Instalei os drives proprietarios da nvidia aqui no meu arch e esta funcionando perfeitamente sem nenhum problema, inclusive em jogo. Porem, quando eu seguia o tutorial da wiki(Xorg (Português) - ArchWiki), la mostrava drives da nvidia tanto proprietarios quando drives de codigo aberto
confesso que n entendi muito bem (se alguem quiser explicar agradeço)
Queria fazer umas perguntas a respeito dessas imagens
1- o que seria um gpus mais recentes? como sei se a minha placa se adequaria a isso?
2- drives open source seria melhor em que caso?(especificamente)
3- Devo usar qual dos drives?
4- posso instalar o dois e ficar alterando de drives?
Confira na Feature Matrix do Nouveau. Clicar nos nomes do chips (NV10, NVC0, etc.) mostra uma tabela com os nomes das placas que carregam eles.
Resumo: placas GTX 10XX e anteriores devem funcionar com o Nouveau.
Sendo sincero, apenas se você tiver uma placa que não recebe mais os drivers de código fechado (até onde eu sei, 7XX e anteriores), pois instalar o driver fechado nessas placas depende de gambiarras que podem quebrar a qualquer atualização do kernel/Xorg.
eu tenho esse Arch Linux - mesa 23.0.3-1 (x86_64) no meu sistema, pq quando eu fui instalar o archlinux na minha maquina, vi uns tutoriais e eles baixavam isso, n sabia o porque (na duvida nós baixa kkkkkkkkkkk)
vc acha que é melhor remover o Arch Linux - mesa 23.0.3-1 (x86_64)???
É o driver de literalmente todas as outras GPUs (Intel, AMD, placa de Raspberry Pi, etc) no Linux.
Aliás, vendo a página do pacote do Mesa vi que falei abobrinha, os dois pacotes não conflitam e na verdade o driver fechado da Nvidia continua precisando do Mesa. Ops.
Teoricamente, então, dá para revezar os dois. Existe um arquivo (não lembro o nome) que o driver fechado coloca em /usr/lib/modprobe.d para bloquear o carregamento do driver aberto; criando um de mesmo nome contendo o nome nvidia em /etc/modprobe.d vai ter o efeito contrário (bloquear o driver fechado). Criando/deletando o segundo arquivo e reiniciando daria para testar ambos (esse tutorial não vem com nenhuma garantia de que vai funcionar)
então obrigado pelo esclarecimento, mas como vc e o @null como esta funcionando o proprietario é melhor continuar apenas com ele, menos trabalho e ja esta garantido o funcionamento. tambem eu nem saberia como ficar alternando de drives, se fosse escolher seria um ou outro, os dois n saberia administra-los
Agradeço vcs dois por dispor dos seus tempos para me responder, vlw mesmo