Usar o notebook só como monitor?

olá tem coo fazer um notebook funcional virar monitor? Explico um colega tem um PC e notebook, ele, queria deixar o processamento no PC mas usar a tela do notebook. Mas sem LEG… tem como usar o cabo do HDMI?

Ou só com o programa de transmissão da MS?
Tem como fazer isso no Ubuntu ou no Endelss?

Geralmente notebooks e placas de vídeo (NORMAIS) NÃO tem entrada HDMI, apenas saída. Com isso a sua ideia de usar o monitor do notebook não é possível.

1 Curtida

entendi vou avisar ele, obrigado

Tem, mas não é muito simples. O mais correto nesse caso seria usar o notebook como um “terminal burro” e fazer um boot remoto (boot via LAN) do PC.

Ou seja, ao invés de o notebook fazer o boot pelo HD ele faz pela rede, carregando os arquivos via rede. Todo o sistema fica armazenado no servidor (nesse caso o PC), especialmente o Kernel. Normalmente há a opção de fazer o processamento local (notebook) ou remoto (PC/servidor), e também há opções de montar a home local ou remotamente. Porém, como tudo é carregado via rede é essencial ter uma conexão de rede de no mínimo na casa do 1Gbps, com bons roteadores e tudo cabeado. Mesmo com a conexão lenta o atraso nos comandos é imperceptível, mas os programas demoram bastante para carregar se a rede for lenta.

Eu já instalei um sistema desses em um laboratório de pesquisa em que fazia estágio e tudo funcionava bem com exceção do carregamento dos dados, já que na época a rede do lab ainda era de apenas 100mbps. Na época eu usei o LTSP, que era mais fácil de instalar, mas creio que atualmente existam soluções bem melhores (links abaixo). No local onde fico trabalhando atualmente todos os computadores bootam remotamente também, e funciona perfeitamente.

O grande problema é ter paciência de instalar, e tem que ter um certo conhecimento sobre rede, partições, e afins. Mas tem bons tutoriais online e é só seguir que dá certo.

http://www.ltsp.org/


https://drbl.org/

3 Curtidas

entendi vou passar para ele, obrigado.

1 Curtida

Não entendi muito bem. Você quer usar só o monitor ou usar os “periféricos” do notebook (monitor, teclado, touchpad, portas…) enquanto o processamento fica no PC?

Se for só primeiro opção você pode desmontar a tela do notebook e procurar se existe alguma adaptação pra fazer da saída do visor um conexão hdmi, e assim usar como um monitor qualquer.

é seria a primeira, mas sem desmontar

Esqueci de dizer que com esse método de boot remoto todas as entradas do computador usado como terminal funcionam normalmente (usb, hdmi, teclado, touchpad, …), e como o sistema fica carregado em memória as ações são instantâneas, exatamente da mesma forma como um boot pelo HD, só interfere quando um programa ou arquivo precisa ser lido pois isso fica limitado à velocidade da rede.

Outro método também é instalar um sistema extremamente enxuto no notebook e usar um programa de acesso remoto para acessar o PC/Servidor. Uma vez configurado para rodar tudo na rede local, sem passar pela internet. Isso vai ficar rápido também e muito mais fácil de configurar.

1 Curtida

Entendi, vou acrescentar essa informação, verdade sistemas leves, seriam um com “repassador” vou guardar isso de informação para se um dia fizer um sistema de vigilância ^^