Usar HD secundario para armazenamento em dual boot windows/linux

Eu tenho um SSD de 512 GB com duas partiçẽs de 256 para dualboot entre Pop_OS e Windows, e um HD de 1 TB que eu gostaria de utilizar como armazenamento de jogos tanto para o Pop_OS quanto para o Windows.

Talvez não precisar baixar duas versões do mesmo jogo caso eu fique com preguiça de trocar de sistema caso queira jogar algo que eu costumo jogar no Linux através do proton ou do lutris direto no Windows.

Essa parte de poder usar os mesmos arquivos para jogar o mesmo jogo atravéz dos dois sistemas operacionais seria só a cereja do bolo, o que eu quero mesmo é poder colocar jogos nesse HD através do windows e rodar eles no windows, e nesse mesmo HD colocar jogos através do Linux e jogar no Linux.

O real problema que eu me deparei tentando realizar tal configuração foi:
A biblioteca steam me deu uma mensagem de erro ao tentar criar uma nova pasta nesse HD, “A nova pasta da Biblioteca Steam precisa estar em um sistema de arquivos montado com permissões de execução”.

Eu não tenho certeza se é só uma configuração de como eu montei o HD no Pop_OS ou se é por causa do sistema de arquivos (FAT32) que eu utilizei por pensar que teria compatibilidade entre tanto o Linux(EXT4) quanto o Windows(NTFS).

Caso seja um problema de configuração de montagem, como eu configuro corretamente?
Caso seja um problema com o sistema de arquivos, qual seria o sistema que me dá a possibilidade de rodar jogos a partir desse mesmo HD em ambos os sistemas speracionais?

Eu uso um HD aqui em um cenário parecido. Tem um Debian e um Windows em um SSD e um HD para os arquivos, incluindo os jogos.
O HD eu formatei com uma partição única em ntfs.
No Debian eu criei uma pasta para montar ele (/media/Dados) e coloquei a entrada no arquivo /etc/fstab para montar automaticamente. A entrada ficou da seguinte maneira

UUID=696B2E11547#### /media/Dados ntfs-3g defaults,locale=pt_BR.UTF-8 0 0

Você precisaria só identificar o uuid da partição do HD.

2 curtidas

Mesma situação aqui @mjaneai e @AngryyBot, porém com detalhes na solução:

a) obviamente, configurei no Part Manager do KDE a montagem na init do sistema das partições de dados (HDD onde guardo a steamapps), com fs:NTFS.
b) o problema das permissões não tive, pois o meu /media/USUARIO/ROTULO_DO_DISCO já está montado com o meu UID.

Agora, vamos as suas questões:

O sistema de arquivos não é o problema. Agora, sobre a mensagem:

“A nova pasta da Biblioteca Steam precisa estar em um sistema de arquivos montado com permissões de execução”.

Tenho uma questão: você consegue gravar na partição NTFS no ambiente Ubuntu do PopOS? Ou ela aparece pra você como ‘Somente leitura’?

Caso não consiga gravar no HDD com NTFS no ambiente do PopOS dê uma pesquisada sobre ‘desabilitar hibernação no windows’ ou dá uma lida aqui: Erro, partição do Windows 10 somente leitura [RESOLVIDO] [Arquivos Linux e Afins]

Depois de absorver a questão das permissões, sem falar nas diferenças dos sistemas de arquivos, e como funciona o NTFS: Veja isto para, por conseguinte, compreender o porquê de não haver um fs universal e a importância (sem torcidas :)) dos projetos Snap, Flatpack, AppImg e afins: steam - Sharing game files between Linux & Windows (Dual boot) - Arqade

Bom dia amigos!

2 curtidas