Usar HD do PC como backup do notebook

Pessoal, eu tenho um Pc antigo, e to usando o notebook pra estudar e trabalhos do dia-a-dia. Tenho dois hd no PC, e queria saber como posso usá-los pra guardar arquivos e backup do notebook. Seria colocar as duas maquinas em rede? E teria que usar o PC como servirdor, que foi o que pensei primeiro, porque to usando a tela dele como segunda tela do notebook tbm?
OBSERVAÇÃO:
Não uso o PC, só queria usar os HDs dele sem ter que ficar colocando em adaptadores.
Enfim, compensa fazer isso? E como eu faria? Desde já, muito obrigado!

A princípio é fácil. Uma vez que os dois computadores estiverem na mesma rede, com acesso ssh configurado, há dezenas de jeitos de fazer isso.

O problema que eu vejo é a velocidade de transferência de arquivo. Isso porque se o notebook estiver em rede Wi-Fi, vai demorar bastante tempo pra fazer o primeiro backup. Se você conectar os computadores por cabo e seu roteador for rede LAN de 100 Mbps, vai demorar um bocado. Já se sua rede for recente com roteador 1 Gbps, pode chegar a topar na velocidade máxima do disco (hdd).

Outro problema é usar hd antigos para fazer backup, porque geralmente esses discos já estão no fim da vida util. Ele pode ir corrompendo os arquivos e na hora que vc precisar ler o conteúdo dele pra restaurar, vai dar um monte de erro de badblocks. Portanto faça testes nos discos para assegurar o bom funcionamento deles. Esses testes vão ler e escrever a partição inteira, então são testes bem demorados.

Fazer backup sempre vale a pena, mas nesse caso vc vai escolher um jeito mais difícil. A vantagem é que vc pode deixar o desktop desligado a maior parte do tempo.

1 curtida

Então. 1 dos HDs é novo. E tô achando desnecessário usar outro PC pra fazer o backup. Acho q posso colocar o HD em um case mesmo, pra salvar algumas coisas, e usar a nuvem pra backup. Pq é pouca coisa. Tô começando a estudar sobre redes, e me empolguei pra usar duas máquinas kkkkkk, mas nesse caso acho q vai ser difícil e desnecessário. Vlw pela atenção amigo! Brigadão

2 curtidas

Ao invés de um case, pode ser uma doca, fica mais fácil de manipular o HD grande e, em geral, os cabos de case desses pra HD de lap são bem frágeis, já perdi uns 3

2 curtidas

Sim! Eu dei uma pesquisada, e a doca me pareceu bem mais atraente mesmo. E com o extra de poder ler cartão e pendrive. Vlw pela dica amigo!!! Brigadão.

1 curtida

Ela só não é muito portátil. Mas em se tratando de HD desktop, dificilmente ele sai de casa mesmo…

1 curtida

É bem mais prático , menos consumo de energia , um back-up se torna mais seguro quando armazenado em uma midia off-line , em um “Case USB” por exemplo.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.