vi um video do diolinux onde ela ativa todos os núcleos na inicialização do ubuntu. é possivel fazer isso no mint? tentei usar o comando, mas não funcionou.
quero saber se tem um comando diferente ou simplesmente não existe
@KairanD sabe do que se trata?
Não sei… E, a princípio, não parece fazer muito sentido.
Essa pergunta me lembra aquele velho mito de “ativar núcleos” no Windows. Trata-se de um mito falso que caminha há anos pela Internet afora.
Não sei se é o mesmo caso em distros Linux ou se nosso colega pode ter se confundido.
Eu uso Manjaro. Quando usava Ubuntu fiz essa modificação, mas não vi vantagem.
Se você está curioso digite
sudo gedit /etc/init.d/rc
Para ver se o arquivo de configuração existe. O tutorial é de 2016, talvez não exista mais o arquivo.
Este post que você mencionou começa indicando um “tweak” que na verdade é um mito:
“A ideia para este tutorial surgiu de uma conversa com um seguidor do blog, o Bernardo Ramos, ele me mostrou um vídeo de um tweak que pode ser feito no Windows para ativar todos os núcleos do processador na inicialização do sistema.” - Blog Diolinux, 2016.
Não existe essa ideia de “ativar todos os núcleos do processador” na inicialização do Windows, porque o sistema já faz isso por padrão. Essa ferramenta serve para fazer justamente o contrário: limitar o número de núcleos para que um desenvolvedor possa eventualmente testar o desempenho de determinado programa simulando hardware mais fraco, ou então para diagnosticar algum problema específico. Sempre foi assim, e portanto essa menção é um erro cometido pelo Dio.
Vou dar uma pesquisada sobre esse tema no caso de distros Linux (pois no Windows é um mito), mas não me parece, a princípio, que essa variável mencionada deva servir para “ativar núcleos do processador”. Deve fazer alguma outra coisa. Ou então foi efeito placebo (com variação na pontuação relacionada a algum outro aspecto).
Isso não tem a ver sobre ativar núcleos, mas sim como os processos de boot são iniciados, eles sempre vão usar todos os núcleos, o que acontece é o seguinte:
-
none
o processo vai carregar um processo (usando todos os núcleos) após o outro -
makefile
vai iniciar um processo e depois o outro sem esperar o anterior (tal qual o makefile faz, daí o nome) quando os scripts possuem o mesmo nome
A primeira opção é útil quando o balanço de GHz x núcleos favorecia os GHz e a segunda quando se tinha mais núcleos (no caso multicores) só que aí entram duas questões importantes:
-
Esse tweak só fazia algum sentido se o computador fosse single core e tivesse um desbalanço de GHz muito grande (ou seja, meio inutil) por isso que o
makefile
já era o padrão -
Esse tweak só faz sentido no gestor de inicialização
upstart
hoje Ubuntu e Mint usam SystemD
Se um arquivo vem com uma configuração:
#nome=valor
Na esmagadora maioria dos casos, a propriedade nome
tem por padrão o valor
, isso é uma marcador pra te lembrar qual o valor padrão
entendi, obg pela ajuda de todos. cai no mito kkk. mas já estava pensando que era mito msm, a única forma de aumentar o desempenho do pc é com upgrade de hardware.
Fecha o tópico amigo (escolhe uma resposta que fez sentido pra vc e marca como resposta)
como fecha o tópico?