesta janela tem várias opções. Na lista Tipo tem uma opção chamada de Linux Home Partition e uma UUID diferente de todas. O que significa usar essa opção?
Captura de tela de 2020-11-22 22-24-22

Pronto cara. Resolvido!

Obrigado por tudo!

Abraço!

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.