O Pop_OS está rodando normalmente em um SSD NVMe. O outro HD de 1TB deixei somente para guardar arquivos. Com o Gparted formatei ele para ext4 e ao abrir o HD não é permitido copiar arquivos nele. Nem abrindo como root consegui.
Esquisito… deve ser algo com as permissões (apesar de que vc tentou com root e não conseguiu).
Pra ajudar, faça duas coisas: mande print do teu Gnome Discos mostrando o teu HD (manda tbm a tela com as propriedades dele); e roda no terminal sudo nautilus e tenta entrar no HD. Aí manda print com os erros que aparecerem no terminal
O particionamento não foi feito por mim manualmente, pois sempre dava erro para instalar o Pop_OS. Utilizei o modo Clean Install e ele fez tudo automaticamente. O resultado é esse da imagem acima.
Ele aparece no gerenciador de arquivos ao clicar em outros locais.
Partição montada e consigo abrir pelo terminal. Posso copiar arquivos nela. Mas sempre precisarei fazer isso, não é muito prático. De qualquer forma muito obrigado pela dica.
Aí tem um jeito. Faz o seguinte: clica na engrenagem, em opções de montagem, daí marca “montar na inicialização” e “mostrar na interface de usuário”. Eu faço isso com uma partição NTFS (o D: do meu Windows), quando o sistema carrega ela já aparece montada:
Desse jeito aí nem precisa ser como root. Mas é bom conferir as permissões (em propriedades, botão direito no Nautilus - clica num lugar vazio e no menu de contexto, propriedades):
Nesta janela tem várias opções. Na lista Tipo tem uma opção chamada de Linux Home Partition e uma UUID diferente de todas. O que significa usar essa opção?