Usar drives da Nvidia de codigo fechado ou de codigo aberto? Os dois? (Arch)

Instalei os drives proprietarios da nvidia aqui no meu arch e esta funcionando perfeitamente sem nenhum problema, inclusive em jogo. Porem, quando eu seguia o tutorial da wiki(Xorg (Português) - ArchWiki), la mostrava drives da nvidia tanto proprietarios quando drives de codigo aberto

e o que mais me chamou a atenção foi essa parte:

confesso que n entendi muito bem (se alguem quiser explicar agradeço)
Queria fazer umas perguntas a respeito dessas imagens

1- o que seria um gpus mais recentes? como sei se a minha placa se adequaria a isso?
2- drives open source seria melhor em que caso?(especificamente)
3- Devo usar qual dos drives?
4- posso instalar o dois e ficar alterando de drives?

Isso se refere as novas placas de videos…

Se está funcionando “perfeitamente” como citou, fique com o que funciona…

Resposta da pergunta dois.

Perda de tempo, como dito se está funcionando porque alterar??? Somente se for por algum paradigma, em utilizar somente drivers livres…

é porque eu jogo e minha placa gt1030, sempre estou a procura de mais fps kkkkkkkkkkkkkk
caso desse mais fps eu estaria interessado kkkkkkkkkkkkkkk

obrigado por responder :sunglasses: :+1:

Entendi :sweat_smile: Pois bem, fique a vontade para testar, e compartilhar suas experiencias, em ganhos ou percas em relação ao fps. Segue abaixo um Benchmark…

Confira na Feature Matrix do Nouveau. Clicar nos nomes do chips (NV10, NVC0, etc.) mostra uma tabela com os nomes das placas que carregam eles.

Resumo: placas GTX 10XX e anteriores devem funcionar com o Nouveau.

Sendo sincero, apenas se você tiver uma placa que não recebe mais os drivers de código fechado (até onde eu sei, 7XX e anteriores), pois instalar o driver fechado nessas placas depende de gambiarras que podem quebrar a qualquer atualização do kernel/Xorg.

O fechado, nesse caso.

Não, o nvidia-utils conflita com o mesa.

tava na procura de uma resposta pelo motivo de esta com preguiça de testa qual o melhor kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

obrigado por responder

vc falou que:

eu tenho esse Arch Linux - mesa 1:25.3.5-1 (x86_64) no meu sistema, pq quando eu fui instalar o archlinux na minha maquina, vi uns tutoriais e eles baixavam isso, n sabia o porque (na duvida nós baixa kkkkkkkkkkk)
vc acha que é melhor remover o Arch Linux - mesa 1:25.3.5-1 (x86_64)???

É o driver de literalmente todas as outras GPUs (Intel, AMD, placa de Raspberry Pi, etc) no Linux.

Aliás, vendo a página do pacote do Mesa vi que falei abobrinha, os dois pacotes não conflitam e na verdade o driver fechado da Nvidia continua precisando do Mesa. Ops.

Teoricamente, então, dá para revezar os dois. Existe um arquivo (não lembro o nome) que o driver fechado coloca em /usr/lib/modprobe.d para bloquear o carregamento do driver aberto; criando um de mesmo nome contendo o nome nvidia em /etc/modprobe.d vai ter o efeito contrário (bloquear o driver fechado). Criando/deletando o segundo arquivo e reiniciando daria para testar ambos (esse tutorial não vem com nenhuma garantia de que vai funcionar)

então obrigado pelo esclarecimento, mas como vc e o @null como esta funcionando o proprietario é melhor continuar apenas com ele, menos trabalho e ja esta garantido o funcionamento. tambem eu nem saberia como ficar alternando de drives, se fosse escolher seria um ou outro, os dois n saberia administra-los

Agradeço vcs dois por dispor dos seus tempos para me responder, vlw mesmo :smiley: :smiley: :smiley: