Usar todos os nucleos no mint

vi um video do diolinux onde ela ativa todos os núcleos na inicialização do ubuntu. é possivel fazer isso no mint? tentei usar o comando, mas não funcionou.
quero saber se tem um comando diferente ou simplesmente não existe

@KairanD sabe do que se trata?

Não sei… E, a princípio, não parece fazer muito sentido.

Essa pergunta me lembra aquele velho mito de “ativar núcleos” no Windows. Trata-se de um mito falso que caminha há anos pela Internet afora.

Não sei se é o mesmo caso em distros Linux ou se nosso colega pode ter se confundido.

1 curtida

Eu uso Manjaro. Quando usava Ubuntu fiz essa modificação, mas não vi vantagem.

Se você está curioso digite

sudo gedit /etc/init.d/rc

Para ver se o arquivo de configuração existe. O tutorial é de 2016, talvez não exista mais o arquivo.

1 curtida

Este post que você mencionou começa indicando um “tweak” que na verdade é um mito:

“A ideia para este tutorial surgiu de uma conversa com um seguidor do blog, o Bernardo Ramos, ele me mostrou um vídeo de um tweak que pode ser feito no Windows para ativar todos os núcleos do processador na inicialização do sistema.” - Blog Diolinux, 2016.

Não existe essa ideia de “ativar todos os núcleos do processador” na inicialização do Windows, porque o sistema já faz isso por padrão. Essa ferramenta serve para fazer justamente o contrário: limitar o número de núcleos para que um desenvolvedor possa eventualmente testar o desempenho de determinado programa simulando hardware mais fraco, ou então para diagnosticar algum problema específico. Sempre foi assim, e portanto essa menção é um erro cometido pelo Dio.

Vou dar uma pesquisada sobre esse tema no caso de distros Linux (pois no Windows é um mito), mas não me parece, a princípio, que essa variável mencionada deva servir para “ativar núcleos do processador”. Deve fazer alguma outra coisa. Ou então foi efeito placebo (com variação na pontuação relacionada a algum outro aspecto).

1 curtida

Isso não tem a ver sobre ativar núcleos, mas sim como os processos de boot são iniciados, eles sempre vão usar todos os núcleos, o que acontece é o seguinte:

• none o processo vai carregar um processo (usando todos os núcleos) após o outro

• makefile vai iniciar um processo e depois o outro sem esperar o anterior (tal qual o makefile faz, daí o nome) quando os scripts possuem o mesmo nome

A primeira opção é útil quando o balanço de GHz x núcleos favorecia os GHz e a segunda quando se tinha mais núcleos (no caso multicores) só que aí entram duas questões importantes:

1. Esse tweak só fazia algum sentido se o computador fosse single core e tivesse um desbalanço de GHz muito grande (ou seja, meio inutil) por isso que o makefile já era o padrão

2. Esse tweak só faz sentido no gestor de inicialização upstart hoje Ubuntu e Mint usam SystemD

Se um arquivo vem com uma configuração:

#nome=valor

Na esmagadora maioria dos casos, a propriedade nome tem por padrão o valor, isso é uma marcador pra te lembrar qual o valor padrão

6 curtidas

entendi, obg pela ajuda de todos. cai no mito kkk. mas já estava pensando que era mito msm, a única forma de aumentar o desempenho do pc é com upgrade de hardware.

1 curtida

Fecha o tópico amigo (escolhe uma resposta que fez sentido pra vc e marca como resposta)

2 curtidas

como fecha o tópico?